Uma nova tecnologia para tratar a claudicação em equinos já se encontra disponível em São Paulo (SP). Trata-se do Tendiboots TM, produzido pela empresa Ekico. Esse equipamento de origem francesa, é de última geração e consiste em um par de caneleiras e de boleteiras com sensores em seu interior que permitem a coleta e envio de dados em poucos segundos sobre o funcionamento biomecânico dos cavalos. Além disso, ele também permite a visualização instantânea de assimetrias e compensações que podem passar despercebidas, para um software que grava e transforma essas mensurações em dados e gráficos.
O médico-veterinário da Clínica Itapema, Dr. Hélio Itapema, explica que as Tendiboots TM permitem avaliar cada fase da passada, registrando diversos parâmetros como a carga aplicada, o comprimento da passada e a duração do apoio de cada membro, facilitando a detecção precoce de diversos problemas locomotores que podem passar despercebidos ao olho humano. “Os sensores dentro das caneleiras e boleteiras enviam dados ao software permitindo que a Inteligência Artificial transforme os dados em mensurações precisas com números, percentuais, gráficos e estatísticas”.
As Tendiboots TM – facilidade de transporte (dentro de uma maleta)
Esta tecnologia, conforme o médico-veterinário, permitirá que os veterinários obtenham dados precisos sobre a passada “normal” de cada cavalo hígido, além de poder acompanhar alterações subclínicas (momento no qual não há claudicação evidente) quando há queixa de queda de performance ou simplesmente para realizar a vigilância deste animal em diferentes condições ao longo do calendário esportivo.
As Tendiboots TM podem ser utilizadas durante um exame físico para graduar se um bloqueio anestésico foi efetivo ou o grau de positividade após a flexão de determinada articulação, e, ainda, após a realização de um casqueamento/ferrageamento para avaliação da resposta imediata do animal. “Além disso, ela ainda pode ser amplamente utilizada no acompanhamento do cavalo atleta, seja antes, durante ou após um campeonato ou trabalho, e também em animais que estão em reabilitação, sendo possível comparar o grau de evolução em cada fase do tratamento”, completa o Dr. Hélio.
As Tendiboots TM são uma inovação já difundida no continente europeu e em diversos lugares do mundo e chegou agora ao Brasil por meio da Clínica Itapema, com o intuito de possibilitar sua utilização por todos os profissionais da comunidade veterinária de equinos que tenham interesse em determinar o status de locomoção e movimentação de seus pacientes.
Segundo o Dr. Hélio, outros objetivos da tecnologia se destacam por identificar precocemente alterações locomotoras, além de investigações diagnósticas e o acompanhamento da evolução clínica de um animal durante ou após um tratamento. “E tem mais: as Tendiboots TM identificam o tempo médio de recuperação de um cavalo durante ou após competir em um torneio, avaliam o grau de resultado após um bloqueio anestésico ou a uma flexão articular, avaliam a resposta do animal após ferrageamento, obtém um gráfico de evolução ao longo da temporada esportiva e identificam o momento de reabilitar um cavalo através de análises objetivas e precisas”, lista.
Claudicação em equinos
A claudicação em equinos, popularmente conhecida como manqueira, é uma alteração do movimento normal dos cavalos, sendo um indicativo de alguma alteração funcional ou estrutural no cavalo, podendo ter diferentes origens e causas diversas. Para um médico veterinário de equinos, é imprescindível ter conhecimento para diagnosticar e tratar as afecções que acometem o sistema locomotor dos cavalos e geram como sinal clínico a claudicação.
Curso sobre claudicação em outubro
No curso a ser realizado no mês de outubro, o Dr. Hélio Itapema irá abordar tópicos importantíssimos dentro de um diagnóstico de claudicação, sendo sempre importante enfatizar o conhecimento básico, tais como anatomia e biomecânica do animal. “Também abordaremos a parte de exame físico completo focado no sistema locomotor, incluindo os bloqueios perineurais. Além disso, os exames de imagem para o sistema locomotor também serão abordados, pois apresentam grande valia no diagnóstico assertivos das claudicações”, destaca.
Por Dr. Hélio Itapema
Edição: Wesley Vieira/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Freepik
Leia mais notícias aqui.