Final da Morfologia agita Arena do Cavalo Crioulo antes da Expointer

Emoção da expositora Elizabeth Lemanski tomou conta após resultado da prova ao comemorar vitória da égua Belle Reserva

Antes mesmo da abertura oficial da Expointer, o Cavalo Crioulo entrou em pista para a Final da Morfologia, que aconteceu entre os dias 26 e 31 de agosto. Um dos momentos mais aguardados da temporada da raça, o evento foi antecipado em uma semana por decisão da ABCCC – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Crioulo, após consulta realizada com criadores e expositores.

A expectativa era alta e 270 exemplares (150 fêmeas e 120 machos) disputaram a final, depois de passar por classificatórias em 30 Passaportes em nove estados brasileiros, reunindo mais de 2 mil animais nas seletivas, e ainda Prévia Morfológica e Ranking das Exposições Morfológicas. Os responsáveis pelas avaliações foram os jurados Eduardo Móglia Suñe e Luiz Alberto Martins Bastos, com Rodrigo Albuquerque Py atuando como árbitro.

E o resultado gerou muita emoção. Apontando para a filha Bethina, de apenas 3 meses, e com olhos marejados, a expositora Elizabeth Lemanski comemorou a vitória de Belle Reserva (box 2916). Ainda sem conseguir falar sem se emocionar, ela dedicou o prêmio a todas as suas filhas, lembrando também de Sophia e Lavínia que partiram em 2017: “O futuro está aí com a gente”. A pecuarista paranaense da Fazenda Paraíso, que fica no município de Balsa Nova, tem todas as suas meninas como inspiração para seguir em frente.

A égua adulta colorada salina venceu a 48⁠ª edição da Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer, completando um ciclo de quatro anos de preparação. Belle Reserva carrega a genética de Butiá Olodum e tem como mãe Belle Herdeira. Saiu da arena consagrada com três títulos: Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã entre as Fêmeas e Campeã Égua Adulta.

Final da Morfologia agita Arena do Cavalo Crioulo antes da Expointer
Belle Reserva

“É uma égua fantástica, que está em um momento fora de série. Deverá representar muito bem o Brasil da FICCC”, disse o jurado Eduardo Moglia Suñe, referindo-se à importante prova da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos, com a participação de países como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Como em todas as competições da raça, especialmente no palco da Expointer, uma plateia fiel acompanhou as provas da Final da Morfologia desde o início da manhã de domingo (31/08). E puderam celebrar também Martin Fierro do Itaó (box 2586) como Grande Campeão entre os machos. Vencedor da categoria Potranco Maior, ele é filho de Del Oeste Fierro e Escarapela do Itaó.

O zaino é fruto de um ciclo de três anos de trabalho e acompanha o sonho da família Bonotto em ter na Cabanha Itaó um Cavalo Crioulo de muito selo racial. “O que ele apresentou na pista consolida toda nossa cabanha, toda nossa equipe. Este resultado é um sonho de todo criador”, destacou o expositor Cassio Bonotto, de Santiago (RS). 

Final da Morfologia agita Arena do Cavalo Crioulo antes da Expointer
Martin Fierro do Itaó

O Cavalo Crioulo na Expointer 2025

Com a Final da Morfologia, a ABCCC deu o ponta pé inicial para as grandes finais das seletivas do Cavalo Crioulo durante a programação da 48ª Expointer, que acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), de 30 de agosto a 7 de setembro.

O foco agora se volta para a final do Freio de Ouro e as provas esportivas Supercopa de Paleteada e Supercopa do Proprietário: momentos aguardados com entusiasmo pela comunidade crioulista.

A Final do Freio de Ouro integra a programação da 48ª edição da Expointer de 1º e 6 de setembro, na Arena do Cavalo Crioulo. De acordo com informações da ABCCC, o ciclo 2025 foi marcado pela excelência técnica, alto nível dos exemplares e grande participação de público e criadores.

Ao todo, foram realizadas oito classificatórias no Sul do Brasil, no Uruguai e na Argentina. Indicados pelo Colégio de Jurados e homologados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), os responsáveis pela avaliação das fêmeas serão: Mário dos Santos Suñé, Rodrigo Diaz de Vivar e Telmo de Oliveira Peixoto. Já na categoria machos, os jurados serão: Carlos Marques Gonçalves Neto, Federico Arguelles e Francisco Kessler Fleck. O jurado reserva será Luciano Corrêa Passos.

Confira tudo sobre a Expointer, clicando aqui. E tudo sobre o Cavalo Crioulo, clicando aqui.

Fonte: ABCCC e Expointer
Fotos:João Morais/ABCCC
Leia mais notícias 
aqui