Duas cidades gaúchas e uma carioca sediaram eventos da agenda crioulista

Três cidades – duas gaúchas e uma carioca – receberam nos últimos dias, de 1 a 4 de novembro, eventos da agenda crioulista. Dessa forma, confira abaixo o balanço das provas, que foram promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC).

Sapucaia/RJ

Certamente, um dos focos de expansão da ABCCC, a região do Rio de Janeiro recebeu grande movimentação na pista de Sapucaia. Dessa forma, a prova foi realizada após hiato de quase um ano.

Ao todo, cerca de 30 ginetes participaram das evento, entre as provas de Credenciadora Mista, Freio do Proprietário e Inclusão de Ouro. Já as provas inter-raças de Team Penning-Campereada e Ranch Sorting receberam, juntas, 86 participantes.

De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Vilson Charlat de Souza, André Machado, evento foi um sucesso. Da mesma forma, segundo ele, poder reunir este público auxilia na visibilidade da raça para os estados que ainda precisam de fomento.

Além disso, Sapucaia também entrou para a história da modalidade Inclusão de Ouro. Os 13 conjuntos admitidos foram os primeiros fora do estado do Rio Grande do Sul.

“Foi um dia para refletirmos muito sobre tudo o que aconteceu com a prova de Inclusão de Ouro, foi uma das emoções mais fortes que já vivi na minha vida”, assegura André.

O presidente do Núcleo ainda destaca a presença da banda da APAE de Três Rios/RJ na abertura do evento, bem como a lição de vida somada com a vontade dos participantes de levar uma vida mais leve.

“Trabalhamos tanto no dia a dia e damos importância para coisas tão pequenas. Com esse trabalho e dedicação deles vemos que estamos mais errando do que acertando em nossos pensamentos”, finaliza.

Marcaram presença 32 animais incentivo e 33 marcados em Guaíba/RS - - imagem: Maurício Vinhas Fotografia-8
Marcaram presença 32 animais incentivo e 33 marcados em Guaíba/RS

Guaíba/RS

Pertencente à região metropolitana de Porto Alegre, a cidade de Guaíba/RS recebeu de São Pedro um ótimo presente para as pistas morfológicas: um sol à pino que deixou a pelagem do Cavalo Crioulo ainda mais evidente.

Marcaram presença 32 animais incentivo e 33 marcados. O que chamou atenção na Exposição foi a premiação. O Núcleo desembolsou R$10 mil reais à exposição incentivo.

Por sua logística, com um parque aconchegante e bem arborizado, Guaíba tem uma aceitação de público muito boa para a prova. É o que acredita o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Costa Doce, Rafael Rech.

“Estamos com reforma na pista, pois priorizamos isso. É o principal de um parque é ter uma pista em boas condições para o cavalo ser bem avaliado e poder mostrar toda sua habilidade, então investimos bastante nesse ponto”, conta.

Lavras do Sul/RS

Sempre presente no calendário crioulista, Lavras do Sul/RS recebeu mais uma edição da tradicional feira ExpoLavras, no Parque de Exposições do Sindicato Rural da cidade.

Por conta do evento, a programação equina foi recheada. No sábado e domingo houve remate de ventres, cabanhas e touros. Além disso, também teve Laço Criador, Crioulaço, Paleteada Força A e B e até Feira do Terneiro.

Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo

Ou seja, foi um fim de semana recheado para o Agronegócio de Lavras. O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da cidade, Mauro Ferreira acredita que o grande movimento da cidade na agenda da raça é o sucesso entre as famílias.

“Não temos dúvida que o Cavalo Crioulo e família são indissociáveis. Esse movimento das pessoas com o cavalo extrapola do criador e passa para todo o seu núcleo familiar. Em Lavras essa questão não é diferente”, finaliza.

Fonte: ABCCC
Crédito das fotos: Maurício Vinhas Fotografia-8

Escreva um comentário