Comendador Laurinho Megale, titular do criatório, compartilha um pouco da história da sua criação
Situado em Ouro Fino, região Sul de Minas Gerais, o Haras Zel é bastante conhecido no meio equino. Sobretudo, os principais investimentos se deram a partir de 2012.
Mas, apesar do pouco tempo, o criatório já tem bastante história para contar. São, inegavelmente, casos de sucesso que o empresário José Lauro Afonso Megale, mais conhecido como Comendador Laurinho Megale, nos revela na entrevista abaixo. Confira!
Início no Mangalarga Marchador
“Tudo aconteceu de forma bastante natural. Afinal, meu pai criava Pampa e, quando ele adoeceu, eu me aproximei das atividades na fazenda. Depois, com o falecimento dele, em 2009, eu assumi as rédeas do criatório.
Dessa forma, selecionei a tropa e registrei na ABCCMM. Portanto, todos os animais do plantel são Marchadores. Acima de tudo, considero a raça multifuncional e de beleza ímpar.
Contudo, a partir de 2012, passamos a contar com o talento do Pedro Costa, que é o gerente do Zel. Em conclusão, a chegada dele trouxe novo fôlego para os trabalhos e tudo começou a ganhar forma.”
Principais dificuldades enfrentadas no início
“As mesmas que todo novo criador tem. Mas fui perseverante, sempre me inspirando em meu pai, José Lauro Megale. Nesse sentido, investimos na capacitação da nossa equipe de trabalho. Além disso, contamos com a ajuda e parceria de criadores amigos.
Aos poucos fomos aprendendo e tomando o caminho certo. Hoje, focamos em melhoramento genético e cuidados de ponta com os animais. Objetivando, assim, uma tropa de cabeceira, que nos traga muitos títulos.
Do mesmo modo, nos cruzamentos busco, além da melhor genética de marcha e morfologia, seguir minha intuição com a ajuda de Deus. Procuramos parceria com outros haras, no intuito de sempre trazer a melhor genética para o sufixo Zel.”
Momento marcante da trajetória
“Quando a Folia Zel, uma filha do Haity Caxambuense, subiu pela primeira vez a rampa da Nacional, em 2014. Naquele instante tivemos a certeza do caminho que desejávamos trilhar.
Depois, no ano seguinte, lá estava ela novamente, nos enchendo de orgulho. Sendo, portanto, novamente coroada Campeã e Grande Campeã da Raça.”
Premiações relevantes para o haras
Por três anos consecutivos recebemos o prêmio Melhor Criador de Marcha Picada do Estado de Minas Gerais. Além da brilhante atuação da Folia Zel em 2015.
Também tivemos a imensa felicidade de ter Arlequim subindo a rampa com a nossa equipe. E, ainda, Birmânia, negociada durante a Nacional, como Campeã das Campeãs.”
Exemplares de destaque do criatório
“Contamos com uma bela tropa. Animais nascidos na fazenda e outros trazidos de outros criatórios para melhoria genética. Entre os destaques temos Folia do Zel, filha de Haity Caxambuense, que foi Grande Campeã da Raça em 2015 na Nacional.
Acima de tudo, Folia já está nos trazendo bons frutos e temos grandes promessas, como:
- Banda do Zel (Zorro do Zel x Flecha do Zel): neta de Haity, 4ª colocada no CBM, ainda jovem e com poucas pistas no currículo;
- Arlequim Serra Bela (Galante do Expoente x Sapucaí do Porto Palmeira): belo macho de marcha picada, Campeão Nacional de Marcha e Categoria em 2018 e 1º prêmio Grande da Raça;
- Amora do Porto Palmeira (Extrato do Minato x Sinhá do Porto Palmeira);
- Falcão do Zel (Sublime da Ogar x Tequila do Porto Palmeira): futuro garanhão, marchador que tem a pelagem pampa, minha favorita, vem com força brigar pelo título da Nacional.
Além desses, temos mais animais de pista em sociedade com outros haras. São eles: Tequila do Porto Palmeira, Atitude do Corumbá, Década de Três Corações e Noviça RRC.
Sem falar na campeoníssima Birmânia Calambau do Cardeal, que já nos trouxe alegrias no passado. E, ainda, vem deixando sua genética forte em nosso criatório.”
Principais reprodutores e doadoras do Haras Zel
“A princípio, no quesito reprodutores temos Haity Caxambuense (marcha picada) e Galante do Expoente (marcha batida). São eles, aliás, nossos destaques.
Ademais, contamos ainda com Fator e Arlequim, que já vem mostrando uma produção espetacular.
Já as doadoras, temos:
- Folia do Zel;
- Ideia das Minas Gerais;
- Devassa J. Dias;
- Vaidade da Santa Esmeralda;
- Ariel do Zel;
- Kapitu do Zel;
- Antártica do Zel;
- Tequila do Porto Palmeira;
- Década de Três Corações;
- Hilux do Narciso;
- Vegas do Zel, Xuxa Luxor;
- Quiris Luxor, Noviça RRC;
- Atitude do Corumbá;
- Xispa Morro Grande da Zizica;
- Amora do Porto Palmeira;
- Duna da Cachoeira;
- Birmânia Calambau do Cardeal.”
Por Top Marchador
Crédito das fotos: Divulgação/Top Marchador/Haras Escuro
Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus