A Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq), Universidade Federal de Pelotros (UFPel), Universidade de Sorocaba (UNISO) e a UNESP Botucatu (SP), em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) promovem nos próximos dias 24, 25 e 26 de outubro, o Encontro Internacional de Resgate Técnico de Equídeos, no auditório F da Universidade de Sorocaba (SP).
O Resgate Técnico é uma especialidade de apoio e auxílio à autoridades públicas em situações emergenciais para animais que se encontram em risco, caídos, acidentados ou em locais de difícil acesso, por conta de desastres naturais ou provocados por imperícia. Para realizar o atendimento de forma técnica é necessário uma equipe treinada com protocolos e equipamentos especializados.
Segundo o professor responsável pelo encontro da Abraveq Dr. Carlos Nogueira, nos países desenvolvidos, estas técnicas e equipes estão organizadas e a população tem acesso ao serviço, e no Brasil, ainda temos poucos grupos e que atuam de forma pioneira.
“Pretendemos trazer este assunto para o maior grupo de veterinários de equídeos, capacitar membros de instituições públicas que atuam com cavalos, e como consequência, aumentar a rede de conexão e atuação entre os grupos que já atuam no Brasil e no exterior.
Encontro da Abraveq visa atender a falta de profissionais
A Comissão de Boas Práticas da Abraveq trabalha com este tema há quase dois anos, e no último Fórum de Boas Práticas realizado em Campinas (SP), a entidade convidou a Dra. Laís Costa, que é uma especialista no tema resgate de animais nos Estados Unidos. A presença dela fomentou o interesse entre os participantes sobre o tema.
“Foi sugerido criar um grupo de trabalho, uma associação no Brasil, haja vista a dificuldade que enfrentamos nos resgastes de animais, nas mais diversas situações. E a ideia do evento surgiu para atender a essa dificuldade. Convidamos diversas entidades, Forças Armadas, Conselho Federal de Medicina Veterinária, entre outros para motivar e ainda mandarem seus representantes para capacitarmos as pessoas, em um primeiro momento, e ainda mobilizarmos várias entidades para este tema”, explica Dr. Carlos Nogueira.
O encontro é comporto por dois dias teóricos e um prático, para que os participantes possam ter contato com as técnicas e os equipamentos utilizados e ainda entender como trabalhar nessa linha.
As palestras ficarão a cargo dos profissionais Dr. Leonardo Castro (Univ Sorocaba – GERTA – BR), Dr. Antonio Aguiar – (UNESP Botucatu – BR), Dra. Lais Costa (One Health Institute – UCDavis – USA) e Dra. Rebecca Gimenez (TLAER – Georgia).
As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Para se inscrever, acesse o Instagram da Abraveq.
Por Camila Pedroso / Redação Cavalus
Fotos: Divulgação
Leia mais sobre saúde animal aqui.