Últimos finalistas ao Freio de Ouro do ciclo 2018 foram definidos

Pela primeira, o Rio de Janeiro sediou uma seletiva dessa importante prova e apresentou 16 classificados para a grande final na Expointer

Com 81 inscritos, sendo 40 fêmeas e 41 machos, a última classificatória para o Freio de Ouro 2018 aconteceu no Rio de Janeiro, dias 7 e 8 de julho, no Centro Hípico do município de Sapucaia. Foi a primeira vez que uma classificatória ao Freio de Ouro aconteceu nesse Estado. Além do bom número de cavalos inscritos, o público compareceu em massa.

A 37ª edição do Freio de Ouro está marcada para 23 a 26 de agosto de 2018. O primeiro final de semana da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, é dedicado sempre à final do Freio, o momento mais importante da raça Crioula na temporada. E estar participando é a meta de ginetes e seus habilidosos e resistentes animais.

Independência do Espigão. Foto: Fagner Almeida

Após quatro dias de provas no Rio, sendo o primeiro com a morfologia e os demais com etapas funcionais, no final, a seletiva realizada em Sapucaia coroou a fêmea Independência do Espigão, da Cabanha Espigão, de Canoinhas/SC, como a primeira colocada na categoria, montada pelo ginete Daniel Teixeira. Já nos machos, o lugar mais alto do pódio da classificatória foi de Capanegra Trapezio, da Cabanha Capanegra, Dom Pedrito/RS, guiada pelo ginete Claudio dos Santos Fagundes.

Capanegra Trapezio. Foto: Fagner Almeida

Dois trios dividiram a responsabilidade do julgamento dos animais da seletiva de Sapucaia ao Freio de Ouro. Francisco Fleck, Gustavo Arahnitsch e Telmo Oliveira Peixoto foram chamados à pista para o julgamento das fêmeas, enquanto Carlos Marques Gonçalves Neto, Jean Carlo Mendes e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves assumiram o comando na avaliação dos machos. A competição é organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.

Comanche da SGV. Foto: Leandro Vieira

Além do Freio, a ABCCC tem uma programação intensa na Expointer, incluindo as provas de Morfologia, e as classificatórias também estão acontecendo. Entre as mais recentes, iniciada dia 6 de julho, com a admissão morfológica dos animais e a concentração de machos no Caverá Country Park, em Araranguá/SC. Para a Exposição Morfológica Passaporte, 66 exemplares da raça foram inscritos.

Buenas Noches da Pátria Crioula. Foto: Leandro Vieira

No domingo, dia 8 de julho, oito animais carimbaram ida a Esteio. O Melhor Exemplar e o Grande Campeão dos machos foi Comanche da SGV, da SGV Cabanha Crioula de Lages/SC. Entre as fêmeas, a Grande Campeã foi Buenas Noches da Pátria Crioula-TE, da Cabanha Pátria Crioula, Nova Prata/RS. A organização foi do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense (NCCCSC).

Inédita do Ribeirão Bonito. Foto: Felipe Ulbrich

Uma das últimas Exposições Passaportes do ciclo 2018, dias 6 e 7 de julho, foi no Parque Lacerda Werneck, em Guarapuava/PR. No centro-sul paranaense, o evento recebeu 82 cavalos de diferentes regiões do país. Classificada como nível B, a prova foi a primeira Passaporte do ciclo a registrar mais de 80 animais inscritos. A organização foi do Núcleo de Guarapuava em parceria com a ABCCC.

Gladiador de Rosazul. Foto: Felipe Ulbrich

Quatro machos e quatro fêmeas ganharam vaga na final da Morfoligia, e os melhores dessa etapa foram, nas fêmeas, Melhor Exemplar da raça e Grande Campeã, Inédita do Ribeirão Bonito, de Arison Jung, Cabanha Ribeirão Bonito, de Guarapuava/PR; e nos machos, Grande Campeão, Gladiador de Rosazul, de Renato Alcides Trombini, da Cabanha Rozasul, de Palmeira/PR.

Colaboração: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário