A lista de exemplares aprovados para a Morfologia Expointer se concretizou neste sábado (9). Foram quatro dias de avaliação, 371 exemplares admitidos e 106 aprovados para a Morfologia Expointer através da Prévia Morfológica 2022.
No principal palco da raça Crioula, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, os exemplares passaram pelo crivo de avaliação dos técnicos Christina Freitas Bandeira de Mello, Gustavo Arhanitsch e Rodrigo Rodrigues Teixeira, todos credenciados à Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), na busca de uma vaga na final.
Entre os dias 6 e 9 de julho, 143 exemplares foram pré-aprovados na Morfologia, etapa que precede a decisão final do trio de avaliadores, que foi tomada ao final de toda a avaliação, ainda na tarde de sábado.
A Final do ciclo Morfológico de 2022 acontece junto à Expointer, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2022, e contará com o julgamento de João Francisco Silveira na categoria Machos e Felipe Malfatto Fleitas na categoria Fêmeas, nomes também divulgados hoje pela Associação.
Os exemplares aprovados na Prévia se juntam aos 144 exemplares já classificados para a Morfologia Expointer através das 19 Exposições Passaportes realizadas a partir do mês de abril, percorrendo oito estados brasileiros, somando – com os 106 selecionados na prévia – os 250 finalistas deste ciclo morfológico. Além disso, a Prévia Morfológica definiu 15 machos e 15 fêmeas reservas (que serão chamados, caso necessário, na ordem divulgada na lista oficial).
Confira a lista completa dos animais classificados no link da ABCCC.
Agradecimento dos jurados da Morfologia
O técnico Rodrigo Rodrigues Teixeira agradece a oportunidade de contribuir com a raça neste momento. “Agradecer a ABCCC pelo convite, ficamos muito agradecidos pela confiança e cientes do tamanho da responsabilidade que tínhamos, juntamente com o apoio que recebemos durante todo evento do nosso Conselho Deliberativo Técnico, com ampla liberdade para trabalharmos e fazermos o melhor possível pela raça Crioula”, afirma Teixeira.
A técnica Christina Freitas Bandeira de Mello chama a atenção para os detalhes dos animais durante todas as suas apresentações em pista. “A gente buscou, como é tudo no detalhe, anotar tudo: se não tinha qualidade na andadura em relação aos outros, já que nosso cavalo é de sela, é feito para andar, a apresentação é muito importante e só tínhamos aquele momento. Desde o momento que entrou em pista estava sendo avaliado. Nós tentamos manter o mesmo critério para todos, observar os detalhes, já que todos têm qualidade”, revela Christina.
Gustavo Arhanitsch reforça o nível desta Prévia e da decisão feita nos detalhes. “Os criadores, os cabanheiros estão de parabéns, animais muito bem apresentados, de pelo muito bonito, os animais muito bem cuidados e equilibrados entre massa muscular e massa gorda. Realmente foi no detalhe, quando a gente tem um alto nível de competição é o detalhe que faz a diferença, tinham 371 animais para pouco mais de 100 vagas”, finaliza o técnico.
Por: Assessoria ABCCC
Fotos: Felipe Ulbrich
Mais notícias no portal Cavalus