Ítano Figueiredo ministra palestra no 5º Fórum de Inclusão e Diversidade

Ginete foi o responsável pela criação da modalidade Inclusão de Ouro, que é chancelada pela ABCCC

O atual campeão da Inclusão de Ouro, prova exclusiva para pessoas com deficiência, Ítano Figueiredo ministrou uma palestra nesta semana no 5º Fórum de Inclusão e Diversidade. O evento foi realizado em Bagé/RS.

Embora não possua nenhuma movimentação nas pernas em função de um acidente automobilístico, o ginete de 28 anos retomou o contato com o cavalo Crioulo através da equoterapia.

Dessa forma, há pouco mais de um ano, deu visibilidade à causa da inclusão ao fazer uma apresentação de tirar o fôlego durante o Freio de Proprietário. Assim, mostrou que é possível superar as limitações na hora de montar.

Inegavelmente, este foi o momento que deu origem à modalidade que hoje é oficial na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). O primeiro ciclo oficial foi realizado este ano.

Após uma apresentação, Ítano deu visibilidade à causa da inclusão nos esportes

Portanto, por causa desta trajetória, Ítano foi escolhido para compartilhar vivências no evento, que reuniu educadores e demais interessados pelo tema.

Mesmo já carregando o título de campeão, o ginete ressalta a emoção compartilhada como outra grande recompensa.

“Ver pessoas emocionadas, pedindo para bater foto comigo e me parabenizando pela minha força de vontade. E que, com certeza depois da palestra elas iriam sair mais motivadas do que haviam entrado, é um dos maiores prêmios.”

Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo

Ítano ainda cita a palestra como uma das experiências mais emocionantes da sua vida. E, por fim, demonstra que a paixão e o contato com os cavalos Crioulos o levaram a ser muito mais do que um ginete.

“Olhar para trás e pensar em tudo que já passei e hoje poder inspirar e motivar mais pessoas. Com certeza essa é a minha maior realização”, finaliza o ginete.

Fonte: ABCCC
Crédito da foto: Divulgação

Deixe um comentário