Exposição Brasileira do Cavalo Mangalarga 2018

Mais de 200 animais entraram em pista, neste que foi o primeiro evento realizado pela nova diretoria da raça

A cidade de Bauru, no interior paulista, pela primeira vez foi palco da Exposição Brasileira do Cavalo Mangalarga. O evento, que foi realizado entre 24 e 27 de maio no Recinto Mello Moraes, recebeu em pista mais de 200 animais e contou com um público de aproximadamente 2.500 pessoas.

Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo da Raça Mangalarga, esta foi a primeira grande competição organizada pela nova diretoria da entidade, que tomou posse em janeiro e é presidida por Luis Augusto de Camargo Ópice. A Exposição Brasileira do Cavalo Mangalarga trata-se da segunda mais importante do calendário de provas da raça.

Segundo o Presidente da associação, a cidade foi escolhida por ser um polo regional da criação e ser estratégica para o desenvolvimento da Raça. “Bauru é importantíssima para as pretensões do Mangalarga por abrigar tradicionais criatórios em sua região”. Além das competições, o evento contou com atrações como: palestras interativas, Festival de Food Truck, happy hour com música ao vivo e espaço kids.

Competições

Minas Gerais, Paraná e São Paulo, são alguns dos estados participantes do evento. Em pistas, os cavalos demonstraram as aptidões da raça nas provas de Marcha e Funcional, ocasião em que foram eleitos os campeões brasileiros deste ano. Os participantes foram avaliados nos quesitos morfologia e andamento. “Para os vencedores, os títulos agregam ainda mais valor aos criatórios que passam a comercializar seus animais com a ‘chancela’ de campeão”, observou Ópice.

Destaque para o Teste Horse, em que crianças e adultos puderam experimentar gratuitamente a montaria em cavalos da Raça Mangalarga. A atração contou com a supervisão de técnicos, que garantiram a segurança de quem quis conhecer melhor o Mangalarga.

Economia

O evento também foi propício para o comércio. O Leilão Sangue Mangalarga, realizado no dia 25, no Tattersal do recinto, comercializou 27 lotes formados por potros, matrizes, garanhões e animais para competições.

De acordo com o Presidente da entidade o evento teve uma significativa contribuição com a economia local. “O giro que os criadores de outras localidades deram ao comércio local foi enorme. As pessoas vêm e ocupam os hotéis, restaurantes, lojas, postos de gasolina e isso significa, também, maior arrecadação para o município”, ressaltou Ópice.

Josiane Cardoso Matta Vidotti, vice-presidente de marketing comemorou o lançamento da WEB TV Mangalarga durante a Exposição. Segundo ela, em apenas três dias de veiculação, um dos programas teve quase 10 mil visualizações. “Nosso objetivo foi alcançado e a Raça obteve a visibilidade que desejávamos”, avaliou Josiane.

Foto: Norberto da Silva

Os resultados completos da Exposição Brasileira da Raça Mangalarga podem ser obtidos no site: www.cavalomangalarga.com.br. O próximo evento promovido pela ABCCMangalarga será a Exposição Nacional da Raça, marcada para setembro, na cidade de São João da Boa Vista, também no interior de São Paulo.

Editado e adaptado por Juliana Antonangelo
Fonte: Assessoria de imprensa
Foto: Cedidas/Facebook ABCCRMangalarga

Deixe um comentário