Após vencer a edição do ano passado do evento com Estupendo Marca dos Santos, o cavaleiro agora quer se superar
Se a vida for interpretada como um livro em branco que é escrito com o passar dos tempos, certamente o cavaleiro Roberto Jou tem nos capítulos mais recentes algumas das histórias mais marcantes envolvendo a Rédeas e a raça Crioula.
Portanto, entre uma página e outra é possível rememorar a inédita classificação de Alma de Gato ao NRHA Futurity e o desempenho de F5 Licurgo Tapajós nos Jogos Equestres Mundiais. Além, é claro, da performance de Estupendo Marca dos Santos no Rédeas de Ouro 2018.
Apesar de não se considerar assim, Jou é um dos personagens principais do livro que conta a expansão do cavalo Crioulo.
“Me considero parte desse crescimento, porque isso vem de longa data, de vários outros profissionais, treinadores e criadores. Então, faço parte e não me considero como principal”, avalia.
Seja como for, para o cavaleiro sua força motriz está justamente em construir histórias. “Eu tenho essa paixão pelo esporte, pelas notas altas, o que estou indo atrás é em notas acima de 75, sólidas, e o cavalo Crioulo tem essa capacidade”, aponta.
Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo
Rédeas de Ouro 2018: a maior nota do ciclo
Sob a cobertura do Parque de Eventos de Campina Grande do Sul/PR durante o Rédeas de Ouro 2018, Roberto Jou com Estupendo Marca dos Santos alcançou a expressiva nota de 226,50.
Além da nota em si, destacou-se perante o público o fato de Estupendo ser filho de F5 Licurgo Tapajós, o Loiro, um dos maiores expoentes atuais da raça Crioula na modalidade.
A “maior arena coberta da América Latina”, como é conhecida, também serviu para abrigar a maior nota de rédeas no ciclo 2018. “O Estupendo com essa nota grande no Rédeas de Ouro também foi muito bom, um grande aprendizado para mim”.
Como um livro ainda em produção, com novos parágrafos e capítulos, Roberto Jou e Estupendo Marca dos Santos novamente participarão do Rédeas de Ouro 2019. O evento será realizado em Campina Grande do Sul/PR, de 9 a 14 de dezembro.
“A gente não poderia ficar fora dessa prova, que é uma das maiores provas de rédeas do Brasil e que vem crescendo a cada ano, cada vez mais. Então está todo mundo se preparando, tem vários cavalos bons sendo treinados”.
Além de Estupendo, que disputará o Nacional Aberto, Jou levará mais quatro animais – um para o Potro do Futuro e outros três para Snaffle Bit.
Texto: Pedro Henrique Krüger/ABCCC
Crédito da foto: Felipe Ulbrich