A exemplar da raça Crioulo Divindad 42 Nombrado (Macanudo do Itapororó x Capella La Rienda) entra na história da raça como um dos animais mais valorizados da raça ao ser arrematada por R$ 1.225.000,00, no Leilão do Mancha Crioula, realizado no Tattersall de Negócios do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.
A égua, criação da Cabanha da Figueira, de Gabriela Zancanaro Tonet e Fernando Tonet, localizada em Panambi(RS), está no time que representará o Brasil na Expo FICCC 2023, pela conquista do Freio de Prata no Freio de Ouro de 2020, quando foi conduzida pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira, do centro de treinamento em que a égua já se encontra em preparação para o próximo desafio.
Divindad 42 Nombrado alia funcionalidade e morfologia, dois fatores procurados por muitos criadores. Na primeira prova que participou, ainda como Potranca Menor de uma exposição morfológica realizada em RionPardo (RS), faturou como Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça.
Divindad 42 Nombrado foi um sonho realizado
Nascida em novembro de 2012, Divindad 42 Nombrado foi pensada antes mesmo da aquisição de sua mãe. “Na época, sonhávamos em termos um produto filho do grande Macanudo do Itapororó, cavalo que, para nós, era a conjunção perfeita de sangue, beleza e funcionalidade. Após a compra da cobertura do pai, surgiu a grande dúvida, qual mãe iríamos usar?”, relembra Gabriela Zancanato.
A família era iniciante na criação da raça, e após muito estudo e a ajuda de grandes nomes da raça, eles se depararam com dois grandes nomes: Capella La Pataya e Capella La Rienda. “Mesmo após a indicação e orientação de optarmos pela primeira égua, o coração falou mais alto e a segunda foi escolhida para dar segmento ao nosso sonho”, afirma Gabriela.
Assim nasceu Divindad 42 Nombrado, um animal que segundo sua proprietária “fora seu currículo impecável, ela é um ser incrível de se conviver e trabalhar, qualquer pessoa, seja ela, leiga ou conhecedora, idosa ou criança, consegue montá-la e manuseá-la. Divindad simplesmente resume o que sempre buscamos ser referência como criadores: um animal competitivo mas que todos os públicos pudessem desfrutar. Ela fez e sempre fará parte da Família Nombrado”.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus, com informações da ABCCC
Fotos: Reprodução ABCCC / Leandro Vieira
Leia mais notícias aqui.