Prato típico do Mato Grosso do Sul é, até hoje, bastante consumido do café da manhã reforçado ao jantar nas fazendas espalhadas pelo estado
No Sabores da Roça desta semana que tal aprender uma receita versátil, com poucos ingredientes e, acima de tudo, muito fácil de fazer? Certamente, você já gostou da ideia, não é mesmo? Contudo, acredito que você vai gostar ainda mais ao saber que trata-se de um típico arroz carreteiro pantaneiro.
Entretanto, apesar de ser um prato típico do Mato Grosso do Sul – consumido até hoje do café da manhã reforçado ao jantar pelos peões das fazendas do estado -, essa iguaria também é apreciada de norte a sul do país. Além disso, ela pode ter vários acompanhamentos: ovo mexido na banha de porco, mandioca cozida e vinagrete.
Por fim, a receita do famoso quebra-torto pantaneiro, como o prato também é conhecido no Mato Grosso do Sul, foi enviada à redação do portal Cavalus pelo sul-mato-grossense de Campo Grande, Edgard Padovan. Confira abaixo o passo a passo da receita e delicie-se!
Ingredientes
1 kg de carne seca ou carne soleada preparada em cubos
1 kg de arroz branco lavado
2 cebolas médias picadas
5 dentes de alho picados
Caldo de 4 laranjas
Sal e pimenta preta a gosto
Modo de preparo
Em primeiro lugar, escalde a carne em água fervida por duas vezes para retirar o excesso de sal, ou, caso opte por carne soleada, pique em cubos. Depois, coloque a carne para fritar até soltar gordura e estar dourada. Ademais, junte a cebola e o alho, e deixe fritar.
Na sequência, acrescente o suco das laranjas e frite até que o suco seja absorvido pelos ingredientes. Por fim, jogue o arroz e misture bem. Deixe o arroz fritar para pegar a carne do gosto durante 15 minutos. Coloque sal e pimenta. Cubra com água fervente. Deixe ferver em fogo médio até secar.
Dicas
Antes de mais nada, escolha uma carne de qualidade que tenha gordura, para nem precisar utilizar alho na produção do carreteiro. Além disso, as laranjas podem ser trocadas por limão, mas reduza para três limões, já que é mais ácido que a laranja. Cubra com cheiro verde picado a gosto.
No quesito água, coloque apenas dois dedos acima do arroz e acompanhe a secagem. O grão do arroz tipo longo fino garante um arroz mais soltinho. Assim que a água secar, deixe a panela abafada no fogo desligado por cinco minutos antes de servir.
Quer participar? Então basta enviar todo o material clicando aqui ou direto para o número de WhatsApp (11) 94311-9350. Não deixe de participar dessa campanha e venha com a gente se deliciar com os pratos típicos da roça.
Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/Edgard Padovan
Veja mais receitas no Sabores da Roça do portal Cavalus