Assessoria

Sexto dia de Nacional QM teve Tambor, Laço e Apartação novamente

Publicado

⠀em

A população de Londrina é estimada em 560 mil habitantes. Cidade recebe evento da ABQM e encanta os turistas

Para quem acha que essa é a primeira vez que a ABQM sedia uma prova oficial em Londrina, se engana. Durante três anos consecutivos – 1983, 1984 e 1985 -, a cidade foi palco quando ainda o Campeonato Nacional era realizado em etapas em vários locais por todo o Brasil. Se você conversar com os mais antigos, todos irão contar a mesma coisa. Como era bacana esse tempo em que o Nacional acontecia uma vez por mês, sempre em uma cidade diferente.

Além de Londrina, o Paraná também esteve representado na história deste destacado evento por Maringá –  1984 a 1988, e Paranavaí, em 1987 e 1988. Com a enorme expansão da raça por todo o Brasil e o aumento no número de inscrições nas competições oficiais, a ABQM passou a organizar e promover o Nacional quatro anos depois em apenas uma data no ano.

E, novamente, para a alegria dos paranaenses a escolha para sediá-lo foi a capital Curitiba, no período de 18 a 23 de julho de 1989. Maringá também recebeu o evento em duas temporadas, em 1991 e 1998. E 20 anos depois, a ABQM voltou a Londrina. O 41º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha de Trabalho e Conformação está acontecendo desde o dia 14 e segue até 22 de julho, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

O sexto dia de competições teve provas nas três arenas. Na Arena Organnact, Três Tambores com a final da Pro Light e classificatórias das categorias Amador Light, Amador Master A e Feminino. Depois de dois go’s em sistema de mata-mata, a final do Mundial de Jovens NBHA também acontece hoje. Na Profissional Light, deu o favorito. Anderson Luiz Gonçalves Ferreira marcou o menor tempo da classificatória ontem com Storm Henryetta. Os dois venceram a prova hoje, com 17s138.

Anderson também marcou o segundo menor tempo. Com Miss Fortunes Dashin cruzou a fotocélula em 17s349. A Feminina está correndo agora sua classificatória e o menor tempo, por enquanto, é do conjunto Leila Marisa de Oliveira e Zumanity Cristal CMV, 17s382. Pela Amador Light, já encerrada, o melhor conjunto da classificatória foi Renata Lauck Souza e High On Cheri, 17s276.

Na Arena Vetnil, continuam as disputas do Laço. No cronômetro, Laço Cabeça nas categorias Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos e Jovem Principiante. No Técnico ainda, Laço Pé Amador Principiante, Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos e Jovem Principiante. Voltando para o cronômetro, Laço em Dupla nas categorias Aberta, Pro Light, Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante.

Tonyzinho Cotrim

Eles arrasam. Rodrigo Teodoro de Lima e Pedro Borges Neto foram os campeões do Laço em Dupla Aberta com 5s755. De 70 duplas, 12 fizeram a final. Na classificatórias, eles haviam feito a terceira melhor parcial. O nome dos dois aparece até o quarto lugar na classificação, já que é permitido laçar com parceiros diferentes. Com Leandro Cesar da Silva, Rodrigo ficou em segundo, 6s000; e com Marcelo Rizzi da Silva, foi terceiro lugar, 6s855. Detalhe, com Pedro Borges e Leandrinho, ele laçou cabeça. E com Pepa ele laçou Pé. Pedro Borges ocupou também a quarta colocação, com Diogo Campos, 7s290.

As provas na Arena RAM foram as únicas que acabaram já por hoje. Em pista, Apartação nas categorias Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante. Gustavo Santos Souza com Pretty Rey Cat, foi o campeão da Jovem ao marcar 68. Na Jovem Principiante, filho de peixe peixinho é? Sim! Tony Sally Pudlowski Cotrim, filho do treinador Antonio Carlos Cotrim e sua esposa Patrícia, sagrou-se campeão Nacional ABQM. Ele montou Dualena Kats Queen, do Haras LGGL, marcando a excelente nota 72 pontos. Dualena também é destaque já que ontem fez o reservado na Aberta Senior e hoje foi reservada da Amador Senior, com Rico Backheuser Junior.

Dois leições acontecendo hoje. Desde às 14h, Leilão G2 & Rancho Faria (WV Leilões). E às 19h, 19º Leilão WV (WV Leilões). Todas as informações, provas em tempo real, resultados: http://www.abqm.com.br/campeonatonacional/

Por Equipe Cavalus
Fotos: ABQM/Divulgação

Cavalo Árabe

Centro Hípico de Tatuí sedia a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe

Encontro reuniu apaixonados pela raça, que mostrou toda a sua beleza e funcionalidade na disputa de quatro modalidades equestres distintas

Publicado

⠀em

Centro Hípico de Tatuí sedia a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe

A 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, realizada nos dias 15 e 16 de março no Centro Hípico de Tatuí (CDT), no interior de São Paulo, encantou os amantes da raça e o público que marcou presença no local. Ao todo, a exposição contou com a participação de 110 cavalos da raça Árabe, totalizando 260 inscrições nas disputas em Halter e Performance, além das provas de Três Tambores e Seis Balizas.

Francisco Carrasco, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), expressou sua gratidão pela participação dos criadores, expositores e do público: “A exposição foi um sucesso, agradou muitas pessoas, um clima super bom, os animais fantásticos, o julgamento ótimo, então foi um sucesso, foi a primeira exposição do ano e começamos muito bem. Obrigada a todos pela presença e participação”.

Nas provas de Halter da 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, os destaques foram RFI SHARAM (RFI UNIQUE x RFI SAWARI), do criador e expositor Rodrigo Foz Forte, da RFI Arabians, de Itapetininga (SP), conquistando o título de Cavalo Ouro, e CARANDÁ LULIKAH (*BANDIT SRA x SAHARA LATIFA), do criador e expositor Haras Fazenda Carandá, de Boituva (SP), levando o título de Égua Ouro.

Campeã Égua Ouro – Foto: Rogério Santos

Disputas funcionais da Exposição Interestadual do Cavalo Árabe

As empolgantes competições de Três Tambores e Seis Balizas do cavalo Árabe durante a 37ª Exposição Interestadual foram um destaque à parte. Válidas como etapa do Circuito ANCAF/ABCCA, essas provas encantaram o público que marcou presença no Centro Hípico de Tatuí com demonstrações de velocidade e habilidade. A premiação total de R$ 24 mil adicionou uma camada extra de emoção, motivando os competidores a se superarem em cada passada.

Divulgação/Foto Machado

Os competidores surpreenderam a todos, registrando tempos baixos. Na Seis Balizas, Renato Oliveira Lima e Cathrin Apprentice garantiram o menor tempo, com impressionantes 22s673. Enquanto nas disputas de Três Tambores, Miguel Dias Da Silva Neto e Aysha Sams deixaram sua marca com o incrível tempo de 18s671.

Divulgação/Foto Machado

Bruno Zanotta, presidente da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), ressaltou a evolução dos animais e convidou novos proprietários e criadores a participarem das provas: “Nós tivemos tempos muito bons para o nível dos animais, cada dia melhorando mais. Fica o convite também pra novos proprietários e criadores atuais para trazerem os cavalos Árabes para as provas e vamos tocar esse ano da mesma forma, buscando sempre a melhoria de cada vez mais provas, melhoria dos animais, melhoria no geral. Trazendo sempre o melhor do cavalo Árabe”, finaliza.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Rogério Santos

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Rancho Promissão

André Sampaio: Uma vida dedicada ao mundo dos cavalos

Conheça a trajetória do treinador do Rancho Promissão, de Avaré (SP), que desde a infância vive e respira a paixão pelos cavalos

Publicado

⠀em

André Sampaio Uma vida dedicada ao mundo dos cavalos

Há tempos é reconhecido que a paixão pelos cavalos e o estilo de vida rancheiro são os pilares que sustentam as atividades do Rancho Promissão, um renomado criatório de cavalos da raça Quarto de Milha situado em Avaré (SP). A família Bezerra, responsável por esse empreendimento, enxerga o mundo de forma única, guiada pela dedicação e respeito ao campo e aos animais, valores que foram cultivados ao longo de gerações.

No entanto, esse cuidado não se limita apenas aos animais, estendendo-se também à equipe que trabalha no haras. Para a família Bezerra, esses colaboradores são considerados parte da família. Um exemplo emblemático é o treinador do Rancho Promissão, André Sampaio, cuja história se entrelaça intimamente com o desenvolvimento e a história do criatório.

“Minha jornada nos esportes equestres começou bem cedo, porque sempre tive contato nesse meio, afinal, meu pai, Fernando, era treinador de cavalos. Por volta de 1988, ele foi trabalhar no Rancho Promissão, em Santo Antônio do Tauá, no Pará. Na época, eu tinha 6 ou 7 anos. Então, já com pouco idade, eu e meu irmão Gilberto, montávamos nos pôneis”, lembra o treinador.

Com o passar do tempo, sua maior felicidade era aquecer os cavalos no galope para os laçadores da época, como Fred Bezerra, Antônio Lopes (o grande Toca), Pretto Ratti e o finado Lucimar, relembra André Sampaio. “Passava o dia andando atrás da turma da fazenda, ia mexer com gado, com carneiro ou com cavalos. Nem precisava falar, apenas observava e aprendia constantemente ali. O Fred Bezerra sempre buscava levar os melhores treinadores, da época, de São Paulo para fazer cursos para o pessoal da fazenda, como Gilson Diniz e Gilson Vendrame, entre tantos outros, e eu aproveitava a chance para aprender também”.

Divulgação/Foto Perigo

Início da carreira no mundo dos cavalos

O envolvimento de Sampaio com o mundo dos cavalos foi se aprofundar ainda mais quando, em dezembro de 2009, ele decidiu passar um ano no centro de treinamento do Prof. Paulo Cunha, em São Paulo. “Foi uma experiência transformadora. Ali, percebi que minha paixão pelos cavalos não tinha limites. Foi então que decidi mergulhar de cabeça no aprendizado de domar e treinar cavalos, buscando entender e compreender cada aspecto desse universo”, compartilha.

Com o apoio da família Cunha e da família Bezerra, André deu início a uma jornada de aprendizado contínuo. “A partir de 2010, iniciei o treinamento de cavalos de forma mais intensiva. Tive experiências valiosas na Fazenda Caruana, e com treinadores como o Anderson Proença e o Nelsinho Rodrigues. Comecei a competir nos núcleos de Rédeas de Avaré, obtendo resultados significativos”, destaca André.

A expansão de sua experiência incluiu ainda o treinamento na modalidade de Working Cow Horse com Nelsinho, participando, assim, de diversas competições. Em 2014, com a aquisição da propriedade do Rancho Promissão em Avaré, por parte da família Bezerra, a história de André Sampaio se entrelaçou definitivamente com o criatório, onde continua sua jornada de aprendizado e sucesso até os dias de hoje.

Divulgação/Gerson Verga

Conquistas nas pistas

Como resultado de tanto trabalho, amor e dedicação, André Sampaio acumula uma impressionante lista de conquistas em sua carreira no mundo dos esportes equestres. Com humildade e determinação, ele compartilha suas experiências de competição e os desafios enfrentados nas pistas.

“Competir com os melhores, em qualquer competição, já é um grande feito”, destaca André. “Embora tenha participado de poucas provas de Rédeas, tive a oportunidade de alcançar a final do Potro do Futuro e me classificar para o Campeonato Nacional da ANCR. Além disso, conquistei alguns pódios, o que foi uma realização incrível. Ao longo dos anos, corri em três ou quatro campeonatos do Potro do Futuro ANCR e ABQM de Rédeas, experiências que agregaram muito à minha trajetória”.

Atualmente, André direciona sua atenção para o Working Cow Horse, modalidade na qual tem se destacado. “Este esporte tem sido responsável por muitas das premiações significativas em minha carreira como treinador”, afirma. Entre os títulos conquistados, destacam-se o Campeonato Nacional da ABQM, o Show Oficial AQHA, o Congresso Brasileiro ABQM, o Potro do Futuro ABQM, o Campeonato Nacional ANCH, o Derby Classic ANCH, o Stakes Classic ANCH, entre outros.

Para André, cada título tem sua importância única. “Se não veio o prêmio, voltamos para casa de cabeça erguida, prontos para trabalhar mais e melhorar. Agradeço sempre a Deus pela próxima oportunidade”, pontua o treinador.

Vivendo o Estilo Rancheiro

André Sampaio não apenas trabalha no Rancho Promissão, ele vive e respira o estilo de vida rancheiro. Para ele, essa conexão vai além do trabalho; é uma forma de estar em sintonia com a natureza, os animais e os valores fundamentais da vida.

“Estilo rancheiro para mim é viver uma vida simples na fazenda, cercado pela natureza, animais e a rotina da roça”, compartilha André. “Valorizo o que realmente importa: a família, a amizade e os pequenos prazeres da vida. Trabalhar com o que se ama é uma bênção que agradeço a Deus todos os dias, pois cada manhã representa uma nova oportunidade de dar o meu melhor”.

Além de cuidar dos animais e preservar a natureza, André se dedica a divulgar os esportes equestres e seus valores. “Procuro transmitir nosso cuidado com os animais, a natureza e o amor pelo campo. Acredito que todas as modalidades esportivas têm sua importância e podem ajudar a formar indivíduos melhores, principalmente as crianças. O mundo do cavalo é uma grande família, onde pessoas de diferentes origens se unem em torno de uma paixão compartilhada”,

Para André, o Rancho Promissão é mais do que um local de trabalho; é onde ele encontra prazer e gratificação. “Não consigo me imaginar em outro lugar que não seja aqui. Acordar cedo e fazer o que amo todos os dias não tem preço”, revela. “Espero poder transmitir esse amor e dedicação às próximas gerações, especialmente aqui no rancho, onde valorizamos os animais, a natureza e o próximo”.

Com um senso de compromisso e integridade inabaláveis, André busca sempre fazer o seu melhor e agir com bondade e honestidade. “Trabalhar com amor, cuidado e dedicação é essencial. Quando você ama o que faz, se esforça para fazer a coisa certa”, afirma o treinador. “Meu maior estímulo é o amor pelos animais, especialmente pelos cavalos, que são parte essencial da minha vida. E aqui no Rancho Promissão, inspirados pelo amor incondicional que Fred Bezerra tem pelos cavalos e pela natureza, encontramos motivação para cuidar de tudo como se fossemos os próprios donos”, finaliza o treinador.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Rancho Promissão

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe começa nesta sexta-feira (15) na cidade de Tatuí (SP)

Evento organizado pela ABCCA oferece uma variedade de competições e atrações para os amantes do Cavalo Árabe nos dias 15 e 16 de março; entrada é aberta ao público

Publicado

⠀em

37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe começa nesta sexta-feira (15) na cidade de Tatuí (SP)

Nos dias 15 e 16 de março, o Centro Hípico de Tatuí (CHT), localizado no interior de São Paulo, será palco da 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, um evento organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). Com uma programação diversificada, a exposição promete atrair criadores, competidores, entusiastas e o público em geral para celebrar a beleza e a funcionalidade da raça.

A versatilidade do Cavalo Árabe será demonstrada através de uma variedade de competições e provas durante os dois dias de evento. Na sexta-feira (15/03), a exposição começa às 9h com a disputa da 1ª etapa da Copa Brasil, incluindo categorias de Halter (apresentação em cabresto, onde a conformação do animal é analisada).

Em seguida, tem início a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe com provas de Performance (cavalos julgados montados e em movimento, em diferentes estilos). À tarde ainda na sexta-feira, a partir das 15h30, as atenções se voltam para as categorias da Copa ABCCA de Três Tambores (Test Horse, Iniciante, Aberta Junior, Cruza-Árabe e Aberta) e Seis Balizas (Test Horse e Aberta).

No sábado (16/03), as disputas de Halter válidas pela 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe recomeçam às 9h, com destaque para os principais campeonatos, como Cavalo e Égua Ouro. O evento encerra com chave de ouro à tarde, a partir das 16h, com as categorias restantes de Três Tambores (Feminino, Amador, Jovem A, Jovem B, Jovem C, Kids e Paratambor) e Seis Balizas (Feminino, Amador, Jovem e Kids).

Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí é aberta ao público

A Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí é aberta ao público e oferece entrada gratuita, proporcionando uma oportunidade única para os interessados apreciarem a beleza, elegância e habilidades atléticas da raça de perto.

“Convidamos a todos para participarem da 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe em Tatuí. Será uma ocasião especial para apreciar a excelência dessa raça e desfrutar de um ambiente dedicado à paixão pelos cavalos. Esperamos receber criadores, entusiastas e o público em geral para celebrar essa magnífica exposição”, convida Francisco Carrasco, presidente da ABCCA.

Serviço
37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe
Data: 15 e 16 de março
Local: Centro Hípico de Tatuí, em Tatuí (SP)
Entrada gratuita

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/André Shiwa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Cavalo Árabe realizará exposição no interior de São Paulo na cidade de Tatuí

A 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe contará com provas de Halter, Três Tambores e Seis Balizas movimentando a região

Publicado

⠀em

Cavalo Árabe realizará exposição no interior de São Paulo na cidade de Tatuí

O Cavalo Árabe é uma das raças equinas mais antigas do mundo. E a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), promove nos dias 15 e 16 de março, no Centro Hípico de Tatuí (CHT), no interior de São Paulo, a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe.

São esperados mais de 100 animais da raça no evento, que participarão de disputas em Halter (apresentação em cabresto, onde a conformação do animal é analisada), Performance (cavalos julgados montados e em movimento, em diferentes estilos), além das provas dos Três Tambores e Seis Balizas.

“A expectativa é boa para o evento. As pessoas estão animadas, a criação brasileira está indo muito bem nas provas de início de ano nos países árabes, no Oriente Médio, então nós estamos muito animados. Esperamos ter um número bom de inscrições”, garante, com entusiasmo, Paquito Carrasco – Presidente da ABCCA.

Vale destacar que, dentro dos objetivos da nova diretoria da ABCCA, está a intenção de organizar eventos em colaboração com nações árabes, incluindo os Emirados Árabes e o Qatar. No entanto, é crucial superar desafios, como a prevalência endêmica do mormo em algumas regiões, para viabilizar a realização de eventos internacionais no Brasil.

“Estamos focados em superar desafios para viabilizar eventos internacionais no Brasil, promovendo uma experiência conjunta entre criadores árabes, europeus e americanos. Isso se justifica pela expressiva presença de estrangeiros em nossas competições nacionais”, pontua o atual presidente da ABCCA.

Exposição do Cavalo Árabe em Tatuí é aberta ao público

Para quem deseja apreciar de perto a beleza, a elegância e a versatilidade do Cavalo Árabe, a 37ª Exposição Interestadual é uma oportunidade imperdível. Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento proporciona uma experiência única de imersão no mundo da raça.

“Convidamos a todos para participarem da 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe em Tatuí. Será uma ocasião especial para apreciar a excelência dessa raça e desfrutar de um ambiente dedicado à paixão pelos cavalos. Esperamos receber criadores, entusiastas e o público em geral para celebrar essa magnífica exposição”, finaliza Francisco Carrasco.

Saiba mais sobre o Cavalo Árabe acesse www.abcca.com.br e acompanhe as redes sociais oficiais da ABCCA através @abccaarabe.

Serviço
37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe
Data: 15 e 16 de março
Local: Centro Hípico de Tatuí CHT, em Tatuí (SP)
Entrada gratuita

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/André Shiwa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Haras Raphaela

Complexo Haras Raphaela recebe os maiores eventos logo no começo do ano

Além das grandes provas equestres, local também recebe os maiores e renomados shows do Brasil

Publicado

⠀em

Complexo Haras Raphaela recebe os maiores eventos logo no começo do ano

O ano nem bem começou e o Complexo Haras Raphaela, em Tietê (SP), já foi palco de grandes eventos. Conhecido por sua infraestrutura de primeiro mundo e instalações criteriosamente planejadas, o espaço já recebeu no começo deste ano grandes competições equestres e show sertanejo.

Eventos Complexo Haras Raphaela

Dentre as competições, o Complexo Haras Raphaela sediou o Circuito Barrel Race, prova que é aberta para todas as raças e habilita os atletas para a Copa dos Estados da National Barrel Horse Association (NBHA Brazil).

Outra competição de destaque foi a 13ª Copa Lica Leão & Só Para Elas, realizada pela primeira vez no local de 31 de janeiro a 03 de fevereiro. Ainda no quesito competições, o Haras Raphaela é palco do ANTT Barrel Show, conhecida como o “Evento Conceito da ANTT” que é realizado pela Associação Nacional dos Três Tambores e reúne alguns dos principais competidores e animais da modalidade.

Mas, não são só as provas que chamam a atenção no Haras Raphaela, neste ano, o local foi palco, pelo segundo ano consecutivo, do projeto ‘Isso é churrasco On Fire’, um evento que reúne duas paixões nacionais: o churrasco e a música sertaneja com o show da dupla Fernando & Sorocaba.

Em entrevista recente ao Portal Cavalus, o gerente do Complexo Haras Raphaela, Filipe Fedozzi, destaca que o local, que abriga aproximadamente 30 eventos anualmente, é um ponto central na região para shows, competições equestres e atividades de lazer.

Entretanto, vale lembrar que o ano só está começando, o que significa que muita coisa boa ainda está por vir. Já para março, o haras será palco de mais uma grande competição, trata-se do 15º Grand Prix Haras Raphaela, uma das maiores provas da modalidade que, neste ano, distribuirá R$1.150.000,00 em premiação.

Para conferir o calendário de eventos que ocorrerão neste primeiro semestre do ano, basta seguir o @harasraphaela no Instagram.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Batata Bueno

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

RG El Bak vence o Prêmio Versaddo Rach no Jockey Club de São Paulo

Páreo exclusivo do Cavalo Árabe agita tarde de sábado na pista de grama, com a presença de cinco animais da raça em disputa por uma premiação de mais de R$ 7 mil

Publicado

⠀em

RG El Bak vence o Prêmio Versaddo Rach no Jockey Club de São Paulo

Na tarde de sábado (17/02), o Jockey Club de São Paulo foi palco de uma emocionante disputa: o Prêmio Versaddo Rach páreo exclusivo do Cavalo Árabe. Em uma corrida acirrada nos 1.400 metros da pista de grama, cinco animais da raça, com 3 anos ou mais, competiram pelo título e pela bolsa de R$ 7.252,30 em prêmios.

A surpresa veio na reta final, quando RG EL BAK, montado pelo jóquei R. Vianna, fez uma arrancada impressionante pelo lado externo da pista, dominando a corrida nos 200 metros finais e cruzando a linha de chegada com uma condução impecável. O tempo registrado foi de 1:37.143.

RG EL BAK

De criação e propriedade de Claudio Roberto Guimarães Ribas, RG El Bak (filho de RG Karat e Endora) é treinado por Estanislau Petrochinski. Ribas expressou sua felicidade pela vitória, destacando o desempenho do animal e do jóquei: “Foi um páreo bem disputado, pois todos os cavalos estão muito bem preparados. Estamos felizes pela vitória, o El BAK foi muito bem conduzido pelo jóquei R. Vianna. Ele já tem cinco vitórias”.

A corrida foi promovida pelo Jockey Club de São Paulo com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), reforçando o compromisso com o desenvolvimento e promoção das corridas exclusivas da raça.

Para saber mais sobre o mundo do Cavalo Árabe, visite www.abcca.com.br ou siga @abccaarabe nas redes sociais.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Jockey Club de São Paulo

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Brasil fica no top 10 do Enduro Equestre na Arábia Saudita

Competição recebeu representantes de 50 países; montados em cavalos da raça Árabe, brasileiros ficaram com a 6ª e 7ª colocações

Publicado

⠀em

Brasil fica no top 10 do Enduro Equestre na Arábia Saudita

Atletas brasileiros alcançaram um feito inédito na Fursan Cup 2024. O evento foi sediado em Alula, na Arábia Saudita, no dia 11 de fevereiro. Os cavaleiros ficaram no top 10 do Enduro Internacional, pela categoria CEI 3* 160 km, organizada pela Comissão Real para Al Ula (RCU), em colaboração com a Federação Equestre Internacional (FEI) e a Federação Equestre da Arábia Saudita (SAEF).

Mais de 260 cavaleiros de elite, representando 50 países, participaram deste prestigiado evento mundial de Enduro Equestre, estabelecendo um novo recorde no número de nações participantes. Com prêmios que superaram R$ 23 milhões, a Fursan Cup atraiu alguns dos mais talentosos cavaleiros internacionais e foi reconhecida como o Try Out do Mundial de 2026.

O cavaleiro brasileiro Renato Moraes Salvador Silva, montando o animal Puro Sangue Árabe Uzes Trio, ambos representantes do Haras Trio, da cidade de Confins (MG), conquistou o 6º lugar da competição. Seguindo de perto, o conjunto formado por Mônica Pinto Lima Graziano e a égua PSA Proeza do Bom Viver, também se destacou, terminando a prova em 7º lugar.

Salvador descreveu a prova como desafiadora, ressaltando as dificuldades do percurso: “O local é espetacular em termos de belezas naturais, mas a trilha é muito difícil. Normalmente, as provas no deserto são planas. Mas, lá não. Montanha, areião e pedras nas partes mais planas, muita pedra. Daí o grande número de eliminações (42 conjuntos)”, explica o brasileiro.

Brasil é destaque mundial no Enduro Equestre

Renato enfatiza a importância do desempenho brasileiro na competição da Arábia Saudita, ressaltando a presença de 50 países e renomados cavaleiros. “Fiquei feliz com a colocação, comprovando que o trabalho que estamos fazendo está dando resultados. Trabalho de equipe sempre. O cavalo está em Dubai sob os cuidados e treinamento de Mônica Graziano e Mário Castro”.

Para o cavaleiro, Uzes Trio é um destaque das pistas de Enduro, contribuindo para promover o cavalo Árabe brasileiro globalmente. “O desempenho dos cavaleiros brasileiros nesta competição internacional evidencia o crescimento e a competitividade do Enduro Equestre no Brasil, além de reforçar a qualidade e o potencial dos cavalos da raça Árabe criados no país”, finaliza.

Para mais informações sobre o cavalo Árabe, acesse www.abcca.com.br ou siga a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) nas redes sociais: @abccaarabe.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Reprodução/Internet

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Estreante conquista vitória emocionante em corrida exclusiva do Cavalo Árabe

Após triunfar em corridas com outras quatro raças equinas, Eduardo Iared celebra sua primeira vitória nos páreos exclusivos de animais Árabes

Publicado

⠀em

Estreante conquista vitória emocionante em corrida exclusiva do Cavalo Árabe

O Jockey Club de São Paulo foi o palco de uma corrida marcante. Estreando nos páreos exclusivos de cavalos Árabes, o proprietário Eduardo Iared viu seu animal, Gulliver Rach, conquistar uma vitória emocionante durante o Prêmio Passionaddo Rach. Montado por W. Ariel, o animal conquistou o primeiro lugar com uma margem estreita, ultrapassando RG Era por um pescoço de vantagem.

Eduardo Iared, veterano no universo do turfe, expressou sua satisfação com a vitória. “Sou apaixonado por cavalo e crio desde pequeno. Já havia vencido corridas com outras quatro raças equinas, mas sempre pensava que ainda ganharia na raça Árabe. Essa vitória foi provavelmente a mais emocionante que já tive entre as cinco raças. Foi uma corrida muito disputada, cabeça a cabeça até o final”.

Desde o retorno das corridas da raça Árabe ao hipódromo de Cidade Jardim, na capital paulista, Iared acompanha com grande entusiasmo. Ele enfatiza: “Ao começar a participar com o animal Gulliver Rach, me encantei. É uma raça linda, as corridas são muito bem organizadas e fui muito bem recepcionado pela organização do evento”

Por fim, o proprietário de Gulliver Rach faz questão de agradecer a dois apaixonados pela raça que o ajudaram muito nesta conquista: “o Ricardo Saliba e o Bruno, presidente da Ancaf (Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional). Espero que essa vitória seja a minha primeira de muitas na raça”, pontuou.

Corrida do Prêmio Passionaddo Rach

O Prêmio Passionaddo Rach aconteceu em uma tarde de sábado (10/02), cheia de emoção, no Jockey Club de São Paulo. Com uma premiação total de R$ 5.610,00 em disputa, cinco animais de três anos ou mais, sem vitórias anteriores, se enfrentaram em uma pista de grama de 1.200 metros.

O exemplar da raça, Gulliver Rach, montado por W. Ariel, conquistou o primeiro lugar ao cruzar a faixa final em 1:22.447, um pescoço à frente de RG ERA, com T. Silveira no dorso, que ficou em segundo lugar com o tempo de 1:22.502. Vivina Rach e I. Silva completaram o pódio, chegando em terceiro lugar com o tempo de 1:23.189.

Gulliver Rach, filho de Bismarck Rach e Guinevere Rach, foi treinado por E. Petrochinski. O animal é de criação do Rach Stud e de propriedade de Eduardo Iared. A corrida foi promovida pelo Jockey Club de São Paulo com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), reforçando o compromisso com o desenvolvimento e promoção das corridas exclusivas da raça.

Para saber mais informações sobre o Cavalo Árabe, visite www.abcca.com.br ou siga @abccaarabe nas redes sociais.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Ricardo Saliba

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Haras Raphaela

Com tapete vermelho e entrega de estatuetas, ‘Oscar do Cavalo’ ocorre dia 19/02 em SP

Os melhores animais, criadores e competidores do Brasil, serão premiados em noite de gala; Criatório do interior paulista já venceu mais de 40 vezes

Publicado

⠀em

Com tapete vermelho e entrega de estatuetas, ‘Oscar do Cavalo’ ocorre dia 19/02 em SP

Todos os anos, o universo cinematográfico aguarda com grande expectativa pela cerimônia do ‘Oscar’, o prêmio mais importante da sétima arte. No Brasil, uma premiação, com direito a tapete vermelho e entrega de estatuetas, reúne os melhores cavalos, criadores e competidores da equinocultura nacional. Estamos falando do ‘ABQM Awards’, que ficou conhecido como o ‘Oscar do Cavalo’. Dividida em 11 categorias e 22 modalidades esportivas, a premiação chega à 16ª edição.

No interior do Estado de São Paulo, está localizado um dos principais criatórios de cavalo do país: o Complexo Haras Raphaela, que será um dos grandes premiados da noite de gala. Dirigido por um casal de empresários, Rose e Dirley Rugolo, e por suas filhas e competidoras, Caroline e Louise Rugolo, este renomado haras já conquistou mais de 40 estatuetas, em diferentes categorias, ao longo das 16 edições do ‘Oscar do Cavalo’, uma das maiores premiações do agronegócio brasileiro.

Pelo oitavo ano consecutivo, o Haras Raphaela será premiado como o ‘Melhor Proprietário’ de cavalos da modalidade de Três Tambores, linhagem que se destaca na criação do complexo.  Já Caroline Rugolo, subirá ao palco para receber o prêmio de ‘Melhor Amazona’ da modalidade de Três Tambores.

O 16º ABQM Awards, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), ocorrerá no dia 19 de fevereiro, a partir das 19h, na Casa Giardini, no bairro Campo Belo, na capital paulista. No evento, ainda serão homenageados animais e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da raça no Brasil, na 13ª edição do ‘Hall da Fama’. Em 2020, Dirley Rugolo foi um dos nomes da lista, em reconhecimento à sua significativa contribuição ao cavalo.

Mercado de cavalo movimenta R$ 30 bilhões no Brasil

Além de serem apreciados em competições esportivas, os cavalos têm outros papéis fundamentais à sociedade. Com uma população de mais de 5,7 milhões de animais, o Brasil é o quarto maior criador de equinos do mundo, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Este mercado movimenta cerca de R$ 30 bilhões, anualmente, impulsionado especialmente pelos esportes equestres, mercado de saúde animal, eventos e exposições de raças.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Haras Raphaela

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

ABCCA anuncia premiação de mais de R$ 60 mil aos melhores do Ranking de Enduro 2023

Prêmio em dinheiro é resultado dos fundos arrecadados durante leilão dedicado ao fomento do esporte; os cinco melhores cavalos da temporada 2023, bem como os melhores cavaleiros e amazonas, em 17 categorias distintas, receberão a premiação

Publicado

⠀em

ABCCA anuncia premiação de mais de R$ 60 mil aos melhores do Ranking de Enduro 2023

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) anuncia a distribuição expressiva de mais de R$ 60 mil em prêmios, reconhecendo os melhores do Ranking de Enduro 2023. A premiação em dinheiro contempla os cinco cavalos mais destacados e os melhores cavaleiros e amazonas, em 17 categorias diversas, marcando uma temporada de excelência e competição acirrada do esporte.

Ricardo Jamil Saliba, vice-presidente de Provas da ABCCA, explica que esta premiação é resultado do valor arrecadado durante o Leilão de Coberturas de Enduro, promovido no ano de 2022. No evento, os lotes vendidos foram doados pelos criadores para a ABCCA com o objetivo de ajudar no fomento do esporte no Brasil.

“Dessa forma, uma parte do valor arrecado foi destinada à aquisição de troféus da ABCCA, que foram distribuídos durante as provas da modalidade, e a outra parte voltada para premiar os melhores cavaleiros, amazonas e cavalos da temporada”, pontua Saliba sobre o Ranking ABCCA de Enduro, considerada a maior premiação em dinheiro da modalidade até o momento.

O vice-presidente de Provas da ABCCA enfatiza a importância dessa premiação como resultado da união dos criadores de Cavalo Árabe de Enduro dentro da ABCCA. “O ponto que eu considero mais importante de tudo é união dos criadores de Cavalo Árabe de Enduro, em promover o leilão e arrecadar fundos para o próprio esporte. Isso mostra que nós temos um grande núcleo hoje de enduristas e de criadores da modalidade dentro da ABCCA”.

Importância do Ranking ABCCA de Enduro

Em 2023, a ABCCA também realizou o Leilão de Coberturas de Enduro, mas com a inclusão da doação de óvulos, resultando em uma arrecadação ainda maior para a modalidade, totalizando cerca de R$ 80 mil. Este valor será utilizado para premiar os melhores cavaleiros e cavalos da temporada 2024 de Enduro.

“O ranking, em sua essência, é aberto a todos os cavaleiros que montam cavalos Árabes registrados. Além disso, proporcionamos um prêmio extra para aqueles que participaram efetivamente do leilão, adicionando um incentivo adicional ao cenário competitivo”, acrescenta Saliba.

Mais do que uma premiação, um banco de dados

O Ranking de Enduro, existente desde 2005, mas integrado à ABCCA a partir de 2009, não apenas premia os melhores, mas também serve como um valioso banco de dados para os enduristas, auxiliando na consulta e pesquisa de resultados e linhagens.

“Essa premiação ajuda muito para quem gosta de criar cavalos, porque pontua as melhores matrizes e os melhores reprodutores. Oferece uma base técnica muito boa, de consulta e pesquisa. O Enduro consome muitos animais Áabes, e premiações como essa contribuem para o desenvolvimento do mercado, destacando a importância da raça na modalidade”, finaliza o vice-presidente de Provas da ABCCA.

Para mais informações sobre o cavalo Árabe, visite www.abcca.com.br ou siga @abccaarabe nas redes sociais.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/ABCCA

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo