Ao todo, 502 animais foram inscritos para disputar os títulos de 75 categorias
Adrenalina, expectativa e muita emoção. Esses foram apenas alguns dos sentimentos experimentados por apresentadores, expositores, criadores e expectadores que participaram e acompanharam, de perto, as provas do 12º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada (CBMP).
O evento foi realizado entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro no Parque de Exposições de Salvador/BA. Semelhantemente, os julgamentos da marcha picada ocorreram em conjunto com 32ª Feira Internacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro).
Assim, dando show de beleza e andamento, os 502 animais inscritos entraram em pista para disputar os títulos de 75 categorias, entre marcha e morfologia, válidas tanto para o CBMP quanto para a Fenagro.
Inegavelmente, a marcha picada vem escrevendo importantes capítulos na história do Mangalarga Marchador. Afinal, os eventos têm mostrado sempre uma crescente na qualidade de animais e quantidade de criadores.
Em conclusão, aos 81 lotes de animais e 40 de embriões colocados à venda nos leilões, sobraram qualidade e liquidez. Com todos os lotes vendidos, a movimentação financeira dos remates girou em torno de R$ 8 milhões.
CBMP no caminho certo
De acordo com presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia, Saulo de Faria, o CBMP 2019 serviu como um termômetro.
“Certamente, nós conseguimos mostrar ao Brasil todo o potencial da Marcha Picada, a evolução dos últimos anos foi percebida nas provas emocionantes e na estrutura que tivemos”.
Além disso, ele citou o número recorde de animais no evento, bem como a participação do público. “A avaliação positiva da diretoria da ABCCMM mostra que estamos no caminho certo. O sucesso deste ano foi uma semente plantada para que possamos trabalhar muito mais.”, conclui.
Campeões dos Campeões
Dos 502 animais participantes, um distinto grupo de cavalos e éguas voltou para casa com os títulos de Campeões e Reservados Campeões dos Campeões de Marcha Picada, Ano Hípico 2018/2019. Foram eles:
A Campeã das Campeãs foi Dama da Barra do Rubim, do Haras Cordeiro, de Maranguape/CE. Em segundo lugar, ficou Potira de Mairi, do Haras Mascarenhas, de Itabuna/BA.
Entre os machos, o Campeão dos Campeões foi Timoneiro da Riocon, da Fazenda Paineiras, de Macajuba/BA, enquanto que o Reservado campeão foi Iraque da Água Boa, da Fazenda Faenza, de Ipirá/BA
Por fim, entre os Castrados, o Campeão dos Campeões foi Athos do Salto Boa Vista do Haras Escuro, de Limoeiro/BA. Do outro lado, o Reservado Campeão foi Tribunal do Cônego Vitor, do Iluminata RFM, de Paudalho/PE.
13º CBMP será na Bahia
A capital baiana já está confirmada como sede para o 13º CBM de Marcha Picada, edição 2020. O anúncio foi feito pelo presidente da ABCCMM, Daniel Borja.
Leia mais notícias sobre o Mangalarga Marchador
“Levar o CBM para a Bahia é sempre uma decisão acertada, não só porque é uma região que é reduto da Marcha Picada, mas por toda a estrutura do Parque de Exposições, a organização, infraestrutura, engajamento dos criadores e também a acolhida do público. Com toda certeza, em 2020 teremos mais uma festa grandiosa, a altura do nosso cavalo.”, finaliza.
Conheça as éguas campeãs de marcha picada:
Campeonato Égua Júnior
Campeã: Bartira Itaperuna, do Itaperuna – Guanambi/BA
Reservado Campeão: Granfina do JRG, da Fazenda Monte Sinai – Santo Antônio de Jesus/BA
Campeonato Égua Master
Campeã: Potira de Mairi, do Haras Mascarenhas – Itabuna/BA
Reservado Campeão: Esmeralda da Pedra Ferrada, do Haras Havana – Porto Feliz/SP
Campeonato Égua Graduada
Campeã: Dama da Barra do Rubim, do Haras Cordeiro – Maranguape/CE
Reservado Campeão: Devassa da Praia Maracaípe, do Iluminata RFM – Paudalho/PE
Campeonato Égua Sênior
Campeã: Dandara Caballero, do Haras Havana – Porto Feliz/SP
Reservado Campeão: Canção do Cinco E, do Tonho – Itabuna/BA
Campeonato Égua Adulta
Campeã: Juta do Viajeiro, do Tropa Viajeiro – Unaí/MG
Reservado Campeão: Cristal do Iluminata, do Iluminata RFM – Paudalho/PE
Campeonato Égua
Campeã: Mulata do Monteiro, da Fazenda Primavera – Limoeiro/PE
Reservado Campeão: Dalila do Iluminata, do Iluminata RFM – Paudalho/PE
Campeonato Égua Jovem
Campeã: Fiorela de Tomba Surrão, do Haras Marjoi – Riachão do Jacuípe/BA
Reservado Campeão: Viena da Riocon, do Haras Federall – Itaberaba/BA
* Para conferir todos os resultados da 32ª Fenagro, basta clicar aqui.
Fonte: ABCCMM
Crédito das fotos: Sidney Araújo