Ciclo de Exposições Passaporte chegou ao evento em tradicional região criadora da raça Crioula
A Fronteira Oeste foi a parada mais recente do ciclo de Exposições Passaporte da raça Crioula para a Nacional da Morfologia na Expointer, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. De 25 a 27 de abril, o município de Uruguaiana/RS, mais precisamente o Parque Agrícola e Pastoril, foi palco para selecionar mais oito exemplares, quatro machos e quatro fêmeas, para a pista de Esteio/RS.
E toda a história que envolve as Exposições Passaporte em Uruguaiana ganha vida e novos capítulos a cada ciclo. O trabalho do jurado uruguaio Carlos Parietti e a eterna proximidade com a Argentina podem ser definidos como nuances de uma trajetória firme, construída com trabalho e esforço entre crioulistas sul-americanos.
A 17ª Expoutono de Uruguaiana, por tudo isso, foi banhada em qualidade – capaz de superar até os mais de 30 milímetros que caíram apenas na quinta-feira, 25 de abril, no primeiro dia de programação. A organização ficou a cargo do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea (NCCCFBT). O presidente, Cláudio Martins Bastos, comemorou o grande número de inscritos – 75 – para participar da exposição, que se deu em uma das regiões mais tradicionais de criação de Cavalos Crioulos, com fortes criatórios.
“Como sempre, é uma das belas Passaportes que têm no RS e os animais que saem daqui são grandes favoritos para a grande final de Esteio”, observou. A programação reservou ainda uma novidade, a exposição artística Lúdicos, do artista uruguaianense Felipe Constant, no dia 26 de abril. Além disto, dois leilões foram realizados durante a Passaporte, da Cabanha Basca e da GAP Genética.
Sob a supervisão técnica de Paulo Armando Solheid, os animais entraram em pista na sexta-feira, 26, e sábado, 27, para os Campeonatos e Grandes Campeonatos. Todo o trabalho foi observado de perto pelo presidente da ABCCC, Francisco Fleck. “Foi uma satisfação estar participando aqui deste evento e realmente Uruguaiana, e toda a região, é um berço de animais de muita qualidade. Certamente os passaporteados aqui serão animais que estarão concorrendo em alto nível na Expointer”, disse.
A fila das fêmeas foi puxada por Obra Prima da Reconquista (foto de chamada), Melhor Exemplar da Raça e Campeã Égua Adulta. A colorada salina rabicana é filha de Hijo Bueno da Reconquista e BT Sarita II, de criação e propriedade de Marcelo Tellechea Cairoli e Maria da Glória Tellechea Cairoli, da Reconquista Agropecuária Ltda., de Alegrete/RS.
O criador e proprietário Marcelo Cairoli comemorou a conquista, especialmente por estar em casa. “É uma alegria muito grande, sobretudo porque é uma exposição muito forte. Como sempre Uruguaiana tem nível excelente de animais e é a nossa casa, então é muito bom ter em casa um resultado positivo como esse. Quero dar os parabéns a toda a nossa equipe, é um trabalho de muitos anos e de muita gente”, celebrou.
No outro lado, entre os machos, Guasco Duelo foi o Grande Campeão. De propriedade da Estância Conceição do Piraju, de Manoel Viana/RS, é filho de Índio Valente de Santa Edwiges e Bandeira do Pinhal. O colorado salino foi criado e exposto por Manoel Augusto Antolini Alvares da Cunha.
Toda essa qualidade foi atestada pelo jurado uruguaio Carlos Parietti. “Foram filas muito boas e numerosas, de animais muito bons. Sobretudo, como sempre, as fêmeas. Sempre parelhas, com potrancas, éguas menores e éguas adultas muito bonitas. Estou muito contente”, avaliou. Estão classificados também: Fêmeas – Basca de Prata, La Pátria Guajuvira, Basca Dedicada; Machos – Sombrero da Reconquista, Jogo de Osso da GAP São Pedro, Kaká da Tradição.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Everton Souza Marita/ABCCC