Nos próximos dias, oito cidades gaúchas vão sediar exposições morfológicas da raça, e ainda vai rolar Crioulaço no Paraná e no Mato Grosso do Sul
A morfologia do cavalo Crioulo será julgada em oito exposições marcadas para acontecer a partir desta sexta-feira (11) até domingo (13) por todo o estado do Rio Grande do Sul.
Dessa forma, o julgamento morfológico passará por Pelotas, Bagé, Caçapava do Sul, Capão da Canoa, Ijuí, São Borja, São Gabriel e São Sepé.
Só para exemplificar, em Pelotas a programação da exposição dura os três dias. Assim, se desenrolará junto às atividades da 93ª Expofeira, na Associação Rural de Pelotas.
De acordo com o presidente do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos, Arthur Teixeira, a exposição de Pelotas já dá indícios que será um um sucesso. O motivo são o número de animais inscritos, que passa de 64, além dos 18 para o Incentivo.
“A gente está trabalhando em prol da raça”, disse.
Leia mais notícias do cavalo Crioulo
O jurado da exposição é Leonardo Teixeira, enquanto o técnico responsável é Luciano Corrêa Passos. Na concentração de machos, Rodrigo Teixeira foi definido como técnico.
Da mesma forma, o evento acontece em Bagé, mas de sexta-feira e a sábado. Segundo o presidente do núcleo da cidade, Maurício Fernandes Machado, cerca de 40 animais foram inscritos.
“Está na média, mais ou menos, de todas as exposições que tenho visto pelo interior. Em Uruguaiana, semana passada, foram 41. Nós chegando perto vamos fazer uma média praticamente igual”, aponta.
A exposição terá o julgamento do jurado uruguaio German Sapelli, que participou do júri da Expo FICCC 2018. Enquanto isso, o técnico será Alexandre Pons Suñe. O técnico da concentração de machos será Thiago Persici.
Do Morfológico ao Crioulaço
Provas de Crioulaço e Laço Criador serão realizadas nesta sexta-feira em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A organização do evento fica por conta do Núcleo do Mato Grosso do Sul, com as provas sediadas no Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul).
A quase 900 quilômetros mais ao sul do país, o Crioulaço e o Laço Criador também aparecem por Pato Branco, no Paraná. O evento acontece junto à Copa do Laço do Cavalo Crioulo e as atividades vão ser desenvolvidas no Parque de Exposições de Pato Branco.
Fonte: Pedro Henrique Krüger/ABCCC
Crédito da foto: Leandro Vieira