Festival Nacional BH 2020: veja os resultados da exposição, garanhões e égua competition

Evento foi realizado de 10 a 15 de novembro, no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo

Chegou ao fim no último domingo (15) o Festival Nacional BH 2020. Sem dúvidas, o evento reuniu o que há de melhor do cavalo Brasileiro de Hipismo, no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo.

Antes de mais nada vale lembrar que a 15ª edição do Festival Nacional BH teve a entrada livre para o público. Contudo, seguindo as normas e protocolo de prevenção da Covid-19 (uso obrigatório de máscara, distanciamento, etc.).

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH), 590 cavalos  circularam pelas diversas séries do evento. Este que contou com uma programação variadada para mostrar toda a qualidade da raça.

Portanto, nesta primeira matéria pós evento, o portal Cavalus traz os resultados das seguintes competições: Exposição de Potros (as); Aprovação de Garanhões; Aprovação de Éguas Competition; e Competição Nacional de Salto em Liberdade.

Neymar, Edgar, Alexandre, Bruno e Marcelo com JCR Quabriolet – Foto: Divulgação/ABCCH/Danilo Schreines

Exposição de potros 

A Exposição Nacional de Potros (machos) de 06 a 40 meses aconteceu na sexta-feira (13). Dessa forma, o Grande Campeão foi JCR Quabriolet (IA) (Quabri De Isle x Cardento), do expositor Haras BH.

Já o Reservado Campeão foi Roi Class Etoulon SM ( Etoulon VDL x Corland), do proprietário/ expositor Cristiane Nazar Salles Moura e criador Haras Salles Moura.

Austerity Jmen – Foto: Divulgação/ABCCH/Anna Carvalho

Aprovação de garanhões

De acordo com a ABCCH, 14 produtos foram apresentados para avaliação dos juízes na Aprovação de Garanhões e Salto em liberdade, do Festival Nacional BH 2020. Com o julgamento de Edgar Foroni, Marcelo Blessmann e Victor Chiari, três tiveram aprovação definitiva: Austerity Jmen (Acorado x Canavaro Jmen), com 8,26 pontos; HSF Hector, (Kannan x Cor de la Bryere) com 8,03 pontos; e Roi Class Etoulon SM (Etoulon VDL x Corland), com 8,0 pontos.

Além disso, tiveram suas aprovações em provisório os seguintes produtos: London TB (Tangelo Van de Zuuthoeve x Zirocco Blue VDL); Zermatt TW (Nabab de Reve x Baloubet du Rouet); Polones T (Germanico T x Argentinus), Acalanto Jmen (Acorado x Cassini I), Sir Cornet ( Cornet Obolensky x Cassini I), Kill Bill da Santa Helena ( Vigo D Arsouilles x Nimmerdor); e, por fim, Vip JCR Zimbabwe (Zirocco Blue VDL x Cardento).

Drosa Bordhot – Foto: Divulgação/ABCCH/Anna Carvalho

Aptidão adestramento e salto

Nesta edição do evento, a ABCCH apresentou a separação de aptidão adestramento e salto na categoria Aprovação de Garanhão. Dessa forma, o julgamento ficou por conta de Petra Garbade e Neymar Roncatti.

Com a pontuação de 8,17 pontos teve aprovação definitiva Drosa Bordhot ( Bordeaux x Diego). Assim sendo, o animal é de criação do Haras do Drosa e propriedade de Roberto Ferreira Pedrosa.

Celtic Boy Jmen – Foto: Divulgação/ABCCH/Anna Carvalho

Garanhão definitivo no salto montado

Já na Aprovação de Garanhão e Salto Montado, 11 produtos se apresentaram. Antes de mais nada vale frisar que participaram do julgamento Victor Chiari, Marcelo Blessmann e Edgar Foroni. Como resultado, Celtic Boy Jmen (Mylord Carthago x Canavaro Jmen), com uma pontuação de 8,32, conquistou aprovação definitiva. O animal é criação do Haras Agromen e propriedade de João Gilberto Freire e Agromen Agropecuária.

Ademais, sete produtos tiveram aprovação provisória: Categórico Jmen (Chileno Jmen x Cassini I) (7,59); Kaiser Jmen II (Kannan x Carbacan Jmen) (7,59); Vip Giorgio (Glasgow van het Merelsnest x Zavall VDL) (7,50); Mr Mourada M (Baloubet du Rouet x Cardento) (7,45); Good Win RJ (Zirocco Blue VDL x C-ingmar) (7,40); Victory BR ( Vigo D Arsouilles x Calvaro Z) (7,38); e Corado BR (Corrado I x Cento) (7,14).

Arya Stark TPR – Foto: Divulgação/ABCCH/Anna Carvalho

Éguas competition

Ao todo, 11 fêmeas marcaram presença no Festival Nacional BH 2020 ba categoria éguas competition. Dessas, quatro receberam o título de aprovação definitiva: Arya Stark TPR (Elvis Ter Putte x Prince van de Wolfsakker), com 8,04 pontos; Call Me For (Contendro I x Diamant de Semilly), com 8,03 pontos; JCR Indy ( Indoctro x Landritter), com 8,00 pontos; e Blue Bell ZA (Baltic VDL x Quintender), também com uma pontuação de 8,00 pontos.

Carazone HCR – Foto: Divulgação/ABCCH/Anna Carvalho

Salto em liberdade

Na sequência, no Festival Nacional BH aconteceu mais uma edição do Campeonato Nacional do Salto em Liberdade. Sendo assim, na categoria 3 anos venceu Corazone HCR, com 8 pontos.

Já entre os Cavalos Novos 02 anos a vitória foi de JCR Didier, com 9 pontos. Em segundo lugar, ficou JCR Areola, com 8,17 pontos.

Essencia do Rincão Campeã Potra e Grande Campeã Fêmea – Foto: Divulgação/ABCCH/Danilo Schreines

Exposição de Fêmeas

A Exposição de Fêmeas desta edição do evento contou com 16 produtos e teve julgamento de Edgar Foroni, Neymar Roncatti e Marcelo Blessmann. Confira o nome das campeãs de cada categoria:

  • 06 a 12 meses (aptidão adestramento): Santa Norsi ZA ( Sandreo x Singulord Joter) – Grande Campeã
  • 06 a 12 meses (aptidão salto): Chloe LMZ ( Cornet Obolensky x Corrado I)
  • 12 a 18 meses (aptidão salto): Essencia do Rincão ( Cassius du Ry x Singulord Joter) – Campeã Potra e Grande Campeã Fêmea
  • 18 a 24 meses (aptidão salto): Monalisa TB ( Tangelo van de Zuuthoeve x Zirocco Blue VDL) – Campeã Potra Jr. e Reservada Grande Campeã Fêmea
  • 30 a 40 meses (aptidão salto): T&T Lady Ahorn (HF Ahorn x Singulord Joter) – Reservada Campeã Potra Jr.
Filhos de Cassius du Ry – Foto: Divulgação/ABCCH/Danilo S.

Exposição Nacional Progênie de Pai e Mãe

Depois, no Julgamento de Progênie de Pai e Mãe, venceu Estrela TB, com os produtos Monalisa TB e London TB. Já na progênie de pai venceu Cassius du Ry com os produtos Embaixador do Rincão, Essencia do Rincão e Espartana do Rincão. Em segundo lugar ficou Conto com Kiara RJ, Kaleese RJ e Karter RJ.

Roberto Pedrosa venceu como melhor expositor – Foto: Divulgação/ABCCH/Anna Carvalho

Melhor expositor, criador e apresentador do evento

Finalmente, o XV Festival Nacional do Cavalo BH premiou também os melhores criadores e expositores do evento. Em suma, os pontos somados na exposição englobaram: exposição nacional de potros do 1º ao 3º lugar; éguas competition, grande campeã e certificadas; aprovação de garanhões: grande campeão, definitivo e provisório, além de progênie de pai e mãe.

Na aptidão salto participaram 22 criadores e 27 expositores e a vitória na categoria Criador ficou com o Haras Agromen, com 28 pontos. Do mesmo modo, na categoria Expositor quem venceu foi Jmen Agrícola S/A, com 26 pontos. Na aptidão Adestramento com dois criadores e expositores venceu: Criador, Haras do Drosa, com 10 pontos e Expositor Roberto Ferreira Pedrosa, com10 pontos.

No quesito melhores apresentações da exposição, os juízes selecionaram a equipe da Coudelaria do Rincão como melhores apresentadores da Exposição 2020. A equipe dividirá o prêmio em espécie no valor de R$ 1.000 (mil) reais.

Por Natália de Oliveira
Fonte: ABCCH
Crédito da foto em destaque: Divulgação/ABCCH/Danilo Schreines

Veja mais notícias sobre o cavalo Brasileiro de Hipismo no portal Cavalus