Maior evento do cavalo Crioulo acontece de 24 a 27 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS
Os responsáveis pelo julgamento do maior evento do cavalo Crioulo, o Freio de Ouro 2020 já foram definidos. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a decisão foi feita em reunião entre os integrantes do Conselho Deliberativo Técnico (CDT).
Antes de mais nada vale destacar que o Freio de Ouro 2020 está marcado para acontecer de 24 a 27 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Portanto, conheça os nomes dos jurados escolhidos abaixo. Sendo três para machos e três para fêmeas. Ciro Manoel Canto de Freitas é o reserva para ambas as categorias.
Categorias Fêmeas
Gustavo Silveira Rodrigues
A princípio, Gustavo estreou como jurado do Freio de Ouro no ciclo 2020. Isso durante a classificatória Gaúcha Norte. Depois, repetiu o feito na Classificatória Regional SC/PR.
Agora, ele voltará às pistas para atuar na sua 1ª final do Freio. Vale frisar que ele é criador da raça Crioula desde que nasceu, em 1988. Ano, aliás, em que seus pais mudaram de Jaguarão/RS para Esteio/RS. E, assim, adquiriram as duas éguas responsáveis por seus primeiros contatos com a raça.
Luciano Corrêa Passos
Médico veterinário natural de Jaguarão/RS, Luciano é técnico credenciado à ABCCC há 7 anos. Sobretudo, sua relação com a raça começou desde cedo. Afinal, ele cresceu no meio do cavalo. Ele teve contato por meio de seu avô, que era criador.
Além disso, atua em julgamentos do Cavalo Crioulo, já que fez parte dos avaliadores do Bocal de Ouro 2020. Ademais, participou dos julgamentos das três Prévias Morfológicas do ciclo 2020.
Mário Moglia Suñe
Criador bageense e de família tradicional da raça Crioula, Mário Móglia Suñe julga o Cavalo Crioulo desde os seus 19 anos. Sendo assim, atualmente já soma quase 40 anos de julgamento e experiência adquirida em provas de diversas modalidades. São mais de 15 finais do Freios de Ouro.
Categorias Machos
Lauro Varela Martins
Criador e jurado da raça Crioula há aproximadamente 26 anos, Lauro esteve há duas décadas autando na administração da Cabanha São Rafael. Atualmente está à frente da Cabanha Maior.
Sua relação com a raça veio de casa, pois o pai de Lauro foi um dos primeiros criadores do estado de Santa Catarina. Bem como fundador do atual Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense. O jurado mora e é natural de Lages/SC. Por fim, já julgou duas Classificatórias do ciclo 2020, além de duas finais do Freio de Ouro.
Leonardo Rodrigues Teixeira
Coordenador da Subcomissão de Paleteadas da ABCCC, Leonardo Teixeira é natural de Santa Vitória do Palmar/RS. No passado, atuou como presidente do N.C.C.C. Pedro Arício de Souza.
Além de ser jurado Lista 1, administra a Cabanha Harmonia, que é da família. Assim, é participante assíduo das provas da raça Crioula, como Paleteada, Freio de Ouro e Morfologia. Leonardo julga pela 1ª vez o Freio de Ouro.
Thiago Schilling de Ávila
Natural de Campo Bom/RS, o pecuarista iniciou sua trajetória nos julgamentos da raça em 2011. Isso em uma Credenciadora em Araranguá/SC, após ser aprovado no curso de jurados da Associação.
Thiago julgou o Freio de Ouro em 2016 e considera o feito um marco em sua jornada como jurado do Cavalo Crioulo. Este, então, será o seu 2º julgamento do Freio.
Fonte: ABCCC
Crédito das fotos: Divulgação/Felipe Ulbrich