Fazenda Tarumã completa 80 anos com tradicional Dia de Campo

Em uma tarde ensolarada, cabanha comemorou o marco apresentando a sua manada para convidados especiais

Quando o assunto é tradição dentro da raça Crioula é impossível não mencionar a Fazenda Tarumã, que fica situada em Júlio de Castilho/RS. Tanto que neste mês de outubro a cabanha, que é de propriedade da família Peixoto, comemorou 80 anos de criação.

Sem dúvida, para celebrar esse marco nada melhor do manter as tradições com um verdadeiro Dia de Campo. Dessa forma, em uma tarde ensolarada a Fazenda Tarumã fez questão de apresentar a sua manada.

Visto que dentro do criatório há gerações que honraram e honram aquele que escreveu os primeiros capítulos desta história, tendo como protagonista o Cavalo Crioulo.

Família Peixote, da Fazenda Tarumã, é uma das mais tradicionais dentro da raça Crioula
Família Peixote é uma das mais tradicionais dentro da raça Crioula

História Fazenda Tarumã

A princípio, Luiz Antero de Campos Peixoto que deu vida à Fazenda. Depois passou ao filho, Luizantero Pimenta Peixoto, a paixão pela raça. Como resultado, honra que se deu através da continuidade na criação e aos amigos feitos ao longo dessa caminhada.

“Tudo que aqui foi mostrado, foi feito com devoção”, disse Luizantero Pimenta Peixoto, emocionado, em meio a sua poesia escrita exclusivamente ao momento.

Em entrevista, ele ainda explica que sempre teve facilidade com as palavras, microfones e afins, mas que ao falar no pai a emoção sempre vem à tona.

Em comemoração aos 80 anos da Fazenda Tarumã, a manada foi apresentada a convidados
Em comemoração aos 80 anos da Fazenda Tarumã, a manada foi apresentada a convidados

Para Luizantero , que inclusive já desempenhou o papel de Inspetor Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no início da década de 80, o Cavalo Crioulo é “uma máquina de fazer amigos”.

Ele se orgulha dos passos dados até aqui, atribuindo muitos apostas aos produtos e feitos de alguns garanhões de peso, como RZ Revuelto Cristal da Carapuça, que corre com o ginete Daniel Teixeira.

Leia mais notícias sobre o Cavalo Crioulo

O dia também foi de abraços e homenagens. Em nome da ABCCC, o presidente do Núcleo de Júlio de Castilhos, Márcio Appel, entregou uma placa que parabeniza a Fazenda Tarumã pelos seus 80 anos de história.

Assim, agradeceu pelo empenho da cabanha e da família Peixoto em preservar gerações voltadas ao crescimento e à tradição na criação de cavalos da raça.

Notícia triste em meio as comemorações

Em meio as comemorações pelos 80 anos de criação da Fazenda Tarumã, a cabanha perdeu essa semana uma peça importante da sua história. A madrugada de quinta-feira (24) foi marcada pelo falecimento de TT Joalheiro, filho de La Invernada Hornero e EF Erva Buena.

Morre TT Joalheiro de propriedade da Fazenda Tarumã
Morre TT Joalheiro de propriedade da Fazenda Tarumã

O exemplar era propriedade da Fazenda Tarumã e Cabanha Tres Bocas, de Arroio Grande/RS. O gateado ruivo ocupava o Registro de Mérito da ABCCC com 80,75 de pontuação.

Presente por dois anos consecutivos na pista do Freio de Ouro, em 2004 e 2005, o garanhão possui 288 filhos registrados. Entre eles se encontram a fêmea Abo Despachera, finalista Freio de Ouro, e o macho Curanto Das Três Bocas, finalista da Morfologia Expointer.

Fonte: Marina Bonati/ABCCC
Crédito das fotos: Divulgação/ABCCC

Deixe um comentário