Como identificar corretamente os resultados do teste genético do Paint Horse

Você teve seu cavalo geneticamente testado e agora parece que está olhando para um boletim cheio de sopa de letrinhas

Como conseguir identificar melhor os resultados dos testes genéticos do seu cavalo Paint Horse em termos mais leigos é algo importante. Saber certinho o que tudo significa irá te ajudar a ficar mais por dentro de quem seu cavalo é.

A leitura desses resultados pode parecer complicada, mas é mais fácil do que você imagina. Contanto que você se arme com algumas informações básicas sobre os testes. Por exemplo, como os resultados são relatados e como eles podem interagir na paleta de cores do seu Paint Horse.

O Paint Horse Journal elaborou alguns tópicos para ajudar a entender melhor tudo isso. Muitos resultados de testes genéticos parecem semelhantes a um boletim escolar – cada teste é como uma matéria, seguido pelo resultado do teste de DNA do seu cavalo como indivíduo.

Cada teste é específico para uma determinada condição, como HYPP – hyperkalemic periodic paralysis – ou Cream – palominos, buckskins, smoky blacks e double dilutes. Cada gene tem dois alelos e um cavalo herda um de cada pai. Assim, para cada teste específico, você verá um resultado com duas partes, geralmente separadas por uma barra. Por exemplo: n/n significa que o cavalo é negativo para a condição e não carrega os alelos afetados.

No Painel Genético para Saúde mostra-se as condições para as doenças HYPP, HERDA – hereditary equine regional dermal asthenia, GBED – Glycogen-branching enzyme deficiency, MH, PSSM1- polysaccharide storage myopathy e OLWS – overo lethal white syndrome.

As condições recessivas, como HERDA, GBED e OLWS, exigem duas cópias de um gene para afetar um potro, um herdado de cada pai. Para que o potro que você for programar o cruzamento não tenha uma dessas doenças, simplesmente evite cruzar dois portadores de uma condição em particular.

Paint Horse
Exemplo

Para as condições dominantes incompletas, como HYPP, MH e PSSM1, requerem-se apenas uma cópia para afetar um cavalo – ou do pai ou da mãe, embora os animais que são homozigotos para a condição geralmente sejam mais severamente afetados. A dieta de um cavalo e o gerenciamento de exercícios também podem afetar muitas dessas condições, para melhor ou para pior.

O Painel Genético para Saúde é um exame necessário para todos os garanhões, para que os filhos nascidos antes de 2019 sejam registrados pela American Paint Horse Association por exemplo. Os proprietários de éguas e castrados também podem encontrar valor neste relatório.

Já o Painel de Cores de Padrões testa para oito cores – Extension, Agouti, Cream, Pearl, Silver, Champagne, Gray e Dun; e para nove genes brancos – Frame Overo, Tobiano, Sabino 1, Splash White 1/2/3 e Dominant White 5/10/20, comumente encontrado em Paint Horses.

Ao tentar prever a cor e o padrão de um potro, você precisará levar em consideração todos os resultados das cores para determinar como o cavalo poderá nascer. E, mesmo assim, a Mãe Natureza às vezes tem ideias engraçadas sobre como as combinações irão sair.

Bom, comece com a cor base do cavalo: red, black ou bay. Para fazer isso, veja os resultados para Extension/Red Factor e Agoutie no relatório do seu cavalo. Extension é a habilidade do cavalo de produzir pigmento vermelho e preto nos pelos; Cutie é como um interruptor de luz, que ‘restringe’ a pigmentação preta (se presente) a certas áreas do corpo.

Preto é dominante sobre o vermelho. Se o seu cavalo tem um ‘E’ sob Extension (note a letra maiúscula), a base dele é preta. O pigmento vermelho é representado pelo ‘e’ minúsculo. Um cavalo rede ‘vermelho’ – pelagens castanho, alazão, palomino, red dun, etc – sempre será ‘e/e’ no resultado de Extension. E isto significa que o cavalo só pode produzir pigmento vermelho.

Todos os cavalos terão uma marcação aa, Aa ou AA, mas só entra em efeito físico para cavalos baseados em preto E/e ou E/E. Quando tiver pelo menos uma letra maiúscula ‘A’ presente nos resultados, o pigmento preto fica restrito a: crina, cauda, ​​pernas e orelhas, na maioria dos casos.

Alelos que modificam a cor – cream, pearl, silver, champagne, gray, dun e roan – causam impacto na cor base de um cavalo para criar combinações vívidas e atraentes como palomino, red dun, classic champagne e muito mais. Para cada um, pelo menos um dos pais do cavalo deve portar o gene para contribuir com o potro.

Pense na cor da pelagem e na genética dos padrões do cavalo como se fosse uma receita – você pode começar com os mesmos ingredientes básicos, mas a adição de um ingrediente ‘secreto’ ou dois pode mudar completamente a expressão.

E no caso dos padrões brancos, mesmo quando a receita continua a mesma, às vezes a cozinheira (Mãe Natureza) fica um pouco louca na cozinha e o resultado final é único. Mas é exatamente isso que os loucos por Paint amam.

Quando você conhece os resultados dos testes genéticos de seu cavalo, sabe com quais ingredientes está trabalhando na sua ‘cozinha’. Isso pode impactar suas estratégias de manejo, no caso de certas condições de saúde. Que podem ser melhor administradas através de dieta e exercício conscientes. Ou isso pode afetar suas decisões de reprodução no futuro.

De qualquer forma, comece conhecendo seu Paint de dentro para fora!

Fonte e Foto: APHA

Deixe um comentário