Exposição Passaporte de Dom Pedrito movimentou raça Crioula

Destaque ficou por conta de égua de criatório de Uruguaiana que levou o prêmio de melhor exemplar da raça

Criadores, expositores e entusiastas da raça Crioula se reuniram na cidade de Dom Pedrito/RS, ponto de mais uma parada da seleção morfológica nos dias 23 e 24 de março. Na segunda Exposição Passaporte da temporada, foram reunidos 66 animais confirmados e 13 incentivos na pista do Parque de Exposições Cypriano Munhoz Filho, firmando o grande evento que marcou o retorno da seletiva para a Expointer ao município depois de 20 anos.

Nas duas filas que compuseram o grande campeonato, oito animais de marcas e cabanhas expressivas da região da Campanha e fronteira. Puxando a fila das fêmeas e levando para casa também o título de Melhor Exemplar da Raça, a potranca Basca Constância se juntou à lista de animais já ‘passaporteados’ da Cabanha Basca, de Uruguaiana/RS.

Basca Constância. Foto: Fagner Almeida/ABCCC

A colorada salina é a quarta habilitada a Expointer do estabelecimento neste ciclo. “É uma égua com um grande presente, está em um bom momento, e é extremamente sólida, com características que buscamos dentro da raça”, avaliou o jurado Federico Arguelles.

O potranco menor Bucanero Ico confirmou seu selo racial participando da sua segunda exposição Passaporte neste ano, levando o nome da Cabanha São Desso como expositora. Em Pelotas, na última semana, havia saído com a escarapela de Quarto Melhor Macho. Já em Dom Pedrito, ficou como o melhor entre os garanhões, sagrando-se Grande Campeão.

As decisões do jurado Federico Arguelles, que cruzou a fronteira Argentina/Brasil para dar sua contribuição na seleção brasileira, tiveram que ser feitas entre um grupo forte e diverso, composto por exemplares vindos de 16 municípios e representando pelo menos 41 diferentes estabelecimentos expositores.

Bucanero Ico. Foto: Fagner Almeida/ABCCC

Uma conquista para a seleção da raça e também para os organizadores, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Cypriano Munhoz Filho, que trabalhou com a capacidade de animais disponível no Parque totalmente ocupada. Para o presidente do Núcleo, Henrique Borges, o resultado não podia ser melhor, superando as expectativas iniciais.

“Encerramos o passaporte com a sensação do dever cumprido, nossa equipe pegou junto desde o início e temos certeza que causamos uma boa impressão a quem visitou Dom Pedrito pela primeira vez e também temos convicção que a nossa parcela no circuito 2019 foi feita a bom termo”, avalia o gestor.

Por Dom Pedrito, classificaram ainda, nas fêmeas: Quilero Divindad, Imaginada Cala Bassa e Rancágua 1213 da Reconquista; e nos machos: Hamurabi Cala Bassa, Marconi Senhor dos Mates-TE e Bailongo II Tupambaé.

Freio de Ouro. Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

No mesmo final de semana, a ABCCC esteve envolvida com outros eventos. Em São Paulo, o Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos realizou uma Credenciadora Mista ao Freio de Ouro e ainda Doma de Ouro, Freio Jovem, Freio do Proprietário e Paleteada, na Estância Tamareira.

De volta ao Rio Grande do Sul, em Uruguaiana aconteceu a semifinal de Paleteada, que definiu os primeiros finalistas. A primeira classificatória do ciclo 2019, realizada entre os dias 22 e 24 de março, reuniu 102 duplas, das quais 20 garantiram vaga para a final na Expointer, marcada para os dias 29 e 30 de agosto. Mais duas ainda acontecem nos meses de abril, em Santa Vitória do Palmar/RS; e em maio, na cidade de Lavras do Sul/RS, selecionam mais 40 duplas para a final. Resultados completos no site da ABCCC.

Credenciadora Tamareira. Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Centro-Oeste

A última etapa classificatória ao Freio de Ouro já tem local definido. A região Centro Oeste do Brasil será palco de uma seletiva da modalidade que é um dos pilares da ferramenta de seleção da raça Crioula. E pela primeira vez, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, foi a cidade escolhida para sediar uma prova promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), de 4 a 7 de julho de 2019, no Parque Laucídio Coelho.

Para o presidente da entidade, Francisco Fleck, a realização deste evento, assim como uma credenciadora ao Freio de Ouro, etapa anterior às classificatórias, de 26 a 28 de abril, vem coroar o excelente trabalho realizado pelos criadores da região com o apoio do analista de Expansão da ABCCC.

O Centro Oeste em 2018 teve o maior destaque percentual em crescimento no número de animais registrados, com 6,86%, acima da média nacional se somados os três Estados da região mais o Distrito Federal. No total, são 5,63 mil animais registrados no Centro Oeste, enquanto em 2017 este número era de 5,27 mil.

Colaboração: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário