A população de Londrina é estimada em 560 mil habitantes. Cidade recebe evento da ABQM e encanta os turistas
Para quem acha que essa é a primeira vez que a ABQM sedia uma prova oficial em Londrina, se engana. Durante três anos consecutivos – 1983, 1984 e 1985 -, a cidade foi palco quando ainda o Campeonato Nacional era realizado em etapas em vários locais por todo o Brasil. Se você conversar com os mais antigos, todos irão contar a mesma coisa. Como era bacana esse tempo em que o Nacional acontecia uma vez por mês, sempre em uma cidade diferente.
Além de Londrina, o Paraná também esteve representado na história deste destacado evento por Maringá – 1984 a 1988, e Paranavaí, em 1987 e 1988. Com a enorme expansão da raça por todo o Brasil e o aumento no número de inscrições nas competições oficiais, a ABQM passou a organizar e promover o Nacional quatro anos depois em apenas uma data no ano.
E, novamente, para a alegria dos paranaenses a escolha para sediá-lo foi a capital Curitiba, no período de 18 a 23 de julho de 1989. Maringá também recebeu o evento em duas temporadas, em 1991 e 1998. E 20 anos depois, a ABQM voltou a Londrina. O 41º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha de Trabalho e Conformação está acontecendo desde o dia 14 e segue até 22 de julho, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.
O sexto dia de competições teve provas nas três arenas. Na Arena Organnact, Três Tambores com a final da Pro Light e classificatórias das categorias Amador Light, Amador Master A e Feminino. Depois de dois go’s em sistema de mata-mata, a final do Mundial de Jovens NBHA também acontece hoje. Na Profissional Light, deu o favorito. Anderson Luiz Gonçalves Ferreira marcou o menor tempo da classificatória ontem com Storm Henryetta. Os dois venceram a prova hoje, com 17s138.
Anderson também marcou o segundo menor tempo. Com Miss Fortunes Dashin cruzou a fotocélula em 17s349. A Feminina está correndo agora sua classificatória e o menor tempo, por enquanto, é do conjunto Leila Marisa de Oliveira e Zumanity Cristal CMV, 17s382. Pela Amador Light, já encerrada, o melhor conjunto da classificatória foi Renata Lauck Souza e High On Cheri, 17s276.
Na Arena Vetnil, continuam as disputas do Laço. No cronômetro, Laço Cabeça nas categorias Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos e Jovem Principiante. No Técnico ainda, Laço Pé Amador Principiante, Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos e Jovem Principiante. Voltando para o cronômetro, Laço em Dupla nas categorias Aberta, Pro Light, Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante.
Tonyzinho CotrimEles arrasam. Rodrigo Teodoro de Lima e Pedro Borges Neto foram os campeões do Laço em Dupla Aberta com 5s755. De 70 duplas, 12 fizeram a final. Na classificatórias, eles haviam feito a terceira melhor parcial. O nome dos dois aparece até o quarto lugar na classificação, já que é permitido laçar com parceiros diferentes. Com Leandro Cesar da Silva, Rodrigo ficou em segundo, 6s000; e com Marcelo Rizzi da Silva, foi terceiro lugar, 6s855. Detalhe, com Pedro Borges e Leandrinho, ele laçou cabeça. E com Pepa ele laçou Pé. Pedro Borges ocupou também a quarta colocação, com Diogo Campos, 7s290.
As provas na Arena RAM foram as únicas que acabaram já por hoje. Em pista, Apartação nas categorias Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante. Gustavo Santos Souza com Pretty Rey Cat, foi o campeão da Jovem ao marcar 68. Na Jovem Principiante, filho de peixe peixinho é? Sim! Tony Sally Pudlowski Cotrim, filho do treinador Antonio Carlos Cotrim e sua esposa Patrícia, sagrou-se campeão Nacional ABQM. Ele montou Dualena Kats Queen, do Haras LGGL, marcando a excelente nota 72 pontos. Dualena também é destaque já que ontem fez o reservado na Aberta Senior e hoje foi reservada da Amador Senior, com Rico Backheuser Junior.
Dois leições acontecendo hoje. Desde às 14h, Leilão G2 & Rancho Faria (WV Leilões). E às 19h, 19º Leilão WV (WV Leilões). Todas as informações, provas em tempo real, resultados: http://www.abqm.com.br/campeonatonacional/
Por Equipe Cavalus
Fotos: ABQM/Divulgação