Cavalo Crioulo fecha ano com importantes conquistas no Enduro

A égua Maria Bonita Paulista acaba de receber qualificação para provas da Federação Equestre Internacional (FEI)

Além dos bons resultados em pista nas principais modalidades, o cavalo Crioulo também fechou o ano de 2020 com importantes conquistas no Enduro. Afinal, a égua Maria Bonita Paulista, campeã brasileira de 40 km em 2019, acaba de receber qualificação para provas da Federação Equestre Internacional (FEI).

Ou seja, ela está apta a disputar o Panamericano, que ocorrerá em julho de 2021 no Haras Albar, em Campinas/SP. Antes de mais nada vale frisar que Maria Bonita Paulista é de criação de Paulo de Almeida Prado e de propriedade de Isadora Herrmann.

Para obter tal conquista no Enduro, a égua da raça Crioula correu duas provas de 80 km e uma de 100km. Tendo sido, esta última, completada na Cabanha Rio Bonito, sede da I Prova Internacional de Enduro Equestre do Paraná.

Além disso, outras três éguas de Isadora fizeram bonito e tambpem obtiveram conquistas no Enduro. Entre elas, Antenas da Primavera, que obteve o terceiro lugar na III Etapa do Campeonato Paulista e segundo lugar na IV Etapa do mesmo Campeonato, na prova de 40km. Ademais, Xingu da Primavera e Açucena da Primavera, conquistaram primeiro e segundo lugar, respetivamente, na prova de 60 km.

Isadora e Toninho comemorando a vitória de Maria Bonita Paulista – Foto: Divulgação/Zé Moreau

Treinamento no CT Le Domaine

No CT Le Domaine, Herrmann treina Antenas da Primavera, que é criação do Carlos Krebs. Uma égua moura, de 5 anos de idade, que iniciou seu treinamento há um ano. “Corri duas provas com ela este ano pelo Campeonato Paulista – a terceira e a quarta etapa -, nas quais ela obteve terceiro e segundo lugar, respectivamente. Ambas vitórias nas provas de regularidade (40 km)”, conta.

Ainda no CT Le Domaine está em treinamento Xingu da Primavera. A rosilha de 9 anos de idade correu com Toninho os 60 km da recente prova do Paraná. Como resultado, conquistou a primeira colocação de sua categoria.

Por fim, à cargo do treinador Roger Mendes Silveira (Banzo), na Cabanha Armorial, em Cachoeira do Sul/RS, Isadora tem Açucena da Primavera. A égua montada por Roger obteve o segundo lugar na prova de 60km, atrás de Toninho.

Contudo, a partir de agora quem montará Maria Bonita é o outro preparador. Trata-se de José Antônio Machado, o Toninho, do Centro de Treinamento de Enduro Le Domaine, de Bragança Paulista/SP.

“Sem dúvida, essa decisão deve-se ao fato de ele ter muita experiência. Afinal, está entre os dez melhores cavaleiros de Enduro do mundo. E quero ver a Maria Bonita brilhar”, diz Isadora que, pesar de montar desde pequena e de ter uma bagagem de muitos anos no hipismo clássico, participa das provas há apenas quatro anos.

Sobre Isadora

Antes de mais nada vale frisar que a Cabanha Armorial, de propriedade de Isadora, fica no município gaúcho Cachoeira do Sul, onde cria cerca de 40 animais. Sobretudo, sua insistência por inserir a raça Crioula nas competições de Enduro já lhe concedeu uma trajetória louvável em apenas três anos.

Em 2017 foi vice-campeã paulista de Enduro montando Destaque do Passo do Carioca, na categoria controlada (20 km). Depois, em 8 maio de 2021, a Cabanha Armorial realizará sua primeira prova de Enduro.

Fonte: ABCCC
Crédito das fotos:
Divulgação/ABCCC

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus