Assim como os humanos, os cavalos também precisam de mais atenção no verão para evitar problemas de saúde e queda de rendimento. Os animais destinados ao trabalho, passeio e atletas precisam de uma atenção ainda maior, pois estão sempre em atividade.
O principal cuidado deve ser com relação a hidratação e insolação. Observe seu animal durante ou após as atividades e se ele apresentar sudorese em excesso; aumento da frequência cardíaca; fadiga; mucosas e gengivas secas; globos oculares afundados e turgor da pele diminuído, são sinais que seu cavalo precisa se reidratar.
Deixe sempre água fresca e limpa à disposição e observe se o cavalo está bebendo. O ideal é manter vários bebedouros no local onde os animais ficam, sempre com a água renovada para garantir a qualidade e o frescor.
Os animais também precisam de sombra para se protegerem do sol. Tenha um abrigo, um espaço com árvores ou mesmo uma estrutura coberta no local onde os cavalos ficam. Os animais com pelagem clara sofrem ainda mais, pois podem ter queimaduras ocasionadas pelo sol.
Diminua a intensidade dos treinos em dias muito quentes, opte pelas horas do dia em que a temperatura está mais baixa e não se esqueça do merecido descanso após as atividades.
Por último, mas não menos importante: certifique-se que o local onde ficam os cavalos seja ventilado e, após as atividades ou um dia muito quente, uma ducha fresca ajuda a amenizar o calor.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus, com informações do blog Organnact.
Fotos: Redrodução / Pexels / Freepik
Leia mais sobre saúde animal aqui.