Em equinos, alguns cascos apresentam tipos de deficiência como por exemplo a broca.
As causas desta doença podem ser por muitos fatores. As brocas podem aparecer por condições climáticas quando há excesso de chuva e, por sua vez, muita humidade. Por falta de limpeza do casco de forma regular. Por falta de limpeza da cama na cocheira onde ele se aloja, tendo muita humidade por esterco e urina.
Geralmente, estes são os mais comuns casos de broca. Muitos dos tratamentos para este tipo de broca costuma ser com iodo, mas este produto não é recomendado para o casco, já que danifica a estrutura da parede ou muralha, afetando a elasticidade.
Os últimos estudos, e a última palestra feita por uma equipe de veterinários e ferradores americanos, que se realizou no Jockey Club de São Paulo, mencionaram que é muito prejudicial o uso deste produto no casco. Existem muitas outras opções antes de usar o iodo.
O primeiro procedimento seria retirar toda a parede do casco afetado. Vemos nessas imagens (acima), como a linha branca (laminas) do casco está muito afetada. A muralha já está afetada e oca. Em muitos casos, seria bom abrir o casco até a eliminação completa da broca, como se pode ver imagens seguintes.
Depois do ferrageamento e remoção do casco afetado. (anterior esquerdo) anterior direitoA sinal de qualquer problema, procure sempre um médico veterinário ou seu ferrador de confiança!
Por Raul Peirano