Entre 30 de novembro e 2 de dezembro, aconteceram o 19º Campeonato Nacional de Trabalho e Conformação e o 15º Potro do Futuro ABCPaint

As provas foram realizadas em um dos redutos mais tradicionais do cavalo no interior de São Paulo: o Parque da EMAPA, em Avaré. E, segundo balanço dos organizadores, foi marcado por um forte engajamento daquilo que se pode chamar de ‘forças vivas’ da entidade.

Foi o primeiro grande evento da nova diretoria e contou com cerca de 45 dias para ser formatado e organizado. A média de inscritos se manteve em relação ao ano passado, mas dois detalhes importantes chamaram atenção.

Um deles, é que nesta edição não foram realizadas, por questões contratuais, as provas de Laço – Laço em Dupla, Laço Comprido, Laço de Bezerro e Laço Campista –, e também não foi promovido o Campeonato Super Horse. Mesmo assim, o número de inscritos se manteve.

Cavalos pintados em pista

Ao todo foram computadas 191 inscrições e as disputas contaram com a presença de centenas de paintistas de todo o Brasil. Durante os três dias, foram decididos os títulos de Ranch Sorting, Rédeas, Western Pleasure, Working Penning, Team Penning, Três Tambores, Seis Balizas, Apartação, Working Cow Horse, Conformação, Performance Halter e a inédita ParatletaPaint.

O presidente da Nova ABCPaint, Dr. Carlos Rangel, em seu balanço final do evento, declarou que “mesmo com todas as circunstâncias, como o curto espaço de tempo e mudança no comando da Associação, o Nacional e Potro do Futuro acabaram sendo um grande sucesso”.

Ele frisa que o slogan que a nova diretoria adotou para esta nova fase da ABCPaint – ‘Juntos Somos Mais Fortes’- revelou-se verdadeiro na prática. “Contamos com a dedicação pessoal de tantas pessoas que seria até um sacrilégio esquecer o nome de alguém. Mas fica o agradecimento não só meu, mas de toda a Diretoria Executiva, para cada um que doou o seu tempo, energia e até recursos financeiros para o sucesso do Nacional e Potro do Futuro”.

Dr. Rangel também fez projeções positivas para o próximo ano. “Se com 45 dias conseguimos realizar este evento grandioso, imagina com um ano de antecedência. Nos próximos dias já começaremos a colocar no papel as ideias para a realização do 20º Nacional da Raça, que já carrega um simbolismo pelo número da sua edição”, afirmou o presidente.

Diretoria ABCPaint, membros da APHA e apoiadores

Para o Vice, Marcelo Iguma, a ideia é começar a já trabalhar alguns pontos a serem melhorados para o próximo ano. “Fiquei muito satisfeito pelo apoio incondicional que todos deram para a realização do evento. Temos ainda alguns pontos a serem melhorados e prometemos aos nossos associados que vamos fazer de tudo para chegar ao patamar que eles merecem”, destacou.

A visão acima é a mesma dos também Vice Ricardo Sassi e Luiz Eduardo Americano, assim como de Francisco Garcia, Diretor Internacional da Associação. “Foi muito trabalhoso e uma corrida contra o tempo, mas destaco aqui a união de todos: diretores, associados, funcionários e colaboradores, além da Prefeitura Municipal de Avaré e da diretoria da Feira. Creio que conseguimos atingir nosso objetivo principal”, finalizou Garcia.

Para acompanhar tudo de perto, a American Paint Horse Association esteve representada pelo seu presidente, Dr. Craig Wood. Além de marcar presença, ele julgou as provas de Conformação do Nacional e Potro do Futuro. Também pela APHA, Mr. David Dellin, Diretor Senior de Juízes, veio ao Brasil.

Os dois não cansaram de dizer como estavam felizes com os rumos da Paint Horse no nosso País. “A American Paint Horse Association agradece à recepção da ABCPaint e se coloca à disposição para ajudar neste recomeço com o know-how que temos, como cursos e juízes para julgamento”, declarou o presidente.

Tudo não poderia deixar de acontecer sem uma bela noite de confraternização. Para receber os paintistas e a delegação da American Paint Horse Association, a ABCPaint promoveu um jantar na noite de sexta-feira, 30. Além de um balanço das atividades já realizadas pela nova diretoria, todos puderam ouvir um pouco mais a respeito da APHA e saudar o Projeto ParatletaPaint.

Francisco Sergio Ferreira Jardim e autoridades

Outra personalidade presente ao evento foi o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim, junto com autoridades locais. A abertura oficial da programação se deu através de uma solenidade junto a essas personalidades, diretoria, competidores e seus cavalos.

E as comemorações não pararam por aí. Na noite de sábado, 1°, outro jantar reuniu os paintistas e participantes da Liga Nacional do Cavalo de Conformação, que realizou uma etapa do seu campeonato paralelamente ao evento da ABCPaint. Houve uma palestra sobre nutrição animal e ainda uma homenagem ao ex-presidente da Associação Orlando Lamônica Junior.

ParatletaPaint

O domingo, 2, ficou marcado pela inauguração da categoria ParatletaPaint. Um grande passo da raça Paint na direção da inclusão social. Na pista, um show dos paratletas na modalidade Três Tambores. Foram premiados com R$ 3.000,00 os três primeiros colocados: Giovani Ricardo, Gabriel Claro e João Vitor Fuzeto. Todos receberam os cheques das mãos da ‘madrinha’ da modalidade, Simone Segato, com a presença em pista de Ricardo Sassi e de Marcelo Iguma.

Competições

As competições do 19º Nacional e 15º Potro do Futuro ABCPaint, razão do evento, formaram o ponto alto da participação dos cavalos em Avaré. Os presentes foram unânimes em apontar a rápida melhora técnica da participação dos cavalos da raça nas provas. Além disso, o que mais chamou a atenção foi o motivo dela existir: a cor. Uma verdadeira profusão de cavalos pintados nas pistas.

Os resultados completos dos ganhadores de todas as modalidades estão no Instagram da ABCPaint e também pelo www.abcpaint.com.br.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Fabio Cabrera

46 Comentários

  1. Pingback: Laço em Dupla da ABCPaint se reuniu pela primeira vez em Minais Gerais - Cavalus

  2. Pingback: Jacs In Doubletrouble conquista Six PAC Champion da APHA - Cavalus

  3. Pingback: Segunda etapa Oficializadas Ranch Sorting e Team Penning da Liga Leste - Cavalus

  4. I’m impressed, I have to admit. Genuinely rarely should i encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail about the head. Your idea is outstanding; the problem is an element that insufficient persons are speaking intelligently about. I am delighted we came across this during my look for something with this.

  5. you’re really a good webmaster. The site loading speed is amazing. It seems that you are doing any unique trick. Also, The contents are masterwork. you’ve done a great job on this topic!

Escreva um comentário