A primeira receita da campanha foi enviada à redação do portal Cavalus pela mineira de Areado, Brunna Guimarães

Para começar com o pé direito a campanha Sabores da Roça, nada melhor do que uma receita de pão de queijo mineiro, não é mesmo? Ainda mais porque foi uma mineirinha de Areado, a Brunna Guimarães quem enviou a receita dela para a redação do portal Cavalus.

A principio, a Brunna garante que esse pão de queijo vai fazer o maior sucesso na sua casa, viu. Afinal, é aquele pão de queijo crocante por fora e macio por dentro, com sabor marcante de queijo e perfeito para ser saboreado com um cafezinho fresquinho.

De acordo com Brunna, o primeiro passo para preparar o pão de queijo mineiro é ferver o leite, o óleo, o sal e depois usar a mistura para escaldar o polvilho, ou seja, para umedece-lo. Depois, quando a mistura esfriar, você vai colocar os ovos, um a um, até obter uma massa homogênea.

Nesta receita, ela recomenda usar entre 6 e 8 ovos, mas a quantidade exata depende do tamanho do seu ovo, da qualidade do polvilho, além da temperatura e da umidade da região em que você mora. Quanto mais fresco o ambiente, melhor.

Faça hoje mesmo o pão de queijo mineiro para o lanche da sua família ou até para vender. Com certeza, será um sucesso! Vamos à receita?

Ingredientes

6 a 8 ovos
250 ml de leite integral
250 ml de óleo de milho
1kg de polvilho azedo
1 colher de sopa de sal
500 gramas de queijo meia cura ralado
300 gramas de queijo mussarela ralado

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque o polvilho em uma tigela e reserve. Em uma panela, misture o leite integral (pode ser in natura bem fervido porque tem a gordura natural que faz toda a diferença), o óleo de milho e o sal. Leve ao fogo alto, até a mistura levantar fervura.

Desligue o fogo e coloque a mistura sobre o polvilho (esse processo se chama escaldar o polvilho).
Misture bem com uma colher de pau e reserve até esfriar (aproximadamente 20 minutos). Acrescente os ovos, um a um, e misture bem com as mãos, até obter uma massa homogênea. Depois, sove a massa até ela ficar bem lisinha.

Em seguida, adicione o queijo meia cura ralado e o queijo mussarela. Misture bem com as mãos.
A massa fica bem úmida e um pouco pegajosa, mas é normal. Unte as mãos com óleo e modele bolinhas do tamanho que desejar.

Por fim, coloque os pães de queijo modelados em uma forma (não precisa untar), deixando o espaço de um dedo entre eles, pois eles vão crescer. Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC até eles dourarem. Retire do forno e sirva em seguida.

Para congelar o pão de queijo

Modele os pães de queijo e arrume-os em uma forma, com um dedo de distância entre eles. Leve ao freezer por 1 a 2 horas, para eles endurecerem. Não precisa tampar a forma. Coloque os pães de queijo em saquinhos de congelamento, retire o ar e feche bem.

Entretanto, armazene no freezer por até 90 dias. Quando quiser servir os pães de queijo, é só retirar do freezer, em seguida, colocar na forma (sem untar) e levar ao forno preaquecido a 200ºC até eles dourarem. Vai parecer que foram feitos no mesmo dia!

Sabores da Roça

O portal Cavalus resolveu lançar uma campanha com gostinho do interior. Intitulada “Sabores da Roça”, agora o site terá um espaço reservado semanalmente para você divulgar as suas receitas caipiras. Basta nos enviar a lista de ingredientes, o passo a passo e, pelo menos, uma foto em boa resolução do prato pronto, ok.

Leia mais notícias no portal Cavalus

Para participar basta enviar a sua receita clicando aqui ou direto para o número de WhatsApp (11) 94311-9350. Não deixe de participar dessa campanha e venha com a gente se deliciar com os pratos típicos da roça.

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/Brunna Guimarães