Exposição Estadual Mangalarga valoriza novas gerações e leva cavaleiros e amazonas mirins ao picadeiro em Campos do Jordão

Crianças e jovens podem participar das provas equestres em quatro categorias; parque Tarundu, palco do evento, tem mais opções de diversão e atrações para toda a família.

Crianças e adolescentes apaixonados por cavalos poderão entrar na pista durante a Exposição Estadual Mangalarga, entre 10 e 13 de abril, no Parque Tarundu, em Campos do Jordão. As provas destinadas ao público infantil acontecem no sábado, 12 de abril, a partir das 9h, com disputas em quatro categorias por faixa etária: mini mirim (3 a 6 anos), mirim (7 a 10 anos), infantil (11 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). Os participantes concorrem a troféus e premiações em cada modalidade. Interessados podem se inscrever diretamente no evento.

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) – Núcleo Vale do Paraíba, a exposição conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e do Consórcio Aproveite Campos do Jordão. O evento retorna à cidade após dez anos, com o objetivo de recolocar a região no circuito oficial de provas da raça. Além das categorias infantis, a programação contempla disputas para cavaleiros profissionais, amadores e mulheres, além da exposição dos animais e o leilão oficial.

De acordo com o vice-presidente institucional da ABCCRM, Joel Fernandes Gonçalves, o ideal é que os jovens montem seus próprios animais. “O cavalo tem uma versatilidade única de entender quem está sobre si. Quando é uma criança, seu comportamento é um; quando é um adulto, o comportamento é outro. Quem participa já precisa conhecer o cavalo ou ter alguma experiência. Teremos alguns animais disponíveis, mas é importante ter esse cuidado. Para os mais novos, na categoria mini mirim, podemos puxar os cavalos. Já nas categorias onde o cavaleiro atua sozinho, é necessário ter um mínimo de habilidade para evitar acidentes. De modo geral, todos os cavalos são extremamente mansos”, explica. Cada prova terá duração aproximada de 20 minutos.

Atrações para toda a família

Durante os dias da exposição, o público que visitar o Tarundu poderá aproveitar também toda a estrutura do parque. Instalado em uma área de 500 mil m² de mata preservada, o espaço oferece mais de 25 opções de lazer para todas as idades. Para os que buscam aventura, há atrações como tirolesa, bungee trampolim, arborismo, paintball e boia cross. Já para quem prefere atividades mais tranquilas, o parque disponibiliza arco e flecha, tiro ao alvo, patinação no gelo e áreas verdes com redes de descanso. Para crianças menores, faça chuva ou sol, tem o Angatu,  o maior espaço indoor de Campos do Jordão, que reúne diversas travessias, espiral, túneis, camas elásticas, escalada e áreas baby, dentre outras brincadeiras.

Uma das sugestões para completar o passeio é o restaurante Tainá-Kan, localizado dentro do Tarundu. O cardápio traz muitas delícias que a garotada adora, como lanches e sanduíches. Os adultos podem apreciar os preparos com influências da gastronomia mediterrânea, com pratos à la carte, aperitivos, cafés especiais, cervejas artesanais, chocolates e tortas caseiras. A arquitetura, a decoração e as lareiras do espaço tornam a experiência ainda mais agradável.

Saiba mais em https://tarundu.com.br/

SERVIÇO:

Exposição Estadual Mangalarga – Campos do Jordão

Data: de 10 a 13 de abril

Local: Parque Tarundu – Av. José A. Manso, 1515 – Toriba, Campos do
Jordão (SP)

Por: Ana Garcia | Business Factory

Fotos: Divulgação

WordPress Ads