Crioulo

Pela 1ª vez na história, criador paulista é eleito presidente da ABCCC

Publicado

⠀em

Proprietário da Estância Tamareira, situada em Santa Rita do Passo Quatro/SP, Onécio Prado Júnior assume o cargo para o biênio 2020/2022

Inegavelmente, o cavalo Crioulo – que conquistou os costumes do Sul do país – também vem ganhando espaço nas demais regiões do Brasil. Prova disso é que, pela primeira vez na história da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), um criador paulista é eleito presidente da entidade.

Trata-se de Onécio Prado Júnior, proprietário da Estância Tamareia, situada em Santa Rita do Passo Quatro/SP. Dessa forma, a chapa do primeiro criador paulista eleito presidente da ABCCC irá cumprir o biênio 2020/2022.

Criador há 15 anos, Onécio já integrou a diretoria da Associação outras três vezes. A princípio, foi vice-presidente de Comunicação e Marketing nas gestões de José Luiz Lima Laitano (2014/2016) e de Eduardo Moglia Suñe (2016/2018). Depois, foi vice-presidente Administrativo Financeiro na gestão de Francisco Kessler Fleck (2018/2020).

Sobretudo, o novo presidente é reconhecido pela constante presença de seus animais na pista da grande final da raça. Aliás, seu mais recente marco em Esteio/RS foi a conquista do bicampeonato do garanhão de sua criação, JA Libertador. Isso foi no Freio de Ouro dos anos de 2015 e 2018.

Dever cumprido

Presidente do biênio 2018/2020 da ABCCC, Francisco Kessler Fleck garante que entrega a administração da entidade com a sensação de dever cumprido. Afinal, teve um primeiro ciclo cheio de marcos, felicidades e números recordes. Contudo, o segundo foi tímido, mas ainda satisfatório.

“Como o mundo todo, fomos tomados de surpresa por essa pandemia. Mas acho que conseguimos, dentro da dificuldade, terminar muito bem”, conclui. 

Antes de mais nada vale frisar que a nova gestão assumirá a partir do dia 12 de outubro. Nesse sentido, seus membros reconhecem o êxito do trabalho que vem sendo realizado pela ABCCC. Assim, almejam repetir o sucesso.

“Cada dia é um desafio novo. Mas temos que dar sequência ao trabalho que foi feito. Algumas coisas queremos inovar. Contudo, o importante é darmos sequência e valorizarmos o nosso cavalo. Além de nossos associados e a associação”, sustenta Onécio.  

Nova diretoria da ABCCC, junto do presidente do biênio 2018/2020, Francisco Fleck – Foto: Divulgação/ABCCC

Membros da chapa

Ademais, a chapa aclamada conta também com dois nomes que já passaram pela presidência da ABCCC em outros momentos. São eles José Luiz Lima Laitano e Eduardo Moglia Suñe.

Sendo assim, ambos possuem um pensamento em comum: “será difícil, mas nada impossível. Superar os desafios após a pandemia, principalmente na reestruturação das provas.”

José Luiz Lima Laitano, agora vice-presidente Técnico, pretende realizar uma formatação no colégio de jurados. Isso além de reestruturar os critérios de julgamento, formação e avaliação dos jurados.

“Queremos também tentar levar para o associado mais investimento nas suas relações como associado. Além disso, tentar muito fortemente diminuir o custo disso”, defende. 

Eduardo Moglia Suñe, agora vice-presidente de Provas Funcionais e Exposições Morfológicas, acredita que os desafios serão muitos. Mas, mesmo assim, defende que com uma equipe unida será fácil superá-los.

“É uma responsabilidade muito grande trabalhar junto com o seu Onécio e os outros vice-presidentes. Porém, já tivemos oportunidade em um passado recente de realizar, acredito eu, um bom trabalho”, diz.

Novos ventos

Além da presença de nomes já consolidados na chefia da ABCCC, a chapa de Onécio Prado Júnior também apresenta inovação. São, sobretudo, criadores relativamente novos no mercado da raça, com perfis modernos e exemplos de sucesso.

É o caso, por exemplo, do vice-presidente de Núcleos, Fellipe Ribas Boratto, que já ocupava o cargo de Diretor de Núcleos da Região 7. Além dele, tem a vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais, Camilla Menezes. Ela, anteriormente, já havia ocupado a coordenadoria do setor de Comunicação da Associação. 

Em contrapartida, outro criador de peso foi convidado para integrar uma nova pasta dentro do time. A estreia do cargo de vice-presidência Jurídica ficou nas mãos do advogado Gilberto Rodrigues de Freitas, proprietário da Cabanha Santa Fé.

Há quatro anos na entidade, Freitas vai para sua terceira gestão como membro da diretoria. “Nós, como criadores, também temos as nossas dúvidas, queremos esclarecimentos. Então essa aproximação que com a diretoria pode auxiliar bastante. Penso que foi com esse intuito que o presidente Onécio me chamou”. 

Confira a equipe da gestão 2020/2022:

DIRETORIA EXECUTIV️️A

  • ️️PRESIDENTE: Onécio Silveira Prado Júnior
  • VICE-PRESIDENTES:
    – ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO: Cesar Augusto Rabassa Hax
    – TÉCNICO: José Luiz Lima Laitano
    – EXPOSIÇÕES E PROVAS FUNCIONAIS: Eduardo Moglia Suñe
    – COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COMERCIAIS: Camilla Menezes
    – NÚCLEOS: Fellipe Ribas Boratto
    – JURÍDICO: Gilberto Rodrigues de Freitas️️
  • PRIMEIRO E SEGUNDO SECRETÁRIO. respectivamente: André Luis Vaz Machado e Márcia Mascarenhas Linhares️️
  • PRIMEIRO E SEGUNDO TESOUREIRO: Marcelo Tellechea Cairol e Miguel Scarpellini Campos

CONSELHO FISCAL

Evaldo Francisco da Rosa, Evaristo Tagliari Neto, Frederico Wolf, Gustavo Weiand (suplente), Ricardo Felipe Sperotto Terra (suplente) e Sérgio Turra (suplente)

CONSELHO DELIBERATIVO TÉCNICO

Carlos Gonçalves Marques Neto, Daniela Ferrari Pessano Cantarelli, Luiz Fernando Piccinim, João Francisco Silveira da Silveira e Rodrigo Albuquerque Py

Fonte: ABCCC
Crédito das fotos: Divulgação/Felipe Ulbrich

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Crioulo

Passaporte em Chapecó classifica mais oito exemplares para a Final da Morfologia

Primeira exposição do ciclo em 2024 teve como grande destaque égua vinda de criatório do município gaúcho de Bom Jesus

Publicado

⠀em

Passaporte em Chapecó classifica mais oito exemplares para a Final da Morfologia

O município de Chapecó, conhecido como o pólo industrial do Estado catarinense, comemorou neste sábado, 23 de março, a seleção de mais oito exemplares, quatro machos e quatro fêmeas, que garantiram vaga na aguardada Final da Morfologia Expointer 2024. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) acontecerá no mês de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), no Rio Grande do Sul.

Passaporte em Chapecó

Sob um céu ensolarado, um público expressivo compareceu ao Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Efapi) em Chapecó, nos últimos dois dias, transformando-o na casa do Cavalo Crioulo em Santa Catarina. Na sexta-feira, 22 de março, o Inspetor Técnico do Cavalo Crioulo, Thiago Orlando, admitiu 73 exemplares para a disputa da Exposição Passaporte Morfológica.

Os jurados responsáveis por organizar as filas das categorias morfológicas, Fábio Camargo (principal) e Ewerson Breda (auxiliar), conduziram o julgamento que resultou na seleção dos quatro melhores exemplares nas categorias de machos e fêmeas, totalizando mais oito selecionados para a disputa final na Arena do Cavalo Crioulo. Ao término do evento, o jurado titular mostrou-se satisfeito com o nível dos animais presentes na Exposição e elogiou os exemplares selecionados. “São animais muito parelhos e equilibrados que certamente competirão em alto nível em Esteio”, concluiu Fábio, que ainda complementou: “representarão muito bem a raça”.

GAP Original

Nas fêmeas, a grande vencedora em Chapecó foi a égua Cara Pampa da Bézinha. A colorada Bragada, criada e exposta por Paulo Roberto Borges Silveira, da Fazenda da Bézinha, de Bom Jesus (RS), ainda levou o título de Melhor Exemplar da Raça. Já nos machos o grande campeão foi GAP Original, criado por Eduardo Macedo Linhares e exposto pela Parceria GAP Genética, da Estância GAP São Pedro, de Uruguaiana (RS).

Todos os classificados podem ser conferidos no site da ABCCC.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/João Morais

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Oeste Catarinense abre seletivas morfológicas do Cavalo Crioulo no ano

A Passaporte de Chapecó deve movimentar criadores da região e do norte do Rio Grande do Sul

Publicado

⠀em

Oeste Catarinense abre seletivas morfológicas do Cavalo Crioulo no ano

A cidade de Chapecó, no Oeste Catarinense, está sediando, até domingo (24), mais uma edição da Exposição Morfológica Passaporte. O evento, que será a primeira das seletivas à Morfologia Expointer a ser realizada neste ano, acontece no Parque Tancredo Neves. Estão sendo esperados ao menos 80 animais inscritos. Serão selecionados quatro machos e quatro fêmeas para a final nacional, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), durante a feira de Esteio (RS).

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense, Amélio Kwiecinski, ressalta que Chapecó tem por tradição realizar grandes passaportes. “A cidade está muito bem localizada geograficamente, a gente conta com um parque excepcional, um pavilhão com mais de cem cocheiras cobertas e de ótima qualidade, logística muito boa para chegar até o parque”, afirma o dirigente. Ele diz, ainda, que a região também é rica em criatórios da raça Crioula. “Não são grandes criadores, mas são criadores em desenvolvimento”, afirma.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) já anunciou, por meio do setor de Provas e Eventos, os jurados da Passaporte. Fábio Camargo será o titular e terá como auxiliar Ewerson Breda.

Confira a programação seletivas

Dia 22 de Março de 2024 (Sexta-feira)
8h – Concentração de Machos
10h – Admissão incentivos e marcados
13h30min – Morfologia Incentivo, Campeonato e Grande Campeonato
17h30min – Continuação admissão Passaporte

Dia 23 de Março de 2024 (Sábado)
8h – Exposição Morfológica Passaporte, Campeonato e Grande Campeonato
13h30min – Continuação Morfologia Passaporte, Campeonato e Grande Campeonato

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Felipe Ulbrich

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Crioulaço 2024 conhece seus campeões em disputa acirrada na final do evento em Esteio

Na pista coberta do Cavalo Crioulo 180 duplas participaram das categorias que compõem o evento promovido pela ABCCC, superando o ano passado

Publicado

⠀em

Crioulaço 2024 conhece seus campeões em disputa acirrada na final do evento em Esteio

O número de duplas competidoras que participou da Final Nacional do Crioulaço 2024, realizada entre os dias 11 e 16 de março, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), superou o do ano passado. Movimentaram a pista do Cavalo Crioulo 180 duplas. Em 2023 foram 154. A modalidade de laço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) conta as categorias: Força A, Força B, Força C, Laço Criador, Laço Prenda, Laço Família, Laço Jovem, Laço Proprietário e Potros de Ouro.

Em uma disputa acirrada entre os finalistas que tiveram um bom aproveitamento das armadas, neste sábado, dia 16 de março, se consagrou como campeão no Laço Criador Força A, Ivo Barbosa Fernandes Neto, com Rob 377 Mustang. Segundo ele, criar cavalos é uma grande satisfação. “Laçar com um bicho criado pela gente, ver desde potrinho e chegar aqui no palco maior e ser campeão é uma enorme alegria”, afirmou. O segundo lugar na prova ficou com Giliard Tâmara de Mello, montando Âncora da Odorata.

Campeões Crioulaço

Na Dupla Força A, principal categoria da final, as quatro melhores duplas dividiram o prêmio. Por sorteio, o primeiro lugar ficou com a dupla Felipe Pereira Quevedo, montando Carpeta do Guassupi, e Matheus Martins, montando Andarilha do Guassupi. Já Giliard Tâmara de Mello ganhou como ginete destaque. Felipe Pereira Quevedo agradeceu a Deus e ao seu companheiro de dupla, dedicando o prêmio para a sua família. Matheus Martins, por sua vez, dedicou a vitória para a sua mãe que fez aniversário e também à parceria com Felipe. Os dois ginetes agradeceram, ainda, ao doutor Manuel Crossetti da Cabanha Barra do Guassupi, pelo apoio.

O vice-presidente de Provas Esportivas da ABCCC, Fernando Gonzales, disse acreditar que a entidade está entrando numa nova era do laço. “A modalidade laço comprido é a maior modalidade eqüestre do país e a Associação está atenta à importância dela. Todas as alterações de regulamento, todas as mudanças que foram feitas são no sentido de aproximar mais o laço comprido. Não que a modalidade tenha que mudar, a gente deve se adequar à ela”, afirmou o dirigente.

Os resultados completos do Crioulaço por categorias podem ser conferidos no site da ABCCC em abccc.com.br. A final do Crioulaço teve o patrocínio de John Deere, Mundo do Laço, KTO, Supra e Vetnil, apoio de Cabanha Santa Carmelita e Fazenda Kaûixi e a parceria de Cabanha Santa Fé, Estância Aurora, Estância Liberdade, Estância Quaraci e Estância Tamanca.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Maurício Vinhas

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Final Nacional do Crioulaço movimenta arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Quem não errar a armada será consagrado campeão no sábado no Parque de Exposições Assis Brasil

Publicado

⠀em

Final Nacional do Crioulaço movimenta arena do Cavalo Crioulo em Esteio

Uma prova que simula as lidas no campo e a rotina na fazenda vai movimentar a pista do Cavalo Crioulo nesta semana. A final Nacional do Crioulaço 2024 reunirá tradição e começou no dia 11 e segue até 16 de março, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A expectativa da Comissão do Crioulaço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) é que esta edição supere o número de duplas de competidores do ano anterior e ao todo já foram recebidas 250 inscrições em todas as categorias.

A modalidade Crioulaço já é disseminada em todo território nacional e reúne homens, mulheres, famílias e amigos apaixonados pelo esporte e pelo Cavalo Crioulo. Competem, ao todo, em sete categorias: Força A, Força B, Força C, Laço Criador, Laço Prenda, Laço Família e Potros de Ouro. Telmo Peixoto, coordenador da Comissão do Crioulaço, explica que, após várias etapas de seleção, os competidores passam por uma eliminação no estilo mata-mata, onde um erro é suficiente para a desclassificação. “Tem a fase classificatória com uma porcentagem de aproveitamento para passar para a fase final, e aí na fase final é mata-mata, onde o competidor que acertar a sua armada segue disputando até a final e o que errar, erra e está fora, até chegar nos ganhadores”, explica.

Ele diz, ainda, que estão sendo aguardadas para entrada em pista, 180 duplas. Se confirmado, o número irá superar a marca de 154 do ano passado. “Os números de etapas do ciclo também tiveram aumento significativo. Pequenas mudanças no regulamento favoreceram este aumento e a pista estar coberta é também um atrativo a mais para o laçador”, justifica Telmo Peixoto.

Confira a programação da Final Nacional Crioulaço

12 de Março de 2024 (Terça-feira)
8h às 20h – Início da entrada dos animais

13 de Março de 2024 (Quarta-feira)
8h às 20h – Continuação da entrada dos animais

14 de Março de 2024 (Quinta-feira)
8h às 20h – Continuação da entrada dos animais
7h30min – Laço Proprietário (Classificatória)
Laço Família
Laço Prenda
Laço Jovem
Potros de Ouro (Classificatória)

15 de Março de 2024 (Sexta-feira)
8h às 20h – Continuação da entrada dos animais
7h30min – Laço Criador C (Classificatória) (Passa 10 para final)
Laço Criador B (Classificatória) (Passa 10 para final)
Laço Criador A (Classificatória) (Passa 10 para final)
Laço Dupla Final Nacional C (Classificatória)
Laço Dupla Final Nacional B (Classificatória)
Laço Dupla Final Nacional A (Classificatória)
Abertura Oficial da Final Nacional do Crioulaço

16 de Março de 2024 (Sábado)
7h30min – Final Laço Criador Força C
Final Laço Criador Força B
Final Laço Criador Força A
Final Nacional Dupla Força C (Para em 12 ou menos)
Final Nacional Dupla Força B (Para em 10 ou menos)
Final Potros de Ouro
Final Nacional Dupla Força A

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Felipe Ulbrich

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Égua de Rolante garante o tricampeonato no Mancha Crioula 2024

RE Rosa Morena-TE vence pela terceira vez a exposição de cavalos Crioulos de pelagem manchada realizada pela Trajano Silva Remates

Publicado

⠀em

Égua de Rolante garante o tricampeonato no Mancha Crioula 2024

Com muitas novidades, o Mancha Crioula deste ano, realizado na Arena do Cavalo Crioulo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), coroou como melhor exemplar da raça a égua RE Rosa Morena-TE, que alcança o seu tricampeonato no evento. O exemplar, de pelagem oveira negra, foi exposto por Evaldo Francisco da Rosa, da Estância Liberdade, de Rolante (RS).

Mancha Crioula 2024

A égua RE Rosa Morena-TE, grande campeã das fêmeas, ganhou a disputa do cavalo grande campeão dos machos El Picazo Cahuel, de pelagem oveira colorada, que foi exposto por Volnei Pereira Gomes, da Cabanha VT Morro Azul, de Timbó (SC). Segundo o jurado, Felipe Caccia Maciel, a RE Rosa Morena-TE é uma égua com a linha superior muito correta, profunda, boa paleta, com muito bom ventre e bom tronco. Em relação ao macho El Picazo Cahuel, Maciel disse que esbanja selo racial, possui uma excelente cabeça e orelhas, muito bom pescoço e caminha com uma naturalidade bastante interessante, além de ter bons garrões e muito boa estrutura óssea.

O gerente de relacionamento com o mercado da Trajano Silva Remates, Décio Lemos, afirmou que o Mancha Crioula foi novamente um grande sucesso, “agora ampliado com mais uma prova funcional”. “Um evento que já se consolidou e mostra que a Trajano Silva vem fazendo o movimento certo ao prestigiar a raça Crioula e os animais oveiros, tobianos e bragados”, salientou.

Conforme Lemos, este ano o Mancha Crioula contou com grandes parcerias e para frente terão mais novidades. “Muitos cavalos premiados já vinham participando e este ano isto se solidificou com a presença de animais finalistas da Expointer concorrendo e mostrando que a qualidade está se superando cada vez mais ano a ano no Mancha Crioula”, observou.

Entre as novidades, ocorreu o primeiro redomão do Mancha Crioula, que teve Maciel e Luís Rodolfo Machado como jurados. O vencedor foi o domador Adrian Rosa, com El Barquero 111 Don Clementino, com nota final de 65,788. Além disso, o evento também foi momento de negócios, com o leilão Mancha Crioula, onde a tricampeã da exposição teve uma barriga vendida pelo valor de R$ 100 mil, prenhe do grande campeão da FICCC 2023, Del Oeste Zorrino. Já o remate da Marconi, Santo Anjo e Bela Esperança foi o primeiro evento do ano na raça a ultrapassar os R$ 1 milhão de faturamento.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Nestor Tipa Júnior

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Classificatória na Argentina apresenta primeiros selecionados para a final do Freio de Ouro

Evento integrou a programação da feira Nuestros Caballos, realizada na Sociedad Rural da Argentina, em Buenos Aires

Publicado

⠀em

Classificatória na Argentina apresenta primeiros selecionados para a final do Freio de Ouro

Dando o pontapé inicial para conhecer os finalistas da maior prova de seleção da raça crioula, entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, as pistas da Sociedad Rural de Palermo, em Buenos Aires, Argentina durante a Exposição Nuestros Caballos, foi palco da primeira Classificatória ao Freio de Ouro 2024.

Na Argentina, a disputa trouxe 48 fêmeas e 42 machos que definiram oito exemplares, quatro fêmeas e quatro machos, para a final que acontece durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS), promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

O fechamento do último dia de disputas da Classificatória Argentina foi um verdadeiro espetáculo. Com notas finais que perpassam os 20 pontos, os hermanos se reuniram em uma verdadeira festa, comemorando a conclusão do Freno de Oro argentino e classificando os exemplares para a final brasileira que acontece entre os dias 26 e 31 de agosto, na Expointer 2024.

Na categoria fêmeas, a primeira classificada se manteve entre as quatro líderes desde a etapa de Andaduras e, a partir daí, continuou escalando posições até finalizar o dia no topo do ranking. Com isso, Picara Incaica, criada por Enrique Francisco Morea, Exposta por Compañia Consignata Paz Hnos S.R.L, da cabanha San Basílio, com o ginete Horácio Daniel Casin, alcançou a média final de 19,646 pontos.

Entre os quatro classificados na categoria machos, mais novidades podem ser encontradas no topo da tabela. Com o ouro argentino, Cara Cara Aña Chera’a, criado e exposto por Nestor Oscar Sieber, cabanha Cara-Cara-Aña, com o ginete Luís Alberto Dure, também demonstrou toda sua desenvoltura nas provas com o gado e, com média final de 21,079, finalizou o dia com a primeira vaga para a final do Freio de Ouro.

Para o julgamento na Argentina, indicados através do acordo entre as Associações nas Classificatórias internacionais, as duplas brasileiras escolhidas foram formadas por Alexandre Pons Suñe, Luiz Alberto Martins Bastos e da Argentina, o jurado Santos Miguens, na categoria fêmeas. Já na categoria machos, os responsáveis pelo julgamento foram Carlos Loureiro de Souza, Ciro Manoel de Canto Freitas e o argentino, Carlos Cattani.

Confira o resultado dos classificados na Argentina:

FÊMEAS

1ª Colocada
Picara Incaica, criada por Enrique Francisco Morea, Exposta por Compañia Consignata Paz Hnos S.R.L, cabanha San Basílio, com o ginete Horácio Daniel Casin
Média final: 19,646

2ª Colocada
Charque Chancleta, criada e exposta por Júlio Alberto Ballester Suc, cabanha San Arseno, com o ginete German Barale.
Média final: 19,541

3ª Colocada
Deguati Almendra, criada e exposta por Juan José Barreneche, cabanha Los Vascos, com o ginete Lucas Lopes de Freitas.
Média final: 19,181

4ª Colocada
Mentada Zamarramala, criada e exposta por Leandro Antonio Lopez, cabanha El Caraí, com o ginete Mauricio Nicolas Paz.
Média final: 18,828

MACHOS

1º Colocado
Cara Cara Aña Chera’a, criado e exposto por Nestor Oscar Sieber, cabanha Cara-Cara-Aña, com o ginete Luís Alberto Dure.
Média Final: 21,079

2º Colocado
Tropezon Falucho, criado e exposto por Pablo Emílio Tronconi, cabanha Santa Bárbara, com o ginete Maurício Nicolas Paz.
Média Final: 20,194

3º Colocado
Tropezon Roña, criado e exposto por Pablo Emílio Tronconi, cabanha Santa Bárbara, com o ginete Maurício Nicolas Paz.
Média final: 19,944

4º Colocado
Tañido Tronador, criado e conduzido por Luis Alberto Dure, exposto por Felipe Juan Ballester, cabanha La Esperanza.
Média Final: 19,543

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/ABCCC

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Provas do Cavalo Crioulo vão contar com circuito de Beach Tennis

Iniciativa da ABCCC com a empresa Bravo visa levar oportunidades de confraternização entre os associados da entidade

Publicado

⠀em

Provas do Cavalo Crioulo vão contar com circuito de Beach Tennis

Os apaixonados por Cavalos Crioulos e pelo Beach Tennis agora terão em um único espaço a oportunidade de curtir estas duas paixões. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a Bravo, empresa especializada neste tipo de evento, se uniram para criar um circuito durante provas da raça.

Conforme o vice-presidente de Provas Esportivas da ABCCC, Fernando Gonzales, a ideia da associação sempre foi unir pessoas em torno de algo comum, que é o cavalo. “Além disso, buscamos proporcionar oportunidades de confraternização entre os associados. Com a crescente popularidade do Beach Tennis, notamos um grande número de criadores envolvidos nesse lazer”, destaca.

Beach Tennis

Assim, de acordo com o dirigente, foi criada a ideia de um circuito de provas. “O principal objetivo é realizar uma final do circuito durante a Semana do Cavalo. Este circuito contará com etapas, sendo a primeira em Esteio, além intermunicipais dentro do Estado”, salienta. Gonzales ressalta ainda que essa atividade proporciona uma nova forma de confraternização entre os associados, aproveitando a popularidade e a diversão que o beach tennis oferece. “A associação busca, assim, oferecer oportunidades diversificadas aos seus membros, promovendo não apenas o amor pelos cavalos, mas também o espírito de comunidade e lazer”, observa.

Para o CEO da Bravo, Cristiano Ferraz, o Beach Tennis já não é mais apenas uma febre, já é um esporte consolidado e que reúne apaixonados por onde passa. Lembra que esta é uma atividade democrática, inclusiva e agregadora que promove bem estar, saúde e integração. “Valorizando todos esses expoentes desse esporte tão importante nos dias atuais, a ABCCC, em parceria com a Bravo Beach Tennis vai lançar um circuito inédito no estado juntando essas duas paixões do público gaúcho: o Cavalo Crioulo e o esporte”, enfatiza.

Ferraz reforça que a Bravo é uma das marcas pioneiras no universo do Beach Tennis e vai contribuir com toda a expertise na organização e divulgação de eventos para fazer com que o Circuito Cavalo Crioulo Beach Tennis possa multiplicar pelos quatro cantos do Estado o espírito esportivo e competitividade, com muita diversão, integração e ótimos jogos.

A primeira etapa já tem data e local definidos: Dia 06 de abril no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Bravo Beach Tennis

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Campereada Team Penning da raça Crioula aponta campeões do ciclo 2023

Prova teve mais de três horas de duração e contou com a participação de 30 trios de ginetes

Publicado

⠀em

Campereada Team Penning da raça Crioula aponta campeões do ciclo 2023

Com a participação de 30 trios de ginetes, ocorreu neste sábado, 24 de fevereiro, a Final Nacional da Campereada Team Penning. A modalidade foi disputada pela primeira vez na pista coberta da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A prova fechou o ciclo 2023 após dois adiamentos devido ao mau tempo. Entre sexta-feira e sábado estes 30 trios tiveram os melhores desempenhos e assim se credenciaram para disputar o título.

Campeões Campereada Team Penning

O grande vencedor da Final Nacional da Campereada Team Penning foi o trio do Box 69, formado por Bárbara Sconfienza Garcia, que montou Oficial da Escondida, Valdomiro Torete Junior, que montou Ninfeta Da Matarazzo, e Roberson Henrique Rosa, que montou Basca Ambiciosa. O trio do Núcleo Sem Fronteiras, com sedes em Bauru (SP) e Uberaba (MG), conquistou o tempo de 2 minutos, 21 segundos e 630 milésimos na soma da média da primeira fase, com três passadas, mais a final, com duas passadas.

Barbara Sconfienza Garcia participou de sua primeira final oficial de uma modalidade do Cavalo Crioulo. Entrou no lugar da irmã, que estava grávida, e já foi destaque em importantes categorias. A ginete convidou mais mulheres para que participem da competição. “Muito importante e queria estimular as outras mulheres daqui, porque eu vejo que têm poucas mulheres participando aqui no Sul. Lá na nossa região tem bastante mulher participando”, comparou. Além de ficar em 1º lugar junto com seu trio na categoria Geral, Bárbara também foi premiada como Ginete Destaque, campeã na categoria Mista e teve seu animal premiado na categoria de Melhor Animal Castrado.

O executivo de provas funcionais da ABCCC, Eduardo Neto de Azevedo, destacou o congraçamento e união dos participantes das provas da Campereada Team Penning. “Esta prova é impressionante. A gente defende que o Cavalo Crioulo é o cavalo da família. Hoje tivemos familiares acompanhando as provas, pai e filho montando, e gostaria de agradecer também o pessoal da Liga Leste, de São Paulo, que nos prestigiou participando deste evento que superou as nossas expectativas”, avaliou. Azevedo enfatizou que, a partir de agora, já começa a pensar em um novo ciclo com uma nova final no ano que vem.

O Team Penning consiste em uma prova de habilidade, velocidade, agilidade e, especialmente entrosamento, que são demonstrados em equipes compostas de três competidores que, trabalhando juntos, devem identificar, mover e capturar bois pré-selecionados dentro de um rebanho, em uma corrida contra o tempo. A equipe precisa separar os bois que estão identificados com um número. Vencerá o trio que conseguir guardar os animais em um cercado em menos tempo.

Na semana também foram conhecidos os campeões do Ranch Sorting/Aparta Boi. Na categoria aberta, Roberson Henrique Rosa, montando JQ Galícia, e Moisés Rosa, montando Trapaça Desponte, foram os campeões, com sete bois em 86″922. Na categoria mista, Bárbara Sconfienza Garcia, montando TCP Folgado, e Roberson Henrique Rosa, montando Herus da Árvore Grande, venceram com três bois em 79″790. E na categoria Família, Moisés Rosa, montando Trapaça Desponte, e Roberson Henrique Rosa, montando Basca Ambiciosa, foram os primeiros com sete bois em 86″258.

O evento contou com apoio de John Deere e Vetnil, além da Cabanha Santa Fé, Estância Aurora, Estância Liberdade, Estância Quaraci e Estância Tamanca.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Maurício Vinhas

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Raça Crioula realiza finais das provas Campereada e Ranch Sorting do ciclo 2023

Expectativa da ABCCC é positiva para o evento que acontece de 19 a 24 deste mês, após o adiamento por questões climáticas no ano passado

Publicado

⠀em

Raça Crioula realiza finais das provas Campereada e Ranch Sorting do ciclo 2023

As finais da Campereada Team Penning e do Ranch Sorting Aparta Boi referentes ao ciclo 2023 acontecem nesta semana com uma grande expectativa após o adiamento no ano passado devido às fortes chuvas registradas nos meses de setembro e novembro. A programação do evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ocorre na arena da raça, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a partir desta segunda-feira, 19 de fevereiro, e segue até o próximo sábado, dia 24.

O coordenador da subcomissão da Campereada Team Penning, Gilberto Severo, afirma que os trios estão prontos para a disputa. Ressalta que as expectativas são as melhores possíveis pela crescente que a modalidade teve neste ciclo e pelo grande número de conjuntos presentes na etapa final. “A estreia da modalidade na arena coberta do Cavalo Crioulo também cria essa perspectiva positiva”, observa Severo.

O mesmo otimismo é compartilhado pelo coordenador da subcomissão do Ranch Sorting Aparta Boi, Henrique Noronha. Ele coloca que o momento é de comemoração, “de realizar uma excelente prova, que ainda é considerada nova”. Conforme Noronha, em razão de questões climáticas a prova foi adiada por duas vezes, gerando aflição nos competidores. “A gente já começou um ciclo praticamente sem ter terminado o passado, mas, com certeza, assim como nos deixa aflitos, também aumenta a expectativa”, observa.

Noronha salienta que a prova Ranch Sorting Aparta Boi tem tudo para ocupar os principais cenários da raça Crioula. “É uma modalidade que envolve a família e que cresce no mundo inteiro por estar muito voltada para o público amador e que, ao mesmo tempo, permite uma participação de forma justa entre amadores e profissionais. Estamos muito empolgados e certos de que teremos uma grande final”, pontua.

O conselho técnico da ABCCC definiu os jurados para as duas modalidades. Na Campereada Team Penning, a avaliação ficará à cargo de Ciríaco de Macedo Py e Vladson Chaves. No Ranch Sorting Aparta Boi, Vladson Chaves também será jurado, ao lado de Luciano Cardoso.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas neste link: https://www.cavalocrioulo.org.br/admin/assets/upload/circulares/arquivo_20240202102450.pdf

Confira a programação finais Campereada e Ranch Sorting do ciclo 2023:

Dia 19 de fevereiro de 2024 (Segunda-feira)
08h às 20h – Início da entrada dos animais

Dia 20 de fevereiro de 2024 (Terça-feira)
08h às 20h – Continuação da entrada dos animais

Dia 21 de fevereiro de 2024 (Quarta-feira)
08h às 20h – Continuação da entrada dos animais

Dia 22 de fevereiro de 2024 (Quinta-feira)
08h às 17h – Fim da entrada dos animais
10h – Revisão dos animais – Ranch Sorting
14h – Final do Ranch Sorting

Dia 23 de fevereiro de 2024 (Sexta-feira)
07h – Início da Prova – Campereada / Team-Penning (1ª passada)
12h – Intervalo para almoço
13h30min – Continuação da prova – Campereada / Team-Penning (2ª passada)
19h – Desafio a pelo

Dia 24 de fevereiro de 2024 (Sábado)
07h – Continuação da prova – Campereada / Team-Penning (3ª passada)
14h – Fase final (2 passadas) – Campereada / Team-Penning (30 trios)
19h – Confraternização

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Felipe Ulbrich

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Estão abertas as inscrições para a Final Nacional do Crioulaço 2024

Inscrições que começaram na segunda-feira (12) seguem até o dia 26 de fevereiro e devem ser feitas na Área Restrita, através do site oficial da ABCCC

Publicado

⠀em

Estão abertas as inscrições para a Final Nacional do Crioulaço 2024

Indiscutivelmente a relação milenar criada entre homens e cavalos desde a sua domesticação, foi fortalecida no processo histórico e desenvolvimento da humanidade. Fortes laços criados, por sua vez, através de laços de couro que ajudavam na cotidiana lida campeira, onde sob o lombo do animal, os capatazes de estâncias percorriam os campos atirando as cordas trançadas em tiras couro cru, no intuito de conter o gado para manejo e cuidados básicos para tratá-los ou ainda os marca. Espelhando-se neste trabalho de grande importância, que passou e conquistou o gosto popular, tornou-se modalidade esportiva funcional do Cavalo Crioulo, e hoje com meio século, famílias inteiras esperam ansiosamente finais de semana ou ainda passam semana viajando para participar dos torneios de tiro de laço.

Oficialmente reconhecido como modalidade da raça em 1992, o Crioulaço segue em constante crescimento pelo território nacional e reúne os competidores anualmente para sua grande Final. A qual irá abrir as disputas finais da raça do ciclo 2024 e também será a primeira vez que os laçadores presentes na Arena Coberta do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Reunindo homens, mulheres, crianças e adolescentes, competidores dos mais variados lugares do território Nacional, as finais estão marcadas para acontecer entre os dias 12 a 16 de março, com inscrições limitadas abertas do dia 12 a 26 de fevereiro, por ordem de realização e exclusivamente na Área Restrita, no Site Oficial do Cavalo Crioulo.

A modalidade possui seis categorias oficialmente regulamentadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que são: Dupla (Forças A, B e C), Laço Criador (Forças A, B e C), Laço Proprietário, Potros de Ouro, Laço Feminino (Forças A, B e C) e Laço Jovem (laçador de até 14 anos de idade). Entre elas estarão disponíveis 950 inscrições para a Final Nacional do Crioulaço 2024, de forma limitada. Os valores variam de acordo com a categoria em que o competidor está classificado, onde mais uma vez, se o mesmo for sócio do Cavalo Crioulo terá vantagens.

Informações Complementares Crioulaço

Além das inscrições para o Crioulaço, os laçadores devem ficar atentos a possibilidade de alterações de dados na inscrição, uma vez que, será possível alterar o animal (nas categorias Laço Prenda, Laço Potros de Ouro, Laço Jovem, Laço Proprietário e Laço Família) ou ginete (em qualquer categoria) sem a necessidade de realizar uma nova inscrição; porém, a solicitação deve ser, obrigatoriamente, enviada por e-mail para [email protected] até dia 06/03/2024. Nesse e-mail deve constar o nome dos animais e dos ginetes para facilitar a identificação, junto à solicitação de alteração com o nome do novo animal/ginete.

As informações completas, assim como valores de inscrições, de premiação e programação do evento, podem ser conferidas através do site oficial da ABCCC.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Giacomo Góes

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo