Diante de um ano atípico igual o de 2020, conquistar o maior título da raça Mangalarga Marchador é um feito que merece ser mais do que enaltecido. Deve-se, portanto, ser homenageado. Por isso, essa reportagem traz um breve histórico dos cavalos que foram Campeões Brasileiros de Marcha em 2020.
São eles: Orgulho do Cantagallo, de Marcha Batida, e Selvagem de Mairi, de Marcha Picada. Sendo assim, abaixo confira mais detalhes dos atuais Campeões Brasileiros da raça Mangalarga Marchador.
Orgulho do Cantagallo
Orgulho do Cantagallo sagrou-se Campeão dos Campeões Brasileiros de Marcha Batida na disputa mais acirrada do ano. Ou seja, o 34º CBM, realizado em Tietê/SP. Como seu próprio nome expressa, o cavalo é, sem dúvida, “orgulho” daqueles que acompanham a sua trajetória em pista.
Fruto do cruzamento de Uniforme do Círculo D em Trilha Morro Grande da Zizica, Orgulho descende na linha baixa do padreador Trilho da Zizica. Pai de centenas de filhos registrados na raça, o marchador de pelagem castanha é também detentor de dezenas de premiações pelo país.
Por exemplo, em 2018, conquistou o título expressivo de Campeão Nacional Cavalo Adulto Maior de Marcha. Depois, em 2019, Campeão Brasileiro Cavalo Master de Marcha e, ainda, Reservado Campeão dos Campeões Brasileiros de Marcha.
De exposição do criador André Nascimento Monteiro, Haras Sapecado, Itaperuna/RJ, o marchador apresentou-se em plena forma no CBM, garantem especialistas. Como resultado, chamou atenção dos árbitros e levou para casa o tão esperado título brasileiro.
Selvagem de Mairi
Com apresentações memoráveis, o marchador Selvagem de Mairi dominou a pista do Parque de Exposições de Salvador durante o 13º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada. Mas de “selvagem”, o Campeão dos Campeões Brasileiro possui apenas o nome.
Afinal, dentro da pista esbanjou qualidade de sela e as demais qualidades apreciadas na raça. Conquistando, portanto, não apenas os fãs da boa marcha, como também os árbitros julgadores da prova.
Com genética de vencedor – fruto do cruzamento de Lampeão HO em Imagem de Mairi – Selvagem coleciona 52 premiações em sua primeira década de existência (nasceu em agosto de 2010).
É no Haras Arena, na cidade pernambucana de Gravatá, que o troféu de Campeão dos Campeões Brasileiro de Marcha Picada 2020 está exposto. O criatório é de propriedade de José Alberto Santos Venceslau da Silva.
Fonte: ABCCMM
Crédito das fotos: Divulgação/ABCCMM
Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus