Mercado, Função, Marcha e Morfologia foram os temas centrais de um evento inédito no Brasil. O ‘Simpósio da Raça Mangalarga 2023’, promovido nos dias 18 e 19 de março, reuniu criadores, proprietários, competidores, profissionais e grandes nomes da Equinocultura, no Centro Hípico de Tatuí, no interior paulista. A programação do encontro, idealizado e realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), contou com mesas de debates e apresentação de animais.
Representantes de seis estados do país, participaram dos debates. A Associação comemorou a grande participação do público. “O Simpósio foi uma oportunidade de ampla discussão, com pessoas de toda a cadeia do setor, de diversas regiões do país. Tivemos um debate muito democrático, cada um dando a sua opinião. O balanço foi positivo, pois, aproximou mais os criadores e mostrou que é possível haver uma conversa sobre temas polêmicos, com alto nível de civilidade”, destacou Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM.
Participantes analisam o simpósio Mangalarga
João Paulo Fernandes, da Agropecuária Sinhá Maria, participou da mesa que debateu o tema ‘Mercado’, e ressaltou a importância da discussão para os criadores. “É um tema de absoluta importância. A iniciativa de discutir os assuntos que envolvem a raça nos une, para encontramos as melhores soluções”, ressaltou. Rodrigo Novais, diretor adjunto de exposições da ABCCRM, foi moderador da mesa que discutiu o tema ‘Função’ e destacou: “É de extrema importância para definirmos objetivos e traçarmos onde queremos chegar”.
O criador e atleta, Jorge Eustáquio, participou da mesma mesa e enalteceu as qualidades da raça, que torna seus exemplares completos. “Tivemos uma discussão muito rica sobre a função do cavalo Mangalarga, eu acho que esse tema é fundamental para a gente usar toda a versatilidade da raça”. Já Marcelo Cerqueira, diretor adjunto de Fomento da ABCCRM comemorou a união da raça. “Temos um grande trabalho a ser feito, saímos daqui com várias lições de casa, que temos que trabalhar, para a nossa raça ficar cada vez mais forte”.
Os temas das mesas de debates, ‘Marcha’ e ‘Morfologia’, também foram amplamente debatidos no evento. O presidente da ABCCRM, Eduardo Rabinovich, acompanhou todas as exposições. “A semente foi plantada. E o que vamos colher no futuro é uma raça mais forte e ainda maior. Pois, todas as discussões e ideias apresentadas se tornarão um plano de ação, para que possamos implementar soluções e melhorias às questões que foram trazidas ao simpósio”, completou o presidente da Associação do Mangalarga.
Por Camila Pedroso / Jean Philippe Vasconcelos . Redação Cavalus
Fotos: Divulgação / ABCCRM / Beto Falcão
Leia mais notícias aqui