Mancha Crioula é lançado com novidades para a edição de 2020

Valores das inscrições tiveram uma redução de 20%, segundo os organizadores

A edição de 2020 do Mancha Crioula foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (4) durante um café da manhã com a imprensa em um hotel de Porto Alegre/RS.

O Mancha Crioula é um evento organizado pela Trajano Silva Remates voltado ao mercado do cavalo Crioulo com as pelagens Tobiana, Oveira e Bragada. Inegavelmente, este segmento vem crescendo nos últimos anos.

Dessa forma, o evento, que conta com exposição nacional e remate, ocorrerá entre 13 e 15 de fevereiro de 2020, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

As inscrições já estão abertas e uma das novidades é a redução de 20% nos valores.

Leilão do Mancha Crioula

O diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva destacou durante o lançamento do Mancha Crioula que o espírito do evento é ser um leilão com identidade, com características únicas.

Além disso, afirmou que o ambiente será totalmente familiar, possibilitando o bom convívio entre as pessoas.

“Ao mesmo tempo, vem crescendo o interesse do público em geral. Ultrapassamos as fronteiras do Estado. De dois a três anos para cá, passaram a participar criadores do Acre, Tocantins, Mato Grosso, entre outros”, salienta.

Valores das inscrições da edição 2010 da Mancha Crioula sofreram redução de 20%
Valores das inscrições da edição 2010 da Mancha Crioula sofreram redução de 20%

Do mesmo modo, o número de animais que participam da exposição tem ficado nas últimas três edições em torno de 100 exemplares. Já para o leilão, a oferta se mantém em cerca de 40 animais, divididos em 35 fêmeas e cinco machos.

No início do remate ocorrerá ainda a venda de 10 coberturas de garanhões renomados. Segundo Silva, a quantidade de exemplares leiloados está ligada ao tempo hábil de um remate, assim como à capacidade de suporte do mercado.

“Em relação às médias dos animais vendidos no leilão, nos últimos três anos ocorre um crescimento. Em 2019, elas alcançaram R$ 16,790 mil”, observou o diretor da Trajano Silva Remates.

Além disso, ele ainda destacou que, nos últimos dois anos os animais que participaram da Exposição foram premiados na Expointer. Portando, mostrando que os cavalos Crioulos pintados agradam pela sua beleza.

Beleza dos cavalos manchados

De acordo com o coordenador do Mancha Crioula, Décio Lemos, os cavalos manchados têm muita qualidade e competem em outras exposições e provas. Por isso, o Mancha Crioula fez um resgate desses animais.

Quanto à premiação, informou que serão distribuídos mais de R$ 30 mil nesta edição. Lemos também lembrou que todos os anos é escolhida uma personalidade Mancha Crioula, assim como outros homenageados.

Mancha Crioula valoriza a qualidade do cavalo crioulo com pelagem manchada
Mancha Crioula valoriza a qualidade do cavalo crioulo com pelagem manchada – Imagem: Fagner Almeida

Em conclusão, a personalidade no evento do próximo ano será a criadora Margarete Kitaka Mendes, da Cabanha Vitória das Tradições, do Acre. Além dela, também será homenageado o sub-secretário do Parque de Exposições Assis Brasil, José Arthur Martins.

Já o julgamento ficará a cargo de Mário Móglia Suñe, que será secretariado pelo seu filho, Mário dos Santos Suñe.

Palestra no Mancha Crioula

Além da exposição e do leilão, a programação do Mancha Crioula 2020 contará com uma palestra do médico veterinário Henrique Noronha. Ele irá abordar o bem estar dos animais.

A palestra ocorrerá em 13 de fevereiro, na sede do Núcleo de Cavalos Crioulos da 6ª Região, seguida de um jantar. No mesmo dia será feita a entrada dos animais no Parque de Esteio.

Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo

No dia 14 de fevereiro, às 10h, será definida a ordem de entrada do leilão que começará às 20h30. Às 16h, ocorrerá a admissão dos exemplares para a exposição, realizada por um técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC).

Por fim, no dia 15, às 8h acontecerá a concentração de machos e às 10h o início do julgamento da exposição.

Fonte: AgroEffective
Crédito da foto: Divulgação/Felipe Paes

Deixe um comentário