Quando uma doença contagiosa ameaça seus cavalos, veja como configurar um sistema de quarentena para mantê-los seguros
Uma quarentena equina eficaz cumpre um objetivo básico: impedir que cavalos saudáveis tenham contato com um cavalo doente ou qualquer superfície que ele tocou. Isso inclui mãos e roupas humanas, bem como baldes, escovas, cercas e paredes de baias.
Contudo, poucos têm espaço e recursos para mover cavalos doentes ou expostos para um ambiente distante das baias principais. Bem como designar, assim, cuidadores que nunca tenham contato com o restante do plantel.
No entanto, com um pouco de criatividade dá para implementar uma quarentena eficaz em uma escala menor. A seguir confira alguns pontos a serem considerados:
1. Espaço
Se um ambiente separado não estiver disponível, coloque o cavalo isolado em uma baia no final do corredor. Isso mais distante da porta que recebe mais tráfego.
Além disso, deixe pelo menos uma baia vazia entre ele e os outros animais. Dá para usar ventiladores para direcionar o fluxo de ar para longe da área de quarentena equina. Assim, pela porta dos fundos, em vez de para as outras baias.
Se o seu haras receber visitantes frequentemente, coloque placas avisando-os para não se aproximarem. Ou, até mesmo, tocarem no cavalo em quarentena.