Crioulo se despede de BT Delantero, um dos maiores reprodutores da raça

Aos 31 anos, BT Delanterro morreu de causas naturais na madrugada de sábado (30), de acordo com informações divulgadas pela ABCCC

A raça Crioula se despediu na madrugada de sábado (30) de um de seus maiores reprodutores. Trata-se do cavalo baio BT Delantero, que faleceu aos 31 anos, de causas naturais. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ele era considerado um dos garanhões mais longevos e bem pontuados no Registro de Mérito da raça.

Chileno puro, filho de La Invernada Hornero e El Ideal Asi Guarda, BT Delantero tem entre seus descendentes animais de peso. Dentre eles, ainda de acordo com a ABCCC, podemos citar: Maragato dos Alpes, Aqui Estoy da Santa Juvita, Hijo Bueno da Reconquista, Xingú Ibiá e muitos outros expoentes da raça.

Antes de mais nada vale mencionar que DT Delantero era de criação de Flavio Bastos Tellechea, da Cabanha Paineiras, localizada em Uruguaiana/RS. Contudo, atualmente o animal pertencia à parceria Delantero, composta pelas Cabanhas Maufer, Don Miro, Cabanha da Figueira, Cabanha da Charqueada, Basca, Reconquista e Gap São Pedro.

Por Equipe Cavalus
Fonte: ABCCC
Crédito da foto em destaque: Divulgação/ABCCC

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus