Ao todo, 502 animais foram inscritos para disputar os títulos de 75 categorias

Adrenalina, expectativa e muita emoção. Esses foram apenas alguns dos sentimentos experimentados por apresentadores, expositores, criadores e expectadores que participaram e acompanharam, de perto, as provas do 12º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada (CBMP).

O evento foi realizado entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro no Parque de Exposições de Salvador/BA. Semelhantemente, os julgamentos da marcha picada ocorreram em conjunto com 32ª Feira Internacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro).

Assim, dando show de beleza e andamento, os 502 animais inscritos entraram em pista para disputar os títulos de 75 categorias, entre marcha e morfologia, válidas tanto para o CBMP quanto para a Fenagro.

Marcha picada vem atraindo cada vez mais adeptos

Inegavelmente, a marcha picada vem escrevendo importantes capítulos na história do Mangalarga Marchador. Afinal, os eventos têm mostrado sempre uma crescente na qualidade de animais e quantidade de criadores.

Em conclusão, aos 81 lotes de animais e 40 de embriões colocados à venda nos leilões, sobraram qualidade e liquidez. Com todos os lotes vendidos, a movimentação financeira dos remates girou em torno de R$ 8 milhões.

Cavalo Mangalarga Marchador de Marcha picada deu um show em pista

CBMP no caminho certo

De acordo com  presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia, Saulo de Faria, o CBMP 2019 serviu como um termômetro.

“Certamente, nós conseguimos mostrar ao Brasil todo o potencial da Marcha Picada, a evolução dos últimos anos foi percebida nas provas emocionantes e na estrutura que tivemos”.

Emoção tomou conta dos apresentadores durante o CBMP 2019

Além disso, ele citou o número recorde de animais no evento, bem como a participação do público. “A avaliação positiva da diretoria da ABCCMM mostra que estamos no caminho certo. O sucesso deste ano foi uma semente plantada para que possamos trabalhar muito mais.”, conclui.

Campeões dos Campeões

Dos 502 animais participantes, um distinto grupo de cavalos e éguas voltou para casa com os títulos de Campeões e Reservados Campeões dos Campeões de Marcha Picada, Ano Hípico 2018/2019. Foram eles:

A Campeã das Campeãs foi Dama da Barra do Rubim, do Haras Cordeiro, de Maranguape/CE. Em segundo lugar, ficou Potira de Mairi, do Haras Mascarenhas, de Itabuna/BA.

502 animais participaram das disputas no evento

Entre os machos, o Campeão dos Campeões foi Timoneiro da Riocon, da Fazenda Paineiras, de Macajuba/BA, enquanto que o Reservado campeão foi Iraque da Água Boa, da Fazenda Faenza, de Ipirá/BA

Por fim, entre os Castrados, o Campeão dos Campeões foi Athos do Salto Boa Vista do Haras Escuro, de Limoeiro/BA. Do outro lado, o Reservado Campeão foi  Tribunal do Cônego Vitor, do Iluminata RFM, de Paudalho/PE.

13º CBMP será na Bahia

A capital baiana já está confirmada como sede para o 13º CBM de Marcha Picada, edição 2020. O anúncio foi feito pelo presidente da ABCCMM, Daniel Borja.

Leia mais notícias sobre o Mangalarga Marchador

“Levar o CBM para a Bahia é sempre uma decisão acertada, não só porque é uma região que é reduto da Marcha Picada, mas por toda a estrutura do Parque de Exposições, a organização, infraestrutura, engajamento dos criadores e também a acolhida do público. Com toda certeza, em 2020 teremos mais uma festa grandiosa, a altura do nosso cavalo.”, finaliza.

Conheça as éguas campeãs de marcha picada:

Campeonato Égua Júnior
Campeã: Bartira Itaperuna, do Itaperuna – Guanambi/BA
Reservado Campeão: Granfina do JRG, da Fazenda Monte Sinai – Santo Antônio de Jesus/BA

Campeonato Égua Master
Campeã: Potira de Mairi, do Haras Mascarenhas – Itabuna/BA
Reservado Campeão: Esmeralda da Pedra Ferrada, do Haras Havana – Porto Feliz/SP

Campeonato Égua Graduada
Campeã: Dama da Barra do Rubim, do Haras Cordeiro – Maranguape/CE
Reservado Campeão: Devassa da Praia Maracaípe, do Iluminata RFM – Paudalho/PE

Campeonato Égua Sênior
Campeã: Dandara Caballero, do Haras Havana – Porto Feliz/SP
Reservado Campeão: Canção do Cinco E, do Tonho – Itabuna/BA

Campeonato Égua Adulta
Campeã: Juta do Viajeiro, do Tropa Viajeiro – Unaí/MG
Reservado Campeão: Cristal do Iluminata, do Iluminata RFM – Paudalho/PE

Campeonato Égua 
Campeã: Mulata do Monteiro, da Fazenda Primavera – Limoeiro/PE
Reservado Campeão: Dalila do Iluminata, do Iluminata RFM – Paudalho/PE

Campeonato Égua Jovem
Campeã: Fiorela de Tomba Surrão, do Haras Marjoi – Riachão do Jacuípe/BA
Reservado Campeão: Viena da Riocon, do Haras Federall – Itaberaba/BA

* Para conferir todos os resultados da 32ª Fenagro, basta clicar aqui.

Fonte: ABCCMM
Crédito das fotos: Sidney Araújo