Mangalarga Marchador

Veja quais éguas foram Campeãs Brasileiras de Marcha em 2020

Nesta reportagem você acompanha um breve histórico de cada égua que entrou para o seleto grupo de Campeãs Brasileiras de Marcha da raça Mangalarga Marchador

Publicado

⠀em

Anteriormente, o portal Cavalus trouxe uma reportagem especial relembrando os cavalos que conquistaram o titulo nacional de marcha da raça Mangalarga Marchador. Agora chegou a vez delas, ou seja, das éguas que foram Campeãs Brasileiras de Marcha em 2020.

São elas: Gameleira II Genial, que subiu no lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro de Marcha Batida (CBM de Batida), e Delícia da Balada, que conquistou o maior prêmio do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada (CBM de Picada).

Abaixo você conhece um pouco mais da história de cada uma das Campeãs Brasileiras de Marcha em 2020 da raça Mangalarga Marchador. Confira!

Gameleira II Genial (Desafio de Alcatéia x Traituba Ziara) – Divulgação/Rodrigo Mendes

Gameleira II Genial

Sem dúvidas, ela entrou na pista do Haras Raphaela, em Tietê/SP, durante o CBM de Batida bem treinada e, assim, disputou em sua categoria com grandes nomes da raça. Como resultado, a fêmea de notável andamento sagrou-se na competição Campeã das Campeãs Brasileiras de Marcha. 

O título máximo enche de orgulho a equipe do Haras General, de Campos dos Goytacazes/RJ. Afinal, a égua tem construído uma trajetória de sucesso por onde passa. 

Em 2020, ela sagrou-se em março, na última edição da ENMMERJ, Campeã das Campeãs de Marcha e a Grande Campeã Adulta da Raça. Dobradinha, aliás, comemorada por todos que acompanharam a evolução da tordilha. 

Prestes a completar 5 anos, Gameleira II Genial, é fruto do cruzamento de Desafio de Alcatéia em Traituba Ziara. Neta, portanto, na linha alta de Pavão do Morro Queimado e Favacho Jamaica, e na linha Baixa, de Pégaso Traituba AA e Traituba Folia.

Integrante do time de pista do criatório fluminense, Gameleira marcha para os novos desafios e deixa sua marca na História do CBM.

Delícia da Balada (Landau Dois Irmãos x Fragata SCA) – Foto: Reprodução/Facebook

Delícia da Balada

Da terra do sertanejo para a terra do axé. Esse foi o ousado caminho percorrido pela égua Delícia da Balada, que saiu da cidade de Petrolina de Goiás/GO para bilhar na pista do Parque de Exposições de Salvador/BA. Inegavelmente, ela conquistou a simpatia dos participantes e expectadores do 13º CBM de Marcha Picada.

Campeã em sua categoria, Égua Adulta Maior, na disputa pelo título nacional de Campeã das Campeãs de Marcha, Delícia mostrou que, além de estar em boa fase, também estava bem treinada e em sintonia com seu apresentador.

Filha de Landau Dois Irmãos em Fragata SCA nasceu em fevereiro de 2015, em Anápolis também em Goiás. Seu feliz expositor foi Márcio Ramos Gonçalves, do Haras Limongy, localizado na cidade de Petrolina de Goiás.

Portanto, ao tornar-se Campeã das Campeãs Brasileira de Marcha Picada de 2020, Delícia da Balada, carimbou, de forma definitiva, o próprio nome na história da raça Mangalarga Marchador.

Por Natália de Oliveira
Fonte: ABCCMM
Crédito das foto em destaque: Divulgação/H. Possebon

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Mangalarga Marchador

1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí reúne 203 animais

Confira os resultados dos grandes campeonatos da Expo Especializada Marchador de Tatuí, tanto marcha batida quanto de picada

Publicado

⠀em

A 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí/SP foi encerrada sob aplausos de criadores e expositores participantes. Ao todo, o evento – realizado de 02 a 06 de março – reuniu 203 animais, sendo 127 de marcha batida e 76 de picada.

“Exposição de altíssimo nível”, foi o que garantiram vários criadores e expositores do evento, organizado pelo Núcleo de Jundiaí, Região e Circuito das Águas. Dessa forma, a pista do Centro Hípico de Tatuí  foi palco das disputas dos exemplares da raça Mangalarga Marchador.

Lucas Fernando Augusto ficou a cargo do julgamento do andamento dos animais. Já a parte morfológica, José Renato Costa Caiado foi quem comandou os julgamentos. Além disso, o técnico de admissão do evento foi Luiz Henrique de Simone. 

Por fim, vale destacar que o evento seguiu todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia. Bem como uso de máscara facial, distanciamento no recinto, aberto apenas aos expositores, aferição de temperatura, etc.

Abaixo você confere os resultados dos grandes campeonatos da 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí:

Campeões da Marcha Batida

Marchador Ideal
– Adulto Fêmea: Honduras do Conforto – Haras Conforto – Sorocaba/SP
– Adulto Macho: Quixote Apalache – Condomínio Apalache

Campeões dos Campeões da Raça
– Jovem Fêmea: Veneza do Minatto – Haras Aurora – Nova Veneza/SC
Adulto Fêmea: Gilete do Conforto – Haras Agrotex – Tatuí/SP
– Adulto Macho: Éssico do Conforto – Condomínio Éssico do Conforto

Campeões dos Campeões de Marcha
– Jovem Fêmea: Elita da Agrotexas – Haras Agrotex – Tatuí/SP 
– Adulto Fêmea: Deusa do Porto Palmeira – Haras Porto Palmeira – Sapiranga/RS
– Adulto Macho: Éssico do Conforto – Condomínio Éssico do Conforto

Resultado Marcha Picada

Marchador Ideal
– Adulto Fêmea: Chalana Beira Rio – Haras Havana – Porto Feliz/SP
– Adulto Macho: Romano do Cônego Vitor – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Campeão dos Campeões da Raça
– Adulto Fêmea: Helga M.P.O. – Haras do Potrinho – Borda da Mata/MG
– Adulto Macho: Baruk Haras Havana – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Campeão dos Campeões da Marcha
– Adulto Fêmea: Esmeralda da Pedra Ferrada – Haras Havana – Porto Feliz/SP
– Adulto Macho: Romano do Cônego Vitor – Haras Havana – Porto Feliz/SP

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/LR Eventos

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Exposição Brasileira do Criador é suspensa

Decisão foi tomada em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19 em todo o país, informou o presidente da ABCCMM

Publicado

⠀em

Em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) informou nesta semana que optou por adiar a Exposição Brasileira do Criador. A princípio, o evento aconteceria entre os dias 17 a 21 de março, no Parque de Exposições de Varginha/MG.

Através de um vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente da ABCCMM, Daniel Borja, ao lado do diretor financeiro da entidade, Adolfo Géo Filho, deram a notícia aos amantes da raça. “Nós estamos vindo aqui, eu e o Adolfo, para dar uma notícia que a gente não gostaria de dar. A gente prefere falar sobre os eventos da raça. Mas hoje viemos fazer um aviso: nós estamos suspendendo a Exposição Brasileira do Criador”.

E o presidente ainda acrescentou: “Um evento que estávamos sonhando em fazer e realizar, mas devido ao momento atual, com a pandemia que estamos vivendo, a gente sabe que a prudência neste momento é muito importante”, frisou Daniel Borja.

Decisão tomada com autoridades sanitárias

Ainda de acordo com o que foi dito no vídeo, a ABCCMM chegou falar com autoridades sanitárias antes de tomar a decisão pela suspensão da Exposição Brasileira do Criador. “Tivemos contato com algumas autoridades sanitárias do estado, pedimos a opinião de dois membros que trabalham com a gente, que dão apoio nessa área, e a decisão foi unanime pra gente suspender até essa pandemia melhorar”, disse Adolfo no vídeo.

Por fim, o diretor da ABCCMM disse que o momento é, sem dúvida, de priorizar o bem-estar e a saúde de todos.  “Nós temos que nos preocupar com a vida dos seres humanos, dos nossos funcionários, colaboradores. É a decisão acertada e vamos juntos que daqui a pouco estamos superando isso aí”, finalizou, portanto, Adolfo no vídeo do comunicado.

Por Natália de Oliveira
Fonte: ABCCMM
Crédito das foto em destaque: Divulgação/ABCCMM

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga Marchador

1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí teve início nesta terça-feira

Disputas de marcha e morfologia do evento foram separados em dias exclusivos para marcha picada e outros somente para batida; confira a programação completa

Publicado

⠀em

Teve início na manhã desta terça-feira (02) a 1ª Expo Especializada de Tatuí/SP. Com disputas de animais da raça Mangalarga Marchador, tanto de marcha picada quanto batida, o evento segue até sábado (06) no Centro Hípico de Tatuí. 

Organizado pelo Núcleo de Jundiaí, Região e Circuito das Águas, a 1ª Expo Especializada Marchador de Tatuí dividiu as disputas em duas etapas. Ou seja, de terça a quarta-feira, os animais de marcha picada serão julgados. Depois, de quinta-feira a sábado, entram em pista os exemplares de marcha batida.

Dessa forma, para o julgamento do andamento dos animais Lucas Fernando Augusto será o árbitro. Já a parte morfológica ficará a cargo de José Renato Costa Caiado. Além disso, o técnico de admissão do evento é Luiz Henrique de Simone. 

Entre a programação do evento, na quinta-feira (04), a partir das 19h, será realizado um Dia de Campo no Haras Agrotexas. Afinal, o criatório fica localizado em Tatuí, próximo do Centro Hípico da cidade.

Por fim, vale destacar que o evento segue todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia. Bem como uso de máscara facial, distanciamento no recinto, aberto apenas aos expositores, aferição de temperatura, etc.

Outras informações sobre a Expo Especializada Marchador de Tatuí você encontra no site www.eventoslr.net.br/home/.

Evento segue até sábado (06) em Tatuí – Foto: Divulgação/LR Eventos

Programação Marcha Picada

02/03, terça-feira  
=> 8h, início dos julgamentos de morfologia: Cavalo Júnior, Cavalo Jovem, Cavalo, Cavalo Adulto, Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

=> na sequência, campeonatos de marcha: Cavalo Júnior, Cavalo Jovem, Cavalo, Cavalo Adulto, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

03/03, quarta-feira
=> 9h, início dos julgamentos: Potro Mirim, Potra Mirim, Castrado, Morfologia Grande Raça, Marcha Grande da Raça e Campeão dos Campeões;

Programação Marcha Batida

04/03, quinta-feira
=> 9h, início dos julgamentos: Potros, Potras, Morfologia Cavalo Júnior, Morfologia Cavalo Jovem, Morfologia Cavalo, Morfologia Cavalo Adulto, Marcha Cavalo Júnior, Marcha Cavalo Jovem, Marcha Cavalo e Marcha Cavalo Adulto;

=> 19h, Dia de Campo no Haras Agrotexas

05/03, sexta-feira
=> 9h, início dos julgamentos de morfologia: Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

=> na sequência, campeonatos de marcha: Cavalo Sênior, Égua Junior, Égua Jovem, Égua, Égua Adulta e Égua Sênior;

06/03, sábado
=> 9h, início dos julgamentos: Grandes Campeonatos Jovem da Raça, Morfologias Grande Campeonato Adulto da Raça e Marcha Campeão dos Campeões;

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/LR Eventos

Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus

Continue lendo
X
X