Crioulo

Presidente da ABCCC vai a Brasília captar apoio à nova arena em Esteio

Projeto inclui cobertura sobre a pista, além de salas e auditório para cursos profissionalizantes

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Francisco Kessler Flec esteve nesta semana em Brasília/DF com o objetivo de captar apoio para a nova arena do Cavalo Crioulo.

Dessa forma, junto aos parlamentares da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, Fleck exibiu o projeto que prevê a reformulação do espaço de provas da raça no Parque de Exposições Assis Brasil, de Esteio/RS.

Com a visita, os deputados tomaram conhecimento sobre os benefícios da raça ao parque, que incluem pelo menos oito eventos anuais. Além, é claro, de uma final de Freio de Ouro que conta com mais de 25 mil pessoas na arena.

Além da cobertura sobre a pista do parque, o projeto arquitetônico também inclui salas e auditório para cursos profissionalizantes. (Assista ao vídeo oficial abaixo)

A evolução estrutural da raça em Esteio

O espaço do cavalo Crioulo no Parque Assis Brasil foi um dos grandes passos dado pela associação. Desde a assinatura de concessão do espaço (7,5 hectares de área) em 2013, junto à Secretaria da Agricultura, a ABCCC já investiu mais de R$ 5 milhões.

Desse modo, o contrato assinado na ocasião tem validade de 25 anos (renovável por mais 25 anos). Mas os trabalhos não pararam por aí. Dois anos depois, em 2015, a entidade inaugurou o seu novo espaço.

Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo

Assim, a nova área aproximou as cocheiras para perto da pista de provas e criou o Boulevard do Cavalo Crioulo (para comércio de vestuários, acessórios, artigos tradicionalistas e artesanais). Da mesma forma, montou o Tattersal do Cavalo Crioulo, que é dedicado a remates da raça

Por fim, em 2017 ocorreu mais uma ampliação do complexo da arena, que resultou na construção do camping com 116 lugares e estacionamento com 320 vagas.

Fonte: Pedro Henrique Krüger/ABCCC
Crédito da foto: Divulgação/ABCCC