Expointer revela os vencedores da primeira Supercopa do Proprietário no Cavalo Crioulo

A disputa ocorreu entre ginetes campeões das categorias A e B do Freio do Proprietário, pela modalidade que foi estreia na Expointer 2021

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) premiou na terça-feira (07), os campeões da primeira edição da Supercopa do Proprietário nas categorias A e B. As provas ocorreram nos dias 6 e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A modalidade acompanha a evolução dos conjuntos do Freio do Proprietário, levando à pista os melhores classificados em cada categoria. Então, ao todo, 22 conjuntos realizaram as etapas de Andaduras, Figura, Volta sobre Patas e Esbarradas, além da Mangueira e prova de Campo.

Supercopa do Proprietário

De acordo com o coordenador da subcomissão do Freio do Proprietário, Fernando Gonzales, a Supercopa surgiu da amizade entre os participantes da modalidade. “Em tom de brincadeira, fazíamos um confronto fraterno entre amigos que haviam conquistado os primeiros lugares comparando as médias alcançadas. A partir dessas conversas, surgiu o embrião desta competição”, explica.

Nesta edição, Gonzales levou o primeiro e o quarto lugares na categoria A, com dois animais diferentes. “É um sonho, uma alegria imensurável”, afirmou. O vice-campeão, Ramiro Moura, reforçou a importância da amizade entre os participantes. “Foi fantástico, estou muito satisfeito”, disse, completando que correu com o cavalo que ganhou de presente justamente de Gonzales.

Bem como, a presença feminina também esteve no pódio. A jovem Julia Smaniotto, de 19 anos, que iniciou a carreira de ginete em 2019 no Freio Jovem, sendo Freio de Alpaca em 2020 no Freio do Proprietário. “Para mim é uma honra competir entre os melhores. Tenho 19 anos e entrei em pista com pessoas que competem há muito mais tempo que eu. Me preparei muito para hoje e estou feliz”, salientou.

Por fim, as arquibancadas contaram ainda com a presença do governador Eduardo Leite. “É uma satisfação estar aqui. É uma oportunidade para que os proprietários nos apresentem suas próprias habilidades em uma raça que é uma marca, um símbolo do Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Confira os campeões:

Categoria A

1º – Fernando González com Data Venia Folclore
Média 13.662

2º – Ramiro Raposo de Moura com Estribeiro do Encanto
Média 12.291

3º – Guilherme Randazzo – Harmonia Xerife
Média 11.724

Categoria B

1º – Sandro Facco com Nippon do Pontal
Média 11.842

2º – Caio Schmitt com Piraí 1650
Média 11.706

3º – Julia Smaniotto com Un Regalo do Infinito
Média 10.938

Fonte: ABCCC
Crédito da foto em destaque:
Divulgação/ABCCC/Leandro Vieira

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus