Apesar do nome, essa iguaria nada tem de líquida, pois é, na verdade, um bolo salgado
A receita desta semana dos Sabores da Roça é uma iguaria típica do Paraguai, mas que por causa da fronteira seca e do forte intercâmbio cultural é, também, bastante apreciada pelos sul-mato-grossenses. Trata-se da sopa paraguaia, que nada tem de líquida, pois é, na verdade, um bolo salgado a base de milho, queijo, ovos e cebola.
Com relação a origem deste prato, conforme alguns historiadores, tudo começou com Don Carlos Antonio Lopes, que foi presidente do Paraguai entre o período de 1841 a 1862. Ele gostava muito da chamada sopa branca ou “Tykueti”.
No entanto, em um determinado dia o cozinheiro acabou adicionando à sopa branca mais farinha de milho do que o usual. Assim, a deixou cozinhando dentro do forno, passando de liquido a sólido.
Outra versão diz que, originalmente, era uma sopa comum que os soldados paraguaios levavam para o campo de batalha durante a guerra do Paraguai entre 1864 e 1870. Contudo, como era difícil transportar o liquido nos campos, outros ingredientes foram sendo incorporados e a deixando ainda mais sólida e tomando a consistência atual.
Independente da sua origem, essa iguaria faz parte das tradições paraguaias e também brasileiras. Se você nunca provou, vale a pena fazer essa receita em casa. Mas atenção, não use jamais fubá ou fubá soboró na receita, ok. Confira!
Ingredientes
- 4 ovos
- 400 gramas de queijo meia cura ralado
- 2 cebolas médias raladas
- 4 colheres de sopa de óleo
- 4 xícaras de leite
- 2 xícaras de farinha de milho em flocos
- 1 colher de sopa de fermento
- 100 gramas de queijo mussarela cortado em cubinhos
- Salsa, coentro, cebolinha e sal a gosto
Modo de fazer
- Antes de mais nada, frite a cebola no óleo, sem deixar amolecer muito;
- Depois, acrescente o leite, o sal e deixe levantar fervura. Reserve;
- Em um bowl, coloque o queijo meia cura ralado, a farinha de milho, junte o leite que estava reservado e os ovos levemente batidos;
- Mexa até dar ponto e junte os cubinhos de mussarela;
- Por fim, acrescente o fermento e coloque a mistura numa assadeira untada;
- Asse em forno médio até dourar (aproximadamente 40 minutos);
Por Equipe Cavalus
Crédito da foto: Divulgação/Pinterest
Veja mais receitas no Sabores da Roça no portal Cavalus