Crioulo

ABCCC solicita a suspensão de visitas técnicas a criadores

Medida visa evitar a ampliação do contágio da COVID-19 e o atingimento do grupo de risco

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), através do Serviço de Registro Genealógico (SRG), divulgou novas medidas no combate ao novo coronavírus (COVID-19). Antes de mais nada a entidade orienta que os criadores abstenham de solicitar visitas técnicas aos técnicos autônomos credenciados.

Afinal, a medida é necessária considerando a evolução do número de casos confirmados da doença em nível nacional e as orientações dos órgãos de saúde para o isolamento. A recomendação, segundo a ABCCC, deve ser mantida até o dia 15 de abril.

Dessa forma, os criadores evitarão a rotina de visitação presencial e, inclusive, na medida do possível, eles devem suspender eventuais serviços já agendados, abrindo exceções para casos de urgência. Em situações como estas deverá ser observado os padrões nacionais e internacionais de cuidados à saúde e higiene.

Além disso, a ABCCC ainda informou que adotou outras medidas durante esse período em que o mundo enfrenta uma pandemia. Entre elas, que fica estendido em 30 dias, sem multa, o prazo de nove meses (270 dias) do nascimento do potro para realização de sua resenha.

Em caso de necessidade, por força maior, do criador precisar desmamar os potros, os criadores deverão identificar os potros pela marcação do RP. E, se possível, por foto e manter o registro de quem são suas mães. “Neste caso será necessariamente requisitado o exame comparativo de DNA materno/paterno”, garante a entidade.

Por fim, a ABCCC reitera aos criadores que utilizem em maior escala, dos serviços online no site da entidade, evitando-se, assim, o envio, circulação e manuseio de documentos. Tal maneira, irá auxiliar na otimização dos serviços e também minimiza a possibilidade de disseminação do vírus através do papel.

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Crédito da foto: Divulgação/ABCCC

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus