Mangalarga Marchador

Top Marchador: conheça a história da Fazenda Morro Grande da Zizica

Confira mais uma reportagem especial da Revista Top Marchador em parceria com o portal Cavalus sobre a história do surgimento do Mangalarga Marchador

“O Truc da marcha é não sair do trilho em cima do Trem!”. É com esta citação, quase poética, que começamos a descrever um pouco da Fazenda Morro Grande da Zizica, localizada no município de Baependi.

Acima de tudo, a frase resume parte do sucesso de um dos criatórios mais importantes da região Sul de Minas Gerais. Afinal, traz os nomes de exemplares excepcionais criados no plantel.

Criatório secular e familiar, iniciado em 1910, a gestão atual está a cargo de Maurício de Barros Pereira, que se dedica intensamente à evolução dos animais do plantel. Veterinário, ele aplica todo o seu conhecimento no propósito de ampliar a notoriedade dos exemplares criados na fazenda.

Pela tradição e por estar no berço da raça, o Mangalarga Marchador foi escolhido para ser o cavalo de sela da família. Decisão que, certamente, se fortalece, de geração em geração, sempre em busca de marcha e conforto.

As principais bases da tropa, hoje formada por aproximadamente 180 animais, vieram das fazendas Angahy, Favacho, Traituba e Lobos. Por estar próxima à estação ferroviária de Encruzilhada (Cruzília), o criatório ganhou destaque ao oferecer animais de andamento marchado para transportar os passageiros que ali desembarcavam até a sede do distrito, uma distância de aproximadamente 9 km.

Em 1976, a tropa do criatório foi registrada na Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador com o sufixo “Morro Grande”. Depois, em 1979, a família optou por “Morro Grande da Zizica”.

Entre as características primordiais dos cavalos do criatório, todos de marcha batida, destacam-se: andamento confortável, temperamento de sela e a linha de sangue que ressalte as características apresentadas no próprio biótipo dos animais.

Certamente, cavalos que são amplamente usados nos trabalhos da fazenda, no lazer e em passeios mais longos, como as cavalgadas.

Destaques da Fazenda Morro Grande da Zizica

No time das fêmeas, destaque para as doadoras Copa, Xispa, Edna, Gigi, Qualidade, Zazá e Imponência, que inclusive é mãe de dois Grandes Campeões Nacionais.

Copa produziu Truc do Morro Grande, que impulsionou a tropa por ser um cavalo de excelente comodidade e vigor extraordinário. Deste garanhão descendem todos os animais da Morro Grande, destaque para: Edna, Gigi, Gabi, Vic, Imponência, Jussara, Luana, Proeza, Realeza, Sabrina, Qualidade, Zaira, Zureta, Begônia, Barra, Brasa, Copa II, Tributo, Tanque, Telegrama e Trigueiro, entre outros.

Outro garanhão de destaque é Trilho da Zizica, nascido em 1992, do cruzamento de Gigi com Caruzo J.D. (do criador Bruno Teixeira de Andrade. Um exemplar de andamento extremamente marchado, bom de boca e temperamento.

Tanto que em todas as competições em que entrou, saiu como Campeão ou Reservado Campeão. Aliás, coleciona dezenas de títulos de marcha, vários nacionais. Em sua produção, sobressaem Turbante, Araponga, Xispa, Trilha, Zapata, Candidata e Utopia, entre vários outros.

Por fim, não poderíamos deixar de citar aqui os garanhões Turbinado, Trajeto, Testamento e Trem, a grande aposta para a edição 2016 da Nacional.

Marcelo Pereira, Mauricio Pereira, Marco Antonio Pereira, João Pereira e Russo ao lado de Trevo Morro Grande da Zizica

Trabalho de seleção

Temperamento de sela, conforto e genética racial comprovada são padrões valorizados pelo criador Maurício no Marchador, que acredita que o trabalho de seleção deve ser feito em cima da sela.

Como tradicional criador sul-mineiro, ele apoia, sobretudo, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Berço da Raça. Este que tem, aliás, promovido o desenvolvimento do Mangalarga Marchador, unindo criadores e proporcionando eventos e momentos de grande satisfação familiar, como as exposições e os encontros de Prosa e Marcha, onde é possível trocar experiências, fazer negócios e fortalecer vínculos.

Acredita ainda na continuidade dos trabalhos realizados pela ABCCMM na promoção da raça e na divulgação das qualidades do melhor cavalo de sela do mundo.

Por Top Marchador
Crédito das fotos: Reprodução/Top Marchador

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

X