Todo o Rio Grande do Sul estará de olho na maior exposição agrícola da América Latina, a tradicional Expointer, que inicia neste sábado (27) e vai até o próximo dia quatro de setembro. A exposição, que está em sua 45ª edição, é considerada também a vitrine do agro, com a presença dos principais nomes do setor do país.
Dentre as diversas raças que estarão presentes na Expointer, destaque para o cavalo Mangalarga do Brasil, com os melhores exemplares marcando presença no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).
Vale lembrar que a Exposição do Mangalarga do Brasil dentro da Expointer é promovida pelo Núcleo de Rio-Grandense de Criadores da raça Mangalarga, com as tradicionais provas de Cinco Tambores, Marcha, Três Tambores, além do Desafio Cavalo e Moto, prova aguardada entre os admiradores da raça.
“Poder levar a nossa raça ao conhecimento de todas as pessoas, dentro de uma exposição tão grande, é sempre um prazer enorme. A expectativa da organização é receber entre 80 e 100 mil pessoas por dia, ou seja, uma presença de público muito significativa”, comemora o diretor de fomento do núcleo Diego Teixeira.
Ainda de acordo com Diego, o Mangalarga do Brasil na Expointer consolida o trabalho árduo que o núcleo desenvolve no estado, trazendo e mantendo novos adeptos, atraindo ainda novos apaixonados pela raça.
“Nosso estado sabidamente possui a raça Crioula como preferência, mas estamos quebrando barreiras. Hoje ninguém mais quer um cavalo apenas para cavalgada, quer um animal versátil, e nosso cavalo possui essa versatilidade e trabalhamos para divulgar”, afirma Teixeira.
Diferenciais do Mangalarga do Brasil na Expointer
Além da tradicional prova de Marcha, que deve receber mais de 60 inscritos, e terá como juiz Fernando Tobias Nechar, a etapa reunirá provas de Cinco e Três Tambores. “Nos Três Tambores teremos as categorias Amador, Infantil e Feminina, que tem como propósito atrair um público diferente, apresentando a versatilidade da nossa raça”, ressalta.
Desafio Moto Cavalo
Para o restante do país, isso é uma novidade: um desafio entre um conjunto formado por homem e cavalo contra um formado por motociclista e sua moto. Apesar de parecer inusitada, a prova já é tradicional e uma das mais esperadas durante a Expointer.
Desenvolvida pelo vice-presidente do núcleo Hugo Farias, a competição consiste em um percurso pré-determinado formado por seis balizas, colocadas em linha reta, em uma distância de 6,5 metros entre cada uma delas. Durante o desafio, ambos os conjuntos saem juntos, ganha o que terminar o trajeto primeiro.
“Para se ter uma ideia da dimensão da prova, depois do Freio de Ouro, essa é a que atrai o maior número de visitantes dentro da Expointer. Pretendemos receber 20 conjuntos de cavalos e seis de moto. É uma verdadeira festa. Barulho das motos, torcidas, muita emoção para quem participa e para quem assiste”, finaliza Teixeira.
Por Grupo Cavalus Comunicação
Fotos: Divulgação/ Alessandra Bruny/ Agência Preview
Leia mais notícias sobre o cavalo Mangalarga aqui.