ABCCC publica nota de adiamento da Classificatória Gaúcha Sul e situação dos eventos no Rio Grande do Sul

Governador do Estado declarou estado de calamidade pública pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”, medida válida por 180 dias

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comunica o adiamento da realização da Classificatória Gaúcha Sul ao Freio de Ouro 2024, antes marcada para o período entre 15 e 19 de maio, em Esteio, no Rio Grande do Sul, assim como também suspende a realização de quaisquer eventos de organização da Associação dentro do estado do RS no período de 6 a 19 de maio (com exceção da Concentração Prévia da Marcha, que até momento segue confirmada no dia 9 de maio, em Santa Vitória do Palmar). Uma nova data para a Classificatória Gaúcha Sul será divulgada em breve, buscando a melhor solução para uma segura realização do nosso calendário de provas.

A decisão foi tomada devido à situação das intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o que já causa bloqueios em mais de 120 rodovias, enchentes registradas em inúmeros municípios e que deixa o todo o estado atualmente em alerta de calamidade pública, conforme decreto emitido pelo Governo no Estado na quinta-feira, 2 de maio, quando após dias seguidos com grandes volumes de chuva o reflexo das cheias já atinge diversas regiões do Rio Grande do Sul e, inclusive, também a área do Cavalo Crioulo dentro do Parque de Exposições Assis Brasil.

Eventos de Núcleos: é importante ressaltar que a decisão diz respeito aos eventos diretamente organizados pela ABCCC. Dessa forma, nas provas organizadas pelos Núcleos de Criadores de cada município, a responsabilidade e opção da realização ou cancelamento dos eventos agendados fica a cargo de cada núcleo promotor.

A Associação estende a sua total solidariedade com a situação das regiões e da população novamente afetadas pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, desejando a melhoria das condições climáticas e a recuperação dos locais e das famílias atingidas, também se colocando à disposição como entidade para auxiliar nesta época onde a união de todos é importante para passarmos por esse difícil momento no estado gaúcho.

Chuvas no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (26) continuam causando mortes, prejuízos materiais e transtornos à população. A cada novo balanço que a Defesa Civil estadual divulga, o número de pessoas afetadas pelas consequências dos eventos climáticos, como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas dá um salto.

Diego Vara/Agência Brasil

Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são reflexo de, ao menos, três fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, há previsão de mais chuva.

A tragédia no estado está associada a correntes intensa de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.

Fontes: Assessoria de Imprensa ABCCC/G1 e Agência Brasil
Foto de chamada: Divulgação/Felipe Ulbrich

Leia mais notícias aqui.