Mangalarga Marchador

Saúde e bem-estar: entenda como funciona a coluna dos equinos

Diretor executivo da ENA explica que é importante que o cavaleiro tenha conhecimento para poder extrair do animal o melhor desempenho em pista

Respeitar as fases de desenvolvimento dos animais é essencial para a garantia e manutenção da saúde, bem-estar e produtividade dos indivíduos. Sabendo disso, que a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) tem se preocupado em agregar mais conhecimento técnico aos seus associados.

Tanto que, recentemente, divulgou algumas explicações sobre a coluna dos equinos. Afinal, ao entender melhor os posicionamentos da coluna do animal, o cavaleiro/apresentador/criador irão conseguir proporcionar um melhor desempenho do animal durante as provas. Confira!

Entenda melhor a coluna dos equinos

De acordo com o diretor executivo da Escola Nacional de Árbitros, Carlos Augusto Sacchi, a coluna dos equinos é um eixo de sustentação e de transmissão de força. Anatomicamente ela é composta pelas seguintes vértebras: CT18 LSCa15 a21. Ou seja:

  • Pescoço: Atlas, Axis e mais cinco vértebras cervicais
  • Cernelha: Apófises espinhosas da 2º à 7º vértebras torácicas
  • Dorso: 8º à 18º vértebras torácicas
  • Lombo: 6 vértebras lombares
  • Garupa: 5 vértebras sacrais
  • Cauda: 15 a 21 vértebras caudais

“Os diferentes posicionamentos da coluna durante a equitação interferem diretamente na locomoção do equino. Assim, é importante que o cavaleiro tenha conhecimento para poder extrair do animal o melhor desempenho sem que isso traga prejuízos à sua integridade física”, explica Sacchi.

Além disso, o diretor acrescenta que há uma série de problemas que acometem os cavalos e que podem ter sua origem na coluna vertebral. “Dentre esses problemas, muitos são reflexos da precocidade com que se tem realizado a doma e o treinamento do Marchador”.

Portanto, fique atento quanto à alimentação, ao manejo e à intensidade dos trabalhos. E, acima de tudo, sempre procure adequá-los à idade do seu animal. Afinal, na criação de cavalos a saúde e o bem-estar precisam ser prioridade. 

Fonte: ABCCMM
Crédito das fotos: Divulgação/ABCCMM

Veja mais notícias sobre o cavalo Mangalarga Marchador no portal Cavalus