Parque de Exposições Assis Brasil ainda contará com outras duas finais de ciclo da ABCCC no mês de setembro
Depois das emoções da Expointer 2017, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, volta a receber mais finais do ciclo de modalidades promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos – ABCCC. A primeira delas ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, com a Final Nacional da Campereada.
Campereada. Foto: Felipe Ulbrich/ABCCCConforme o coordenador da Subcomissão de Campereada da ABCCC, Everton Lobato, os organizadores esperam que esta venha a ser uma das maiores finais do ciclo da modalidade nos últimos anos. Destaca especialmente o número de credenciadoras que aumentou de 35 no ano passado para 45 neste ano.
Além disto, Lobato ressalta a participação de trios do centro do país, onde o Cavalo Crioulo vem se destacando fortemente na modalidade e conquistando títulos em provas abertas para todas as raças. “Estamos trazendo trios do Team Penning, com competidores do centro do país, no qual poderemos promover uma integração muito forte entre os participantes, agregando bastante a nossa prova”, salienta Lobato.
Uma mudança importante, de acordo com o coordenador, é a troca na data em relação ao ciclo passado, quando a final foi realizada no mês de julho, para o mês de setembro. Lobato avalia que, com isso, o número de participantes e o público presente aumentarão.
Entre as novidades também estão premiações durante a semifinal, que ocorrerá no sábado, 16 de setembro, além de uma prova aberta do Ranch Sorting, outra modalidade equestre que vem conquistando adeptos na raça Crioula, que será aberta tanto para competidores da Campereada quanto aos que quiserem participar apenas nesta modalidade. O julgamento ficará por conta de José Luis Gomes e Luis Rodolfo da Costa Machado. As inscrições estão abertas até esta segunda-feira, 11 de setembro.
A Campereada, também conhecida no centro do país como Team Penning, consiste em três cavaleiros em uma pista de 80 por 45 metros com dez trios de bois numerados. Os campeiros precisam apartar o lote de bois, conforme o pedido do jurado, e levá-los para uma mangueira. O objetivo é mostrar um pouco do trabalho diário feito pelo cavalo Crioulo. Cada trio de competidores tem até três minutos para executar a tarefa. Vence a prova o grupo que, no tempo determinado, apartar e colocar o maior número de bois na mangueira.
Além da Campereada, a ABCCC ainda promoverá mais duas finais de ciclo nos próximos finais de semana no Parque de Exposições Assis Brasil. No dia 23 de setembro ocorrerá a Final do Movimiento a La Rienda. Já de 29 de setembro a 1º de outubro, será a vez do Freio do Proprietário.
Confira a programação no www.abccc.com.br. E acompanhe as novidades através do www.facebook.com/cavalocrioulooficial.
Fonte: AgroEffective Comunicação