Exposição do Mancha Crioula estimula mercado de cavalos manchados

Animais de pelagens Tobiana, Oveira e Bragada caem no gosto de criadores e usuários da raça Crioula

Cada vez mais os cavalos de pelagem manchada vêm se desenvolvendo e conquistando espaço no gosto de criadores e usuários da raça Crioula. Os resultados estão aparecendo nas exposições promovidas pelo país inteiro. Precursor no fomento e divulgação dos exemplares Tobianos, Oveiros e Bragados, o Mancha Crioula, organizado pela Trajano Silva Remates, tem a expectativa de mais uma vez superar os números e a qualidade dos animais em relação ao ano passado.

Os cavalos com a pelagem Oveira apresentam manchas brancas assimétricas, espalhadas por todo o corpo; nos cavalos de pelagem Tobiana, os pelos se dividem entre brancos e pretos, que tendem a clarear com o desenvolvimento do animal; já nos Bragados, a pelagem apresenta manchas brancas isoladas principalmente no ventre. Varia sobre todas as pelagens, preta, zaina, gateada, baia, moura, etc.

Este será o evento mais importante da história de 15 anos da Trajano Silva Remates, conforme comenta o diretor Gonçalo Silva. A Exposição Nacional chega a sua 7ª edição e deve contar com a participação de criatórios importantes dos estados do Sul do país e de São Paulo e que irão disputar mais de R$ 30 mil em prêmios. “A Morfologia contará com uma premiação importante e esperamos ultrapassar os cem animais mais uma vez nesta grande festa que é o Mancha Crioula”, observa.

O jurado desta edição será o criador Thiago Habowsky, da Cabanha Bela Aliança, de Santa Catarina. Disse que recebeu com grande satisfação este convite e ficou muito honrado com este desafio. Afirma que esta é uma exposição de quantidade e qualidade dos animais manchados, que vem crescendo bastante com criadores e usuários trabalhando neste foco. Para ele, os manchados estão apresentando grande qualidade morfológica e ganhando seu espaço.

O Mancha Crioula acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, local das grandes disputas da raça. Os dias 23 e 24 de fevereiro já estão reservados na agenda dos crioulistas. A prova funcional e Exposição Nacional acontecem no sábado, 24.

Colaboração: AgroEffective Comunicação
Foto: Faby Mattos/divulgação

Deixe um comentário