A frente do criatório situado em Pedro Leopoldo/MG há 30 anos, Vicente Bretz fala de história, genética e das amizades que conquistou junto ao Marchador
Diferentemente da maioria dos criadores de equinos, a ligação com o mundo dos cavalos de Vicente Bretz, do Haras Fórum, não veio de família. Surgiu a partir de um presente inusitado de um amigo: um exemplar da raça Mangalarga Marchador.
Ao se deparar com toda a funcionalidade do animal, logo se encantou. Por conta disso, resolveu iniciar a sua criação. A princípio, sem sede fixa, usando um sítio emprestado de um amigo. Isso até a compra efetiva da fazenda, localizada em Pedro Leopoldo/MG.
De lá para cá já se passaram 30 anos de criação do Haras Fórum. Diante de tanta história para contar, resolvemos bater um papo com Vicente Bretz. Assim, ele falou de genética e das amizades que conquistou junto ao Marchador. A entrevista completa você confere abaixo. Não perca!
Início da história
“Desde a infância sempre gostei de cavalos. Mas essa paixão não vem de família. Nunca nenhum familiar criou. Em 1990, ganhei um Mangalarga Marchador de um grande amigo, Venâncio, do Haras Piabanha/RJ. Um cavalo só para andar na fazenda, para fins de lazer.
Gostei muito da experiência e decidi começar a criar. O presente foi um incentivo para o início da criação. Já a escolha pelo Mangalarga Marchador foi em atribuição a funcionalidade da raça, que me encantou desde o início.
Assim, procurei por um nome forte. Que transmitisse determinação e coragem. Adjetivos que sempre apreciei e que utilizaria para conduzir o criatório dali em diante. Como resultado, o nome Fórum tem várias definições. Inclusive uma delas é ‘onde os fortes se encontram’.”
Primeiros passos
“No ano de 1992, ainda sem sede fixa, construímos algumas baias em um sítio emprestado do amigo Valtinho. Lá ficamos um tempo até a compra da fazenda, o Haras Fórum. Sem dúvida, ficamos entusiasmados com a criação e logo em seguida nos associamos na ABCCMM.
A princípio, o início da criação teve como base animais adquiridos das linhagens Herdade, Abaíba, Santa Terezinha e Porteira de Tábua. Na época, posso destacar, entre outros, os garanhões Batuy da Santa Terezinha, que, inclusive, é o pai da Bela Fórum, animal que mais tarde me daria muitas alegrias e o Retalho da Porteira de Tábua, Reservado Grande Campeão Nacional e pai de Hidrato Fórum, meu orgulho no haras.
Em seguida vieram novas aquisições das tropas Santa Lúcia e Kafé. Dentre eles, por exemplo, posso citar: Diadema Santa Lúcia; Quadrilha De Santa Lúcia; Meireles Jagunço; Agata de Santa Lucia; Tirolesa de Santa Lúcia.
Na sequência teve: Usina Kafé; Garota Kafé da Nova;Tropeira Kafé da Nova; Navalha Kafé; Ressaca Kafé; Revanche da Selva Morena; Rapsódia Kafé e Madona Três Esses.
Sobretudo, nessa época o animal que mais me deu alegrias foi a Bela Fórum. Uma potra filha da Brisa Escala em Batuy da Santa Terezinha. Era impressionante. Por onde ela passava, conquistava títulos. Foi com ela que ganhei meu primeiro troféu. Uma experiência indescritível que marcou muito nesse início.”
Destaque do Haras Fórum
“Sem sombra de dúvidas o destaque e meu maior orgulho nesses 30 anos de criação foi o Hidrato Fórum. Afinal, esse garanhão conquistou um feito que é considerado para poucos na raça. Ou seja, sagrou-se Bi Grande Campeão Nacional da Raça. Sendo assim, os anos de 2007 e 2009 foram inesquecíveis e ficarão guardados na memória.
Além disso, até hoje o Hidrato é referência por suas medidas. Ele ilustra livros e materiais didáticos da raça por ser considerado o exemplar que possui as características mais próximas do padrão racial.
Em resumo, o Hidrato tem papel importante na história do Mangalarga Marchador e foi o protagonista em elevar o Haras Fórum que se tornou conhecido nacionalmente.”
Momento mais marcante da criação
“O cavalo me proporcionou vários momentos marcantes em pista. Mas hoje, sem dúvida, o que marca muito essa minha história junto ao marchador foram as amizades que conquistei no meio.
Hoje ganhei irmãos, pessoas que jamais conheceria se não fosse o cavalo. Estou falando tanto de criadores quanto de profissionais que conheci e hoje trabalham junto comigo.
Pessoas que, sobretudo, ganharam minha confiança e meu respeito. O que me encanta é essa família que conquistei. Sou muito grato ao Marchador por isso.”
Opinião marcha picada
“Apesar de hoje a maioria do plantel Fórum ser constituído por animais de marcha batida, aprecio muito e sou um admirador da marcha picada. Inclusive temos duas apostas para esse ano: Capela e Cortina Fórum.
O Radiante Fórum, animal que fez história na raça e hoje está em criatórios renomados que criam marcha picada é cria nossa. Dessa forma, o Radiante é motivo de muito orgulho para a família Fórum.”
Perspectivas para 2020
“Acima de tudo, esse ano quero ficar entre os 10 melhores no ranking nacional. Acho que é uma meta sadia a ser alcançada. Afinal, acredito que esse ano temos uma tropa até melhor que a do ano passado, além de mais numerosa.
Tanto que trabalhamos hoje com o reprodutor Uniforme do Rancho 13, cavalo que comprovou a produção em casa. Estamos no processo de seleção e ainda na fase de teste dos animais. As expectativas são as melhores. Estamos com muitos animais promissores.”
Dica para quem quer começar a criar
“Baseado em toda a minha experiência, investiria em embrião. Sempre me dei bem na compra e tive resultados positivos. Para poder ter uma chance no mercado, o criador tem que participar de eventos e ganhar títulos.
Não adianta ficar dando “murro em ponta de faca” e não conseguir vender os animais. Não adianta criar por hobby, é preciso ter um retorno. Eu mesmo crio mais por hobby do que para fins comerciais, mas o retorno é indispensável.
Por fim, com embrião você consegue ter acesso a produtos de excelente qualidade e boa genética a bons preços. Eu firmaria embrião se começasse a criar hoje.”
Notas finais
Ao fim da conversa, Vicente Bretz fez questão de agradecer aos amigos e profissionais que estiveram junto com ele nestes 30 anos de criação. Entre os nomes citados, o Venâncio, do Haras Piabanha, e Daniel Botrel, do Porteira de Tábua (in memoriam), amigos que o impulsionaram e ajudaram a construir esse sonho, e o Serginho, seu braço direito no criatório, considerado um filho por Bretz.
Gilberto Abade, do haras Descobrimento, Marcelo Baptista, do Maripá, assim como Yuri Engler, do haras Yuri e Daniel Borja, do haras Siriema também têm um espaço especial na história Fórum.
A trajetória do criatório mostra que, para obter sucesso e permanecer durante 30 anos em destaque, é preciso mais que apenas criar cavalos. A valorização do trabalho em equipe, a busca pela evolução da raça e o namoro constante com o animal fazem do haras Fórum essa fortaleza, com um plantel formado por animais de alto padrão. Motivo de orgulho e satisfação para a família Mangalarga Marchador.
Fonte: Top Marchador
Crédito das fotos: Reprodução/Top Marchador
Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus