Mangalarga do Brasil vence prova de Enduro Equestre em Brasília/DF

Cipó Catetinho, de propriedade e montado por Mariana Morais de Oliveira, superou outros 28 animais de várias raças

Como diria o escritor Samuel Johnson “os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança”.

Mariana Morais de Oliveira ganhou Cipó Catetinho (Wojtyla Catetinho x Doris ABN) em uma rifa. A princípio, logo percebeu que ele gostava de fazer trilhas e decidiu se inscrever em uma prova de Enduro. Acabou ficando em penúltimo lugar.

Mas, com muita garra e perseverança, Mariana começou a treinar, sozinha mesmo, e para sua surpresa, na primeira prova que participaram depois de iniciar os treinamentos, conquistou o primeiro lugar na 1ª Etapa da Copa Brasília e Ranking FHBr de Enduro Equestre, que aconteceu na ASPROESTE, no Lago Oeste, em Brasília (DF), no último sábado (12).

Sobtretudo, ela e seu Mangalarga do Brasil superaram 28 animais das mais variadas raças. Animais treinados por profissionais para participarem de provas como essa.

“Eu confesso que não esperava, quando anunciaram meu nome, só sabia chorar! Peguei o troféu, tirei fotos com a minha equipe e corri pro Cipó, porque essa vitória também é dele!”, relembra emocionada a competidora.

História de superação

Segundo Mariana a dupla correu sua primeira etapa de Enduro no ano passado, em outubro, quando ficaram em penúltimo lugar.

Contúdo, com o resultado e como Cipó gostava muito de fazer trilhas, Mariana começou a treiná-lo quatro vezes por semana, percorrendo sempre trilhas novas e longas.

Como a categoria do conjunto é regularidade, ela passou a fazer treinos de 7km de trote/marcha e as vezes de 14km. “Não tive nenhum apoio de treinador, fizemos tudo sozinhos. Conversava com alguns e pegava algumas dicas. Começamos a fazer os treinos regularmente e sempre dava o dia seguinte de folga para ele descansar”, conforme explicou Mariana.

 “Inclusive, sempre tinha que mandar minha localização no WhatsApp para algum amigo, porque eu saia sozinha pra descobrir trilhas e o povo me chamava de doida”, relembra animada.

Primeiro obstáculo

Primeiramente, uma semana antes da prova, Cipó machucou o pé durante o treinamento. Mariana na mesma hora pensou em desistir, para não forçar o animal. Mas, sua veterinária/fisioterapeuta liberou Cipó para a competição.

Na mesma semana, a pessoa que faria dupla com Mariana também desistiu de participar. “Pensei, pode ser algum sinal para não competirmos. Mas resolvi encarar o desafio e o resultado veio!”.

A prova

A princípio, a etapa era composta por percursos entre 20 e 80 km. O conjunto estava competindo o percurso de 20 km na categoria regularidade.

Finalmente, quando o conjunto chegou ao local da prova, Mariana sempre brincalhona, falou para Fernando, o diretor de Enduro de Brasília que “chegamos para ganhar, viu?!”.

No momento da apuração dos resultados, Fernando se aproximou dela e disse “será que você ganhou mesmo?!”.

No anuncio da premiação, o locutor falou “vou deixar a categoria 20 km por último porque alguém aqui falou que iria ganhar”.

“Meu coração disparou. Pensei, será?! E para minha surpresa meu nome foi anunciado. Ganhei em primeiro lugar e minha equipe, composta por mais dois conjuntos, ficaram com o segundo e terceiro lugares. Foi emocionante eu realmente não esperava! Essa, com certeza, será a primeira de muitas etapas”, finaliza Mariana.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Arquivo pessoal

Mais notícias no portal Cavaluswww.cavalus.com.br