Núcleo de Guarapuava promove sua primeira Tropeada

Cerca de 60 conjuntos participaram da Tropeada em Guarapuava, segundo informações da ABCCC

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava/PR promoveu a sua primeira Tropeada no último sábado (8). Dessa forma, apaixonados pelo cavalo e admiradores da raça percorreram 25 km, com largada da Fazenda Capão Bonito, de propriedade de José Ernani Lustosa.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), 60 conjuntos participaram do evento. Inicialmente, os tropeiros foram recepcionados pela família Lustosa, com um café da manhã especial, onde foi servido o tradicional virado de feijão e café tropeiro.

Em seguida, as crianças e adultos que marchavam iniciaram o trajeto acompanhados por uma equipe do apoio, até a Fazenda Fruteira, de propriedade de Johann Zuber. Lá, a família recebeu os tropeiros com um almoço, no qual foi servido um cordeiro à Patagônia, costela no rolete e acompanhamentos.

Participantes puderam apreciar a linda paisagem da região durante o percurso

Após percorrer a metade do trajeto, os tropeiros seguiram para o seu destino final, sob um sol intenso, apreciando as paisagens que a região proporciona. A Cabanha Ilha Velha, de propriedade de Patrick e Heiko Egles, recebeu a tropa com bolo e café logo na chegada, e para a janta foi servido cordeiro, costela no rolete e acompanhamentos.

Ainda de acordo com a ABCCC, foram aproximadamente 100 pessoas presentes, entre tropeiros, familiares e amigos que se reuniram para cultivar um pouco da cultura tropeirista da região. Além disso, todos os animais da Tropeada eram crioulos, o que mostra a força da raça nesta região.

“O Núcleo fica muito satisfeito em poder resgatar um pouco do nosso passado e tradicionalismo. Guarapuava é uma cidade de tropeiros, então foi uma satisfação muito grande fazer parte e poder promover a 1º tropeada do NCCCG”, disse o presidente Marcelo Cunha.

Fonte: ABCCC
Crédito da foto: Divulgação/Núcleo de Guarapuava

Veja mais notícias sobre o cavalo Crioulo no portal Cavalus

Deixe um comentário