6 problemas oculares comuns em cavalos

Quando se trata dos olhos do seu cavalo, não se arrisque

Sobretudo, você definitivamente não deve ignorar um cavalo que parece ter um problema ocular. Afinal, a maioria das condições é muito dolorosa!

Além disso, o seu cavalo também corre o risco de se machucar se não conseguir enxergar direito. Por isso, certifique-se de conhecer as condições oculares mais comuns, para poder tratá-las imediatamente.

Os 6 principais problemas oculares

1. Úlcera

As úlceras nos olhos são causadas por infecção, material estranho ou trauma físico no globo ocular. Nestes casos, a superfície frontal (córnea) está danificada. Portanto, o seu cavalo provavelmente sentirá muita dor.

Dessa forma, eles manterão as pálpebras parcialmente abertas e os olhos vazarão. Além disso, a córnea também pode parecer turva.

Uma boa dica é manter o seu cavalo em um estábulo escuro até que o veterinário chegue. Se não for tratada, a úlcera pode levar à cegueira!

2. Conjuntivite

Comum no verão, moscas e vento podem causar irritação no globo ocular. A descarga e o avermelhamento da conjuntiva são indicadores claros. Na maioria dos casos, os dois olhos são afetados.

Pomada pode ser necessária, mas muitas vezes a condição desaparece por conta própria. Acima de tudo, certifique-se de manter as moscas afastadas.

3. Canal de lágrima bloqueada

Se o ducto lacrimal ficar bloqueado, o seu cavalo poderá sofrer uma descarga excessiva de um ou dos dois olhos. Dessa forma, o líquido escorrerá pelo lado do nariz. Portanto, o cavalo precisará ter seu canal lacrimal liberado por um veterinário.

4. Trauma

Pálpebras inchadas, corrimento e inchaço ao redor dos olhos são indicadores de trauma. Seu cavalo pode ter sido chutado ou esbarrado em alguma coisa. Mesmo pequenos traumas podem levar a infecções e comprometimento da visão.

5. Catarata

A lente fica turva e tem uma opacidade aumentada. Essa condição pode levar à cegueira total ou parcial. Uma vez diagnosticada, a catarata eqüina piora ao longo dos anos. Seu veterinário pode sugerir a remoção da catarata através de cirurgia.

6. Cegueira aguda

Desenvolvendo-se rapidamente ao longo de algumas horas ou dias, a cegueira aguda pode ter várias causas. Alguns incluem trauma, glaucoma, uveíte e descolamento de retina.

Não esqueça, chame um veterinário!

Definitivamente, problemas oculares em cavalos não são algo para mexer! Ao primeiro sinal de problema, entre em contato com seu veterinário. Afinal, eles serão capazes de diagnosticar a gravidade da situação.

Fonte: Cowgirl Magazine
Crédito da foto: Reprodução/Cowgirl Magazine

Veja mais notícias de Saúde Animal no portal Cavalus

Deixe um comentário