De 16 a 29 de setembro a ‘nata’ da raça reunida no famoso Will Rogers Memorial
A American Paint Horse Association finalizou mais um APHA World Show em Fort Worth, Texas. Famoso por receber grandes competições equestres, o Will Rogers Memorial recebeu paintistas de todo o mundo para as competições em diversas modalidades. O Brasil foi representado por duas amazonas nos Três Tambores, uma nas Seis Balizas e um laçador no Team Roping.
O casal Priscila Aguiar e Robson Palermo levaram Jet Streakin (Streak Laico Bird x Devona Deb) para as provas do mundial da Paint e voltaram para casa, em Bullard, Texas, com o trailer carregado de troféus. Robson, bullrider aposentado, um dos grandes ídolos mundiais da PBR, se dedica agora a treinar cavalos no rancho da família e também a inspirar garotos que querem começar o ofício da Montaria em Touros.
Ele não deu muita sorte na prova de Team Roping. Jet Streakin trabalhou bem na cabeça com Robson, mas o parceiro dele errou o pé, então a dupla ficou sem premiação. Já no Tambor e Baliza, Priscila e Jet Streakin ‘fizeram a festa’. Foram terceiro lugar Baliza Aberta, quarto lugar Baliza Amador, nono lugar Tambor Amador, campeões Jackpot Baliza Aberta, Jackpot Baliza Amador e Jackpot Tambor Amador.
“O Jet Streakin é um cavalo acima da média. Super inteligente, habilidoso e versátil. Ele já está sendo usado na reprodução por seus proprietários, Lazy Susan Ranch. Nessa temporada, ficou de fevereiro até final de julho na Outlaw Equine coletando sêmen, e veio para nós cerca de um mês antes do mundial. Já sabia Tambor e Baliza e o Robson o iniciou no Laço”, conta Priscila.
A brasileira, que mora há mais de dez anos nos Estados Unidos, conta que além de inteligente, o cavalo é forte e guerreiro. “O Jet estava com alguns problemas de saúde, mas correu super bem. Não demonstrou nenhum sinal de dor, mesmo a gente vendo que ele não estava 100%. Competiu em vários eventos e deu o melhor dele. Não mancou, mesmo estando com dor”.
Por ser garanhão, Priscila aponta que o bacana é que qualidades que já nasceram com ele devem ser perpetuadas em sua genética para seus descendentes. “Há coisas que não conseguimos ensinar a um cavalo, ele já nasce com algumas habilidades. No caso do Jet Streakin, a inteligência e a capacidade de passar por qualquer diversidade e se adaptar chama muito a atenção”.
O garanhão laçou de manhã com Robson e a tarde fez tambor e baliza com Priscila de forma tranquila e natural, trabalhando bem nas três modalidades. De fato o sucesso dele como pai já começou a ser comprovado na primeira geração, tanto em Corrida como em Três Tambores, tem filhos campeões. Seu pai tem IV 98, mais de US$ 75 mil em ganhos e também é produtor de diversos ganhadores em Corrida e Tambor.
Entre as pessoas de todo o mundo que estiveram por lá para competir e assistir às competições, uma delegação brasileira desembarcou no Texas. Segundo informações da assessoria de imprensa, a Diretoria Executiva promoveu a presença de membros da ABCPaint no evento. Com a bagagem cheia de expectativas, Simone Octávio Segato se preparou para competir e voltou para o Brasil com a realização de ter entrado na pista para premiação.
Ela apresentou Splashochromeonmychic (Hot Scotch Splash x Ms Royal Roses) para ficar em terceiro lugar na Feminina dentro da categoria que correu, a Aberta Senior. “Antes de tudo, agradecer a Deus, ao meu marido, a ABCPaint e a APHA. Ainda é difícil acreditar no resultado, mas estou muito agradecida”, contou ela no IGTV da Associação. Sua preparação para o mundial passou pelas mãos dos Júlio Firmino, Cláudia Ono e Cláudio Muniz.
A comitiva brasileira contou ainda com Francisco Garcia, Luiz Eduardo Segato, Valéria Garcia, Claudia Magalhães, Lucas Machado e Dinoir de Oliveira. Para o presidente da ABCPaint, Dr. Carlos França Rangel, a iniciativa de Simone abre portas para que novos paintistas treinem os seus cavalos no Brasil, participem do Nacional neste ano e possam se preparar inclusive para participar do Mundial no ano que vem.
Resultados completos do APHA World Show, clique aqui.
Por Luciana Omena
Fonte: APHA
Fotos: Cedidas e Jequitibá Comunicação