A seletiva mais importante de cavalos do mundo contará com um grande número de exemplares da raça Crioula durante a final na Expointer
A final do Freio de Ouro 2018 durante a 41ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, vai ter a competitividade dos conjuntos como a marca para este ano, segundo a expectativa dos organizadores. De 23 a 26 de agosto, 104 conjuntos, sendo os 96 selecionados nas classificatórias e mais os oito melhores colocados na última ExpoFICCC, que ocorreu em maio no Brasil, entrarão em pista para disputar o título máximo da raça Crioula.
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Eduardo Suñe, salienta ainda que a projeção para a final do Freio de Ouro é das mais otimistas possíveis. Garante que a prova será muito competitiva e maior do que dos outros anos, tendo em vista que os animais que entraram na ExpoFICCC estão classificados para a final.
Segundo Suñe, também já foram definidos com bastante critério os jurados para a final do Freio de Ouro. O julgamento das 52 fêmeas será realizado por Carlos Marques Gonçalves Neto, César Hax e Jorge Rosa Demiate Júnior. Já os 52 machos serão julgados por Ciro Manoel Canto de Freitas, Felipe Caccia Maciel e Thiago Ávila.
Freio de Ouro (Prova de Mangueira. Foto: Fagner Almeida“Com certeza será uma grande Expointer, com grandes finais também das modalidades esportivas. E o Freio de Ouro, a mais importante prova seletiva de cavalo do mundo, será um atrativo à parte para todos aqueles que são apaixonados por cavalo. Teremos uma final inesquecível”, observa o presidente.
No domingo, dia 26 de agosto, o Canal Rural entra ao vivo a partir do meio-dia direto de Esteio. Para quem não consegue ir, poderá acompanhar tudo pela TV. Haverá também transmissões via internet, no site Lance Rural e no Facebook do Freio de Ouro. Na oportunidade, estará acontecendo a Paleteada final, prova que irá decidir os campeões.
Lembrando a todos que o Freio de Ouro é composto por várias etapas, que começam com a fase de Morfologia na quinta, dia 23 de agosto, e nos demais três dias acontecem as provas Funcionais, onde são testadas a doma, a resistência, a docilidade, a aptidão e a coragem que formam o perfil funcional do cavalo Crioulo. A cada etapa, as notas vão sendo somadas, até que chegue o momento decisivo.
Parque Assis BrasilO alto nível técnico apresentado pelos conjuntos na Expo Ficcc se refletiu no ranking de classificatórias do ciclo 2018. As duas primeiras fêmeas (AM Gaita e Carlota de São Pedro) e os três melhores machos (Colibri Matreiro, JA Libertador e Peñarol da Boa Vista) conquistaram as suas vagas na final do Freio de Ouro após disputarem a ‘Copa do Mundo’ do cavalo crioulo.
Os números também apontam um equilíbrio no aproveitamento entre as duas categorias. Ao todo, nove fêmeas e nove machos tiveram médias acimas dos 20. Superioridade neste quesito para as duas primeiras éguas que ultrapassaram a casa dos 21. Colibri Matreiro é o líder do ranking geral entre os classificados – 22s700 pontos. Será apresentado pelo ginete Gabriel Marty.
Morfologia
Depois de 17 passaportes em oito Estados brasileiros, e de duas Prévias Morfológicas, a Expointer vai revelar os grandes campeões da Exposição Nacional, que ocorre de 27 a 29 de agosto. No final, serão cerca de 250 animais da raça Crioula que entrarão em pista para disputar os títulos nas diversas categorias além dos grandes campeonatos do ano.
Morfologia. Foto: Felipe UlbrichDe acordo com o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, as Exposições Passaportes foram marcadas pela grande quantidade de exemplares buscando as vagas para Esteio, mas também com um alto nível de preparo para a pista. “Além disso, tivemos a Prévia com 30 vagas e tivemos 160 animais inscritos. Isto nos mostra o crescimento da raça em números, qualidade, profissionalismo dos criadores e principalmente a parte de preparo destes animais que vem se superando. Esse conjunto nos traz uma expectativa de uma excelente Expointer”.
A grande novidade para o ano será a presença de dois jurados, um por categoria. Luiz Alberto Martins Bastos será o responsável pelo julgamento dos machos e o argentino Carlos Solanet ficará a cargo da avaliação das fêmeas. Para Azevedo, a inovação, decidida pelo Conselho Técnico, foi uma mudança positiva. “Como é um número grande de animais, o jurado tendo somente uma categoria para julgar consegue ter mais tranquilidade para fazer uma avaliação”, observa.
Paleteada
Uma das provas mais concorridas da raça Crioula terá sua final de ciclo também durante a Expointer 2018. Na pista do Cavalo Crioulo no Parque Assis Brasil, serão definidos os grandes campeões da Paleteada. No total, 70 duplas de paleteadores irão disputar o lugar mais alto do pódio. O julgamento da final da Paleteada ficará a cargo de Júlio Hax e Thiago Persici.
De acordo com o coordenador da Subcomissão de Paleteada da ABCCC, Mário dos Santos Suñe, mais uma vez a expectativa é de superar o ciclo anterior, principalmente depois das três classificatórias realizadas para selecionar as duplas para esta final. “Tivemos um aumento de finalistas pelo nível que vínhamos tendo nos anos anteriores, por isso tivemos três classificatórias neste ciclo. Tivemos um aumento no número de cavalos participando nos eventos que realizamos”.
Paleteada. Foto: Felipe UlbrichAlém dos melhores das três classificatórias, os primeiros colocados da ExpoFICCC vão participar da prova. Suñe relembra que a disputa internacional, que compôs o conjunto de provas da ‘Copa do Mundo’ do Cavalo Crioulo, foi concorrida, com destaque também aos conjuntos uruguaios. “Será uma prova acirrada, que será vencida no detalhe. Os conjuntos não poderão errar e serão estes detalhes que vão definir a prova”.
Eduardo Suñe afirma também que a atual temporada também foi muito importante economicamente com a raça tendo bastante oferta e procura, e os leilões registrando liquidez. “Nós consideramos este ciclo ótimo, tendo em vista o momento econômico em que vivemos. O cavalo Crioulo em alta, conseguiu manter os seus números e crescer em quase todas as modalidades, inclusive em número de animais participando dos eventos, na comparação com 2017 e 2016. E em várias provas alcançamos números recordes, nunca vistos dentro da raça”, finalizou o presidente.
Jovem
A Final Nacional do Freio Jovem acontece na Expointer entre 31 de agosto e 2 de setembro. A expectativa é muito grande para o término do ciclo que contou com mais de 15 classificatórias. A qualidade dos competidores e dos animais, poderá ser comprovada devido à evolução na técnica que vem ocorrendo a cada ano.
Freio Jovem. Foto: Fagner AlmeidaO coordenador do Freio Jovem, Fellipe Boratto, afirma que a prova é um show à parte em Esteio propiciando uma reunião familiar em uma competição de muita emoção. Garante que todos estão muito felizes, com a sensação de dever cumprido, e que vale a pena torcer e assistir essa grande final. Boratto lembra ainda que faz parte da programação da Comissão Jovem da ABCCC, dentro da Expointer, o espaço jovem que todas as noites oferece entretenimento e confraternização.
Colaboração: Assessoria de Imprensa e Blog do Freio de Ouro